Acer Nitro 5 AN515-55 falhando em reconhecer a placa de vídeo

flope
flope Member Posts: 3 New User
editado fevereiro 29 em Gaming - Predator e Nitro

Boa noite,

possuo um Nitro 5 AN515-55 com placa de vídeo dedicada GTX 1660Ti, 16GB de ram, Intel i7 10750H, rodando no Windows 11

e há algum tempo atrás ele parou de reconhecer a placa de vídeo dedicada quando reiniciado. Eu suspendia e quando ia ligar ele não reconhecia a placa e não mostrava nada no monitor externo. Na época eu entrei na BIOS, não fazia nada, reiniciava e ele voltava a reconhecer. Como começou a acontecer com frequência eu optei por atualizar a BIOS e o problema havia supostamente terminado, mas há alguns dias ele vem apresentando o mesmo problema de não reconhecer a placa de vídeo, não mostra nada no monitor externo, etc. Eu abro a BIOS e só funciona quando volto as configurações às padrão, reinicio, daí volta. Porém aconteceu duas vezes de eu suspender o note e quando reabro ele dá tela azul e, de novo, a função da placa de vídeo. (Eu não consegui pegar o código do erro :\)

Por mais que abrir a BIOS "resolva" o problema, duas vezes já o computador sai da suspensão e não mostra nada, não responde a nenhum comando, só apertando o botão de ligar/desligar e reiniciando na força. Isso ainda não tinha acontecido até hoje.

Eu já atualizei o driver da placa de vídeo. Diversas vezes eu recuperei o pc num ponto de restauração. Já até reinstalei o Windows e nada de resolver.

Quando ele não reconhece, a placa de vídeo dedicada aparece no gerenciador de dispositivos oculta, e nas propriedades é como se ela estivesse desconectada.

Eu fico preocupado que seja um problema "crônico" do modelo, não sei.

Queria uma luz sobre esse problema, porque vem me incomodando e preocupando que numa dessas vezes dê pau na placa de vídeo de vez.

Help.

Agradeço desde já.😁

Att,

Felipe Oliveira

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,320 Guru

Olá @flope,

Seja bem-vindo!

Pelo seu relato, há um forte indício de ser problemas de solda BGA trincada (necessidade de reballing) ou chip gráfico / VRAM morrendo. De preferência, procure uma assistência técnica especializada em reparo de laptops para fazer um diagnóstico mais completo.

• flope

Puts…. ficou difícil a situ.

Ele foi comprado em Julho de 2021, não tá mais na garantia se não me engano (devem ser 2 anos), e é um problema que foi causado meio que de fábrica, porque eu nunca movi o computador, sempre usei ele parado no mesmo lugar, quase como se fosse um PC de mesa, com mesa de refrigeração, troquei pasta térmica final do ano passado... Monitor externo, teclado também, tudo… Não tem como ter sido por movimentação.

Tem alguma chance de ser por uso contínuo da GPU? Como tu mencionou que pode ser a VRAM morrendo.

E não é um problema que eu confio em qualquer pessoa pra fazer. Pelo que entendi é bem delicado, se não precisar comprar uma GPU nova (ou tô viajando de nervoso? kkkkk). :\\\\\

Como eu moro no interior, não tem muito lugar que eu diga que é muito especializado. Teria que enviar pra Porto Alegre (sou do interior do RS), ou até mesmo pra outro estado.

Uma especializada da Acer resolveria isso de boa?

Enfim, vou dar uma pesquisada em especializada, preços, etc. (F*da)

Muuuito obrigado pela resposta!! Me deu uma luz (só não me acalmou muito KKKKKKK). 😅

• eGomes

@flope escreveu:

"Tem alguma chance de ser por uso contínuo da GPU? Como tu mencionou que pode ser a VRAM morrendo."

Geralmente, a solda livre de chumbo tem mais propensão a apresentar problemas de trincas devido aos ciclos de esquenta e esfria, ao longo do tempo:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/11/o-que-e-reballing-bga-veja-se-vale-a-pena-fazer-na-placa-de-video.ghtml

https://reiaudio.com.br/as-soldas-sem-chumbo-lead-free-e-os-defeitos-em-centrais-multimidia/

• flope

Cara, volto aqui pra te perguntar

Consegui pegar o código. É UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP.

Tentei pesquisar algumas formas de dentro do software mas eu dúvido que resolva, porque eu já tinha tentado tanta coisa…

Tô esperando ele apresentar a tela azul de novo (o que é novidade) pra tomar uma decisão.

Tu acha que vale a pena fazer o reballing? Tô cogitando…

E o Saldão da Informática tu recomendaria? Eu estou no sul do RGS, bem longe, teria que ser um lugar bem confiável pra eu pagar envio+conserto. :/

Acho que é um serviço que dificilmente eu encontre aqui, ou sequer que eu confie a qualquer pessoa.

Enfim,

já te agradeço a atenção que tu estás me dando. :)

• eGomes

Olá @flope,

Indicar assistência técnica é uma tarefa bastante indigesta! Pois infelizmente, hoje em dia não dá mais pra confiar em ninguém…

Não tenho dúvidas de que no Rio Grande do Sul disponha de ótimas assistências e empresas especializadas em manutenção e reparo de laptops. Mas caso você não consiga encontrar, você pode tentar entrar em contato com uma destas:

https://www.mandeseunotebook.com/

Elite Note assistência técnica

https://noteprint.com.br/