AN515-58: Memoria Ram HyperX Impact funciona no nitro 5?
Eu coloquei uma Ram HyperX Impact no nitro 5 515-58, a versão mais nova, e às vezes da a tela azul. Na primeira vez demorou uns 5 dias para dar o erro. E as informações de erro é sempre por um motivo diferente. Eu pesquiso, vejo as formas de arrumar aquele problema específico, mas, depois volta com outro erro. Acho que é a ram. Ainda não resintalei o windows, mas gostaria de saber se ela é compatível, antes de ter que reinstalar o windows tudo outra vez.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
Respostas
-
Então, a única coisa que eu posso fazer é trocar a memória?
0 -
Se possível informe o modelo ou poste aqui uma imagem (nítida) da etiqueta colada deste módulo RAM Kingston que você adquiriu.
Para você tirar a dúvida se algum módulo RAM está com problemas. Utilize a ferramenta Memtest86+ para realizar um teste de confiabilidade e stress.
De preferência, deixe o mesmo rodando por algumas horas ou durante a noite.
0 -
Eu não fiz esse memtest86, mas usei a própria ferramente do windows, pelo cmd, para um teste e não mostrou nenhum erro.
1 -
Este módulo RAM Kingston HX432S20IB/16 (CL20-22-22 2Rx8 @ 1.2V) possui perfil JEDEC/PnP e Intel XMP. Em tese, deveria ser compatível!
Você está utilizando esta memória juntamente com outro módulo de marca/modelo diferente!? Caso afirmativo, é possível que isto esteja causando estes problemas de instabilidades que você está enfrentando.
Faça o download e execute da ferramenta CPU-Z. Em seguida, anexe aqui screenshots das guias:
Memory
eSPD
(de cada slot # que estiver em uso).Verifique se o seu Nitro AN515-58 está atualizado com a última versão de firmware UEFI / BIOS disponível (2.13):
0 -
Eu estou usando com a ram que veio de fábrica com o nitro. E a bios está atualizada como na imagem. Eu tirei a ram pra fazer a foto e irei recolocá-la, aí mando as imagens do cpu-z, mas com essas informações, já da para ter uma ideia do problema? Pode ser problema do windows?
0 -
Aí está, como eu disse, a de 8g é a que veio original com o nitro.
1 -
Como podemos ver nos seus screenshots, os "timings" estão corretos e rigorosamente iguais! Deveria estar funcionando, sem maiores problemas.
Talvez a instalação do seu Windows esteja corrompida! Experimente realizar uma nova instalação limpa.
Caso o problema persista, faça um teste com a ferramenta Memtest86+. Conforme sugerido anteriormente.
1 -
Olá outra vez, reinstalei o windows e continuo testando, mas, de qualquer forma, pretendo já comprar outra memória ram e gostaria de saber se essa ram da marca Asgard funcionaria no meu nitro:
0 -
De preferência, fuja destas marcas genéricas!
Procure instalar módulos RAM fabricados por marcas conhecidas, como: ADATA, Corsair, Crucial, Kingston, Samsung, etc.
0 -
Bom saber, obrigado. Então, achei essa da marca Crucial, funcionara bem?:
1 -
Acredito que seja compatível, apesar do modelo CT8G4SFS832A ter sido descontinuado (EoL) e substituído pelo CT8G4SFRA32A.
0 -
Cara, eu estou pesquisando e não quero ser o chato que fica perguntando o tempo todo qual memória funciona, então vc poderia me dizer o que eu preciso saber para ter certeza que irá funcionar no meu nitro? Fui olhar a Fury impact; ela tem esse perfil xmp, mas já vi muitas pessoas recomendando ela para o nitro. Devo confiar?
0 -
Olá @edueu,
Oficialmente, os laptops Acer não possuem suporte para módulos RAM com perfil Intel XMP (overclock).
No entanto, isso não significa necessariamente que o mesmo não vá funcionar no seu equipamento! Pois alguns fabricantes implementam na tabela SPD dos seus módulos, os perfis JEDEC/PnP e Intel XMP simultaneamente.
Segue abaixo as especificações de módulos RAM suportados pelo Nitro AN515-58:
Créditos e agradecimentos pela informação / Credits and Special Thanks to @StevenGen.
No seu caso, procure por módulos RAM com estas especificações:
DDR4 3200 MT/s (CL22-22-22 @ 1600 MHz) @ 1.2V
Lembrando que, para garantir o melhor funcionamento e desempenho do modo dual-channel, preferencialmente deve-se optar por adquirir módulos RAM exatamente iguais (modelo, capacidade, timings, marca/fabricante).
0 -
Olá outra vez, eu acabei comprando uma nova ram da crucial, daquelas que são compatíveis, mas gostaria que vc visse as espcs do cpuz, apenas para confirmar que esta tudo certo. A de 8G está a mesma do note.
1 -
Boa noite @edueu,
A frequência de operação dos seus módulos de memória (DRAM) ficou reduzida em DDR4-2400 MT/s @ 1200 MHz. 🤔
Experimente inverter o módulo de 16 GB para o slot SO-DIMM #1, e o de 8 GB para o slot SO-DIMM #2.
É possível que este comportamento esteja sendo causado pela diferença de número de ranks do módulo da Crucial (2R) em relação ao de 8 GB (1R).
Em seguida, poste aqui os screenshots do CPU-Z com os resultados obtidos.
0 -
Fiz a mudança, mas continua igual. Cara, eu não dou sorte com memória Ram.
1 -
Estive pesquisando, não tenho que mudar algo na BIOS?
0 -
@edueu escreveu:
"Cara, eu não dou sorte com memória Ram."
Infelizmente o controlador de memória dos processadores Intel são bastante temperamentais e dependendo da versão do MRC (Memory Reference Code) instalado no firmware UEFI / BIOS, podem causar este tipo de comportamento. É bastante comum, esta redução na velocidade de operação DRAM ocorrer ao misturar módulos com capacidade, velocidade, timings, perfil XMP e número de ranks.
@edueu escreveu
"Estive pesquisando, não tenho que mudar algo na BIOS?"
Geralmente as configurações de BIOS dos laptops Acer não permitem ajustar a velocidade de operação dos módulos DRAM.
Experimente fazer um último teste, mantendo apenas este novo módulo da Crucial (16 GB), para verificarmos se ele consegue operar em DDR4-3200 @ 1600 MHz.
0 -
Beleza, irei fazer esse teste, mas antes, se eu comprar outra memória igual dessa crucial ela pode voltar a funcionar como deveria?
0