AN515-57-579B: Estou tendo problemas com os Drivers da Nvidia desde dezembro de 2023.

Naathyy
Naathyy Member Posts: 7

Tinkerer

editado março 20 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, tudo bem? Eu gostaria de começar dizendo que meu relato é um pouco longo, mas acredito que compartilhando eu posso encontrar pessoas que estejam passando pelo mesmo problema e quem sabe nós podemos ajudar uns aos outros nessa jornada conturbada com os Drivers da Nvidia. Bom, tudo começou quando apareceu uma nova atualização do Driver em dezembro de 2023, eu baixei e então começou instalar (até então tudo normal), a barrinha de instalação chegou quase no final e então congelou, logo veio a primeira tela azul. Fiquei assustada pois foi a primeira vez que isso tinha acontecido, e o erro da tela azul era: PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA . E depois da tela azul ter aparecido o Windows reiniciou, abri o Geforce Experience e apareceu que tinha instalado corretamente, mas mesmo assim fiquei preocupada e tentei reinstalar pra ver se o erro persistia e de fato, só que com outro tipo de erro na tela azul: KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE. Mas mesmo assim, ele reiniciou e novamente ele constava que foi instalado corretamente. O real problema é que isso vem acontecendo até hoje em todas as novas atualizações da Nvidia. O ultimo que eu instalei foi a versão 551.76 (que também deu tela azul), mas agora com outros problemas; agora aparece artefatos em jogos e bugs nas sombras/texturas/renderizações. Eu recentemente joguei The Sims 4 e em alguns objetos apareceu artefatos coloridos, em porta retrato aparecia linhas, portas com textura de massinha mas depois renderizava e ficava normal. Diferente do jogo Ori and The Will Of The Wisps, que a borda/superfície da água ficava preto e depois voltava ao normal e algumas paisagens no fundo ficava desaparecendo e aparecendo (piscando) … E agora apareceu uma nova atualização da Nvidia (551.86) e eu juro que estou com medo de atualizar e novamente acabar dando problemas e acabar sendo pior do que nas últimas vezes. Alguém está com os mesmos problemas? Alguém instalou a nova atualização do Driver? Se tiver alguém passando pelo mesmo, vamos reunir aqui nesse fórum e tentar encontrar a solução pra esse problema. Eu vou deixar aqui por ultimo as configurações do meu Notebook !! Obrigada pela atenção :)

Notebook Acer Nitro 5 - AN515-57-579B

Nvidia Geforce GTX 1650

Core i5-11400H

8gb de ram

1TB de HDD e 256GB de SSD

Windows 11

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,170 Guru
    editado março 20

Olá @Naathyy,

Seja bem-vinda!

Nem sempre a última versão do pacote NVIDIA GEFORCE disponível para download é sinônimo e garantia de melhor desempenho e compatibilidade para o controlador gráfico dedicado (GTX 1650) que equipa seu Nitro 5 AN515-57.

Exceto para os casos em que o fabricante mencione de maneira "explícita", eventuais correções de bugs e melhoria para jogos que você esteja executando. Como podemos verificar no changelog abaixo:

GeForce GRD 551.86 Feedback Thread (Released 3/19/24)

É fato, que as últimas versões disponibilizadas do GeForce GRD tem causado inúmeros problemas e sido alvo de reclamações. Inclusive, alguns usuários estão recomendando fazer o downgrade e permanecer com a versão de outubro/2023.

Antes de atualizar o driver do controlador gráfico, procure utilizar a ferramenta DDU (via modo seguro) para remover quaisquer resquícios de instalações anteriores. E com isso reduzir as chances de ocorrerem conflitos e instabilidades durante a instalação.

• Naathyy

Tinkerer

No caso, qual seria a versão de outubro? 545.84 ou 537.58?

• eGomes
    editado março 20

Boa tarde, @Naathyy!

Faça um teste com estas duas versões. 😉👍

Link para download:

https://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/212897/pt-br/

https://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/212701/pt-br/

Depois nos conte como o seu sistema está se comportando e se os problemas de artefatos e BSOD cessaram.

• Naathyy

Tinkerer

Oii, boa tarde @eGomes !! Eu gostaria muito de poder fazer o procedimento mas estou com receio, eu nunca fiz algo parecido, ainda mais utilizar uma ferramenta como a DDU. E vi também que você me marcou em uma publicação recente por aqui que era sobre uma pessoa que relatou o mesmo problema que o meu, e que a pessoa fez o que você indicou e ainda sim durante a instalação deu tela azul, mesmo sendo com o driver atual e não o antigo, mas meio que tenho certeza que a versão antiga do driver pode sim funcionar, pois até outubro o driver lançado estava estável e sem problemas como esse, mas por enquanto vou ficar com a versão 551.76 até eles resolverem essa questão pois não quero que meu Windows acabe corrompendo com essas atualizações problemáticas da Nvidia e também como falei, não me sinto segura também pra utilizar a ferramenta DDU. E vendo agora outros relatos vejo que o problema é 100% deles. Até pensei que poderia ser problema com a memória ram, defeito na placa de vídeo mas pelo visto isso já pode ser descartado. E acredito também que é uma boa ideia escrever sobre isso na comunidade da Nvidia, eu até o momento não vi ninguém relatando sobre essas coisas por lá ( só outros problemas) e eu com certeza irei comentar a respeito, gostaria muito que eles tomassem uma atitude pois é muito chato uma situação dessas. Agradeço muito por sua atenção e paciência, você me ajudou bastante !! :)

• eGomes

Olá,

Passando para trazer novidades...

A NVIDIA lançou um novo software chamado NVIDIA App que vai substituir o GeForce Experience e concentrar o acesso a outros recursos disponíveis. Para quem tiver interesse e quiser instalá-lo, basta fazer o download no link abaixo:

• NetoConsorti
    NetoConsorti Member Posts: 10

Tinkerer

Olá bom dia, estou com o mesmo problema, além disso alguns bugs tem acontecido, como esse da imagem, conseguiu resolver o seu?