notebook Aspire F15 core intel 7th gen travando muito

BrunaCS
BrunaCS Member Posts: 2 New User

Boa noite a todos!

Tenho esse notebook desde 2017 e sempre procurei cuidar muito bem dele, usando licenças oficiais e antivírus pago… mas de uns anos pra cá ele começou a ficar muuuuuito lento, praticamente impossível de usar!! O meu uso é apenas pessoal, não tenho programas pesados e nem jogos, somente internet, pacote office, atualmente estou usando o AVG, desabilitei a maioria dos programas de iniciação automática… Conversei com uma assistência técnica e eles me propuseram trocar o HD (que é antigo) por um SSD, mas eu tenho receio de estar sendo enganada… alguém poderia me dar um help?

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,315 Guru
    Responder ✓

Olá @BrunaCS,

Seja bem-vinda!

Com certeza você irá notar uma melhora substancial na perfomance do seu laptop ao efetuar a troca do HDD (disco mecânico) por um SSD (disco de estado sólido). Isso sem falar na autonomia da bateria, que também deverá ser beneficiada.

Se possível, invista também em mais memória RAM (16 GB). Pois quanto maior a quantidade disponível, maior será o benefício para o Sistema Operacional e seus programas que estiverem em execução.

Em relação ao software antivírus, de maneira bem "categórica" não confio e muito menos recomendo o AVG. Por se tratar de um antivírus pesado (consome muitos recursos do sistema) e por não ser capaz de detectar cavalos de tróia e variantes brasileiras.

Procure utilizar uma suíte da Kaspersky ou o próprio Windows Defender da Microsoft.

Respostas

• eGomes
    Responder ✓

Olá @BrunaCS,

Seja bem-vinda!

Com certeza você irá notar uma melhora substancial na perfomance do seu laptop ao efetuar a troca do HDD (disco mecânico) por um SSD (disco de estado sólido). Isso sem falar na autonomia da bateria, que também deverá ser beneficiada.

Se possível, invista também em mais memória RAM (16 GB). Pois quanto maior a quantidade disponível, maior será o benefício para o Sistema Operacional e seus programas que estiverem em execução.

Em relação ao software antivírus, de maneira bem "categórica" não confio e muito menos recomendo o AVG. Por se tratar de um antivírus pesado (consome muitos recursos do sistema) e por não ser capaz de detectar cavalos de tróia e variantes brasileiras.

Procure utilizar uma suíte da Kaspersky ou o próprio Windows Defender da Microsoft.

• BrunaCS
    BrunaCS Member Posts: 2 New User

Muito obrigada pelas dicas!! Eu tinha muito medo de trocar meu HD por um SSD porque uma vez me disseram que se queimar uma parte dele, não tem como recuperar os arquivos… mas enfim, acho que não terei outra alternativa se não trocar o meu HD, até porque os novos notebooks estão vindo de fábrica já com esse tipo de HD.

• eGomes
    editado março 20

Boa noite, @BrunaCS!

A durabilidade (TBW) e vida útil (antes de começar a apresentar desgaste - wear leaving) dos SSDs evoluiu e melhorou muito nos últimos anos. Nos links abaixo, você poderá obter uma breve explicação:

https://blog.oficinadosbits.com.br/entenda-como-funciona-a-durabilidade-de-um-ssd/

https://www.hardware.com.br/artigos/como-estimar-a-vida-util-restante-do-seu-ssd/

Basicamente, procure adquirir um SSD de boa qualidade e fabricante conhecido (grandes marcas). Procure evitar marcas genéricas!