Upgrade Aspire Nitro 5 AN515-54574Q

elderlb
elderlb Member Posts: 3 New User
editado março 31 em Gaming - Predator e Nitro

Boa tarde! Estou querendo fazer upgrade na memória RAM e SSD do meu notebook, entretanto estou com dificuldade em encontrar o máximo que posso colocar…

1 - Vi que a placa mãe do meu notebook suporta até 32 GB de RAM, ele veio com 8 GB, a pergunta é… Posso colocar outra RAM de 16 GB 2666 MHz, totalizando 24 GB de RAM ( 8 + 16) sem que haja conflito?

2- Sobre o SSD, vi que vem um Kingston 512 GB PCIe, mas não consegui identificar qual a versão dele se é a 3.0 ou a 4.0 (até abri o notebook para tentar descobrir, segue a foto abaixo), assim sendo, gostaria de saber se a segunda entrada m.2 suporta a geração 4.0 de SSD NVMe e qual o tamanho máximo suportado?

Segue abaixo o print do CPU-Z e da foto do SSD.

Desde já agradeço qualquer esclarecimento.

Respostas

• elderlb

boa tarde? Alguém?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,317 Guru
    editado abril 2

(Post duplicado indevidamente, devido a erro ocorrido no serviço Cloudfare e Vanilla nesta madrugada. Favor deletar...)

• eGomes
    editado abril 2

Olá @elderlb,

Seja bem-vindo!

R1: Sim você pode! No entanto, para garantir a compatibilidade e obter a melhor performance do modo dual-channel. O ideal (não que seja obrigatório) é utilizar dois módulos RAM idênticos (modelo, marca, capacidade, velocidade e timings).

R2: A versão do SSD Kingston modelo SNS8154P3/512GJ é PCIe Gen 3.0. Os slots M.2 do Nitro AN515-54 possuem suporte nativo para PCIe Gen 3.0 (e também SATA, vide slot #2). Os SSDs M.2 PCIe 4.0 costumam ser retrocompatíveis com versões anteriores.

• elderlb

Ok… última dúvida, vi em um forum (não me lembro qual) que existe um tamanho máximo suportado (em Gb) pela entrada m2 do SSD, salvo engano ele disse que o tamanho máximo suportado pela placa é de 512GB. Essa questão procede ou posso colocar um SSD NVMe de 1 Tb de capacidade no slot  do PCIe de Gen 3.0 desta placa?

• eGomes

Estas referências são apenas testes que foram realizados para homologar unidades SSDs compatíveis com o seu laptop.

Eu acredito que não haja limite de capacidade que possa ser instalado, a menos que seja explicitamente informado pelo fabricante!

É possível encontrar aqui relatos de usuários que tiveram sucesso ao instalar unidades com capacidade de 1 TB a 2 TB nos Nitro AN515-54.