Quais os riscos de fazer ThrottleStop no notebook? Meu notebook está cravado a 92 graus sempre

Kynshid
Kynshid Member Posts: 6

Tinkerer

editado abril 5 em Gaming - Predator e Nitro

Meu notebook cravado a 92 graus sempre, quero fazer o ThrottleStop mas muitos falam que tem muito risco, quais seriam esses risco? já to correndo um risco aqui com meu notebook a 92 graus sempre…

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,317 Guru

Olá,

Quando foi a última vez que você realizou uma limpeza e substituição da pasta térmica aplicada na CPU e GPU do seu laptop!?

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, boa noite.

Alguns riscos como alterar o clock do processador para mais, forçando-o, e/ou alterando a demanda energética também.

Como dito acima, uma limpeza interna pode ajudar nessa questão, bem como utilizar uma base cooler.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Kynshid

Tinkerer

Tenho o notebook há aproximadamente 7 meses, última vez que o mandei limpar foi há uns 3 meses atrás, pedi para aplicar a pasta também, há alguma pasta em específico que recomende para uso no nitro 5?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,317 Guru
    editado abril 5

Olá,

É um período muito curto para a pasta térmica já estar apresentando este tipo de problema!

Se possível, faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor ou HWiNFO por alguns minutos. Em seguida anexe aqui um screenshot com a leitura de todos os sensores.

Em relação as pastas térmicas recomendadas:

Arctic MX-4
    Arctic MX-6
    Cooler Master Cryofuse
    Cooler Master MasterGel Maker
    Gelid GC-Extreme
    NAB Cooling NB Max Pro
    Snowdog Husky
    SYY 157
    Thermal Grizzly Conductonault (metal líquido)
    Thermal Grizzly Hydronaut
    TS-COLD (Implastec)
    Thermagic ZF-12

Em um primeiro momento, acredito que não haja necessidade de se optar pelos compostos a base de metal líquido, devido aos riscos de aplicação e seu custo elevado.

• Kynshid

Tinkerer

Há alguma base cooler que possa me recomendar? eu comprei uma e a utilizo sempre, porém não ajuda em nada, em relação a limpeza eu o limpei há aproximadamente 3 meses, e mesmo em meu ambiente de lazer com ar condiciona ligado e ventilador ao lado do notebook esse mal agradecido ainda bate e crava nos 92 graus, ontem eu testei o Throttlestop rapidamente e cara, que maravilha, com o jogo Diablo IV que antes batia 92 graus cravado nos gráficos mínimos, com o Throttlestop não passou de 85, porém notei aumento razoável na temperatura do GPU, que antes ficava entre 50/60, começou a ficar em 75/80 GPU e CPU 85 cravado

• Kynshid

Tinkerer

• RenanVilela

Então, na realidade o que mais ajuda é manter o note elevado do nível da mesa, essas FANs que vem nas bases são muito fraquinhas. Alguns modelos dispoem de 6 FANs, aí pode ser que ajude em algo. Eu utilizo uma da Multilaser AC166, a ventoinha gira bem fraquinha, mas só de manter o note elevado já ajuda.

O Throttlestop é excelente sim, mas tem que saber mexer pra deixar a configuração bem acertada e não capar tanto o desempenho.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Kynshid

Tinkerer

Perfeito Renan muito obrigado, vou procurar me orientar bem sobre o Throttlestop, vi um vídeo no youtube de um sujeito com o mesmo note que o meu, a única configuração que alterei no aplicativo Throttlestop foi essa PROCHOT Offset

e mais nada, isso aqui foi da água pro vinho pq notei que com jogo e navegador aberto o pc afetou um pouco o desempenho, dando umas leves travadas no navegador, mas só estava testando msm, quando sai do navegador e fui jogar, me encatou cravado em 85 graus e nenhuma perda de desempenho, aqui deixo no modo game, mas não mexi em absolutamente nada além do PROCHOT Offset, apenas abro o app e deixo minimizado.

Você tem algum tutorial de como posso usar o Throttlestop de modo que não cause nenhum problema? agradeço muito 🙌

• RenanVilela
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD