RAM de 3200MHZ está sendo reconhecida como 2400MHZ no modelo Nitro AN515-58.
Tinkerer
Comprei uma RAM DDR 4 16GB da Crucial de 3200MHZ totalmente compátivel com o notebook. Porém ao fazer o upgrade a memória está sendo reconhecida como 2400MHZ. Até tentei fazer o XMP e acessei a BIOS avançada porém não achei a opção de liberar todo MHZ da memória. Teria alguma forma de fazer isso?
Melhores respostas
-
Como podemos ver nas suas imagens, os módulos RAM que você está utilizando possuem capacidade, timings e número de ranks diferentes.
a) De preferência, mantenha o módulo da Crucial no slot #1;
b) Atualize o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-58 com a última versão disponível (2.10):
c) Procure limpar os contatos do módulo Crucial com álcool isopropílico:
1 -
Olá @ReinaldoFragment,
Infelizmente, só resta esta alternativa!
O controlador de memória integrado dos processadores Intel são bem sistemáticos, e costumam apresentar este comportamento de rebaixar a velocidade de operação (para DDR4-2400 MT/s). Ao perceber que os módulos RAM instalados nos slots não são idênticos.
Se possível, faça um teste utilizando apenas este módulo RAM Crucial e veja se o mesmo funciona em DDR4-3200 MT/s.
0
Respostas
-
Olá,
Este módulo RAM da Crucial que você adquiriu possui perfil XMP!? Caso afirmativo, o tópico abaixo poderá ajudá-lo:
1 -
Não sei ao certo se ela tem… foi esse modelo:
0 -
O módulo Crucial CT16G4SFRA32A utiliza perfil padrão JEDEC @ CL 22-22-22.
Você está misturando este módulo com algum outro de marca / modelo diferente!? Caso afirmativo, experimente fazer um teste trocando os mesmos de slot e/ou utilizar somente este que você adquiriu recentemente.
0 -
Eu fiz isso… Coloquei o pente sozinho e até troquei os módulos. O mesmo sozinho está chegando a 2400MHZ e trocando os slots também. Porém uma pequena dúvida… para jogos e para rodar programas pesados de tem alguma queda de desempenho entre 3200MHZ e 2400MHZ?
0 -
Baixe e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui screenshots das guias:
Mainboard
,Memory
eSPD
(de todos os slots # que estiverem em uso).@ReinaldoFragment escreveu:
"Porém uma pequena dúvida… para jogos e para rodar programas pesados de tem alguma queda de desempenho entre 3200MHZ e 2400MHZ?"
Já respondido aqui:
0 -
beleza vou enviar aqui
0 -
segue as fotos:
1 -
Como podemos ver nas suas imagens, os módulos RAM que você está utilizando possuem capacidade, timings e número de ranks diferentes.
a) De preferência, mantenha o módulo da Crucial no slot #1;
b) Atualize o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-58 com a última versão disponível (2.10):
c) Procure limpar os contatos do módulo Crucial com álcool isopropílico:
1 -
certinho, eu vou fazer os procedimentos e lhe dou um retorno aqui… Agradeço muito pelo Suporte
0 -
Eu fiz o procedimento porém ainda não chega aos 3200MHZ. Baixei até a última BIOS 2.13, limpei com alcool isopropílico e troquei os slots mas não adiantou. Nesse caso o único recurso é comprar outro pente certo?
0 -
Olá @ReinaldoFragment,
Infelizmente, só resta esta alternativa!
O controlador de memória integrado dos processadores Intel são bem sistemáticos, e costumam apresentar este comportamento de rebaixar a velocidade de operação (para DDR4-2400 MT/s). Ao perceber que os módulos RAM instalados nos slots não são idênticos.
Se possível, faça um teste utilizando apenas este módulo RAM Crucial e veja se o mesmo funciona em DDR4-3200 MT/s.
0 -
Eu fiz o procedimento porém ainda não chega aos 3200MHZ. Baixei até a última BIOS 2.13, limpei com alcool isopropílico e troquei os slots mas não adiantou. Nesse caso o único recurso é comprar outro pente certo?
0 -
Certinho… Agradeço muito pelo suporte !!
1