SSD pro Nitro 5 AN515-55-705U

nxghtmyre
nxghtmyre Member Posts: 21 Networker

eu tô fazendo uma pesquisa pra comprar um ssd nvme pro meu nitro 5 an515-55-705U, porque ele só vem com 512gb de espaço de fábrica, e em meus 3 anos de uso já me encontro sem espaço pra mais nada. quero comprar um ssd nvme m.2 2280 de 1tb, entretanto vi alguns sites indicarem que meu computador tem 2 slots pra um ssd nvme 3.0 ou sata (1 sendo ocupado pelo ssd de fábrica), só que os slots são limitados à 500gb, só que também vi algumas pessoas dizerem que dá sim pra usar um ssd nvme de 1tb. afinal, essa versão do meu nitro é ou não é compatível com um ssd de 1 tera?

outra questão que queria saber também é o seguinte: qual ssd seria bom pra a minha máquina? estava bem indecisa entre o kingston nv2 e o crucial p3, mas tenho muito receio quanto ao aquecimento dos dois, pois já ouvi algumas reclamações. além do meu pc esquentar muito, alcançando facilmente os 73 graus (pra mais) enquanto tô jogando, moro no ceará, e no calor que estamos, sem ar condicionado aqui vira um inferno e tenho medo do dissipador que já vem no computador não conseguir dar conta. seria melhor comprar um desses dois + um dissipador externo (será se cabe dentro do notebook? não faço ideia também)? seria melhor um outro ssd além desses? por favor, me guiem! agradecerei imensamente se puderem me indicar qual a melhor opção, tanto de ssds quanto de dissipadores (se for necessário). meu orçamento vai até 500 reais.

tenho um pouco de receio com a crucial porque ano passado comprei uma memória ram adicional pro meu notebook da marca, e acho que está começando a dar problema. não tenho certeza, mas meu notebook às vezes congela a tela durante um jogo quando aperto alt+tab, daí só consigo ouvir os sons tocando no fundo, mas a imagem não volta ao normal. é quase como se só a imagem tivesse crashado e o resto continua funcionando. fui pesquisar e dá a entender que o problema é na memória ram (inclusive, se tiverem uma dica pra resolver esse problema ou se puderem me explicar a razão, seria de enorme ajuda!). posso estar enganada sobre a crucial (e realmente espero que esteja) mas tenho medo de apostar nessa marca novamente e me ferrar. exceto se ela for uma opção melhor que o kingston, porque infelizmente não achei muitos ssds nessa faixa de preço com a velocidade e tbw altos como essas duas. muito obrigada desde já a quem se dispor a me ajudar com isso. ♥

kingston nv2 1tb: https://www.kabum.com.br/produto/380745/ssd-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-nvme-leitura-3500-mb-s-e-gravacao-2100-mb-s-snv2s-1000g?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwte-vBhBFEiwAQSv_xbfL_3AtS4Qash7Z9ZwyDvfcxj3VzbGwJq0LHG_l0A_32yJODILj4xoCBH4QAvD_BwE
crucial p3 1tb:https://www.kabum.com.br/produto/396602/ssd-crucial-1tb-nvme-pcie-leitura-3500mb-s-gravacao-3000mb-s-p3-ct1000p3ssd8?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwte-vBhBFEiwAQSv_xWGdbo5ZxfK1ZqhBDevwEvBS303f4LgLoXRBPwUC1C4Q1O3_YxAq8xoC8QkQAvD_BwE

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, boa noite.

Normalmente modelos de até 1TB são compatíveis sem maiores problemas.

Em relação aos modelos os dois são excelentes, mas as velocidades de leitura/escrita do modelo Crucial são maiores, aí no caso seria o preço entre os dois, já que para um uso básico/intermediário essa diferença de velocidade não afetaria tanto.

Eu utilizo S11 Lite da Adata, na época era um custoXbenefício excelente.

Sobre o aquecimento tem que analisar se está ocorrendo com o notebook em idle ou em carga, pois 73º em carga, a depender do uso, está "excelente".

Os travamentos já ocorriam antes da instalação do módulo de memória? Eu utilizo um módulo da Crucial em meu Predator há mais de 4 anos e nunca tive problemas.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• nxghtmyre

certeza? tenho medo de gastar num ssd de 1tb e ele dar incompatibilidade, ou simplesmente dar defeito com o tempo.

e sobre os modelos, eu não me importo muito com a velocidade dos dois porque qualquer um já vai suprir minha necessidade, além de terem velocidades semelhantes, e já tem mais espaço que o ssd no meu notebook. o que me verdadeiramente me preocupa é: qual dos dois esquenta mais, se não há opções melhores que esses na faixa de até 500 reais, e se devo ou não comprar um dissipador (e se ele cabe no notebook, porque eu não sei também…)

tava olhando uns dissipadores por precaução. esse aqui é bom?

quando eu tô usando o computador normalmente, em idle ele fica em 54 graus, com várias abas no opera abertas, ouvindo música, desenhando, mas na época que comprei ele, ele atingia 34, 40 graus, mal chegava em 50. não sei o que aconteceu pra a temperatura ficar alta assim. e durante o uso em jogos, eu falei que fica em 73 graus, mas me confundi. na verdade, fica em torno de 78 pra mais (se o jogo for bem pesado, mas geralmente não jogo nada que deixe a maquina em 80 graus pra cima). essa temperatura é muito ruim?

e bem, nunca tive travamentos no computador antes de pôr a memória ram, por isso suspeito dela, mas pode ter acontecido de outro componente estar com defeito, não faço ideia.

• nxghtmyre

vi uns ssd da xpg que também estavam com um valor interessante, (esse e esse) mas tenho receio porque eles já vem com dissipador, e não sei se caberia no nitro. vi uns casos de gente que foi instalar ssd com dissipador no nitro e danificou a carcaça e o ssd devido à fricção. :(

• RenanVilela

Esse usuário instalou com êxito um SSD M2 Samsung de 1TB,

https://www.userbenchmark.com/UserRun/42978561

Em relação ao dissipador aí não tenho certeza se conseguirá encaixar a tampa traseira.

Tenho um Predator com um SSD Adata que vem com um dissipador desse dois últimos modelos que você citou e coube.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• nxghtmyre
    editado março 23

estou pensando em adquirir o xpg gammix s11 pro da adata, mas pelo que eu vi, meu notebook só suporta ssd 3x2, e se não me engano esse é 3x4. não entendo o que isso significa… o que muda entre esses dois? esse ssd não seria compativel com a placa mãe do notebook por ser 3x4? e será que ele encaixaria num nitro? porque a carcaça e montagem do predator pra um nitro deve ser diferente, né…?

• RenanVilela

Seu modelo é Gen3x4, ou seja, compatível com o SSD mencionado.

A principal diferença seria nas velocidades de escrita/leitura, Gen3x2 médias de 1500MB/s, Gen3x4 médias de 3500MB/s.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD