XMP No Acer nitro 5 An515 - 58- 54

Olá , tenho um Acer nitro 5 an515-58-54 i512450h RTX 3050 Comprei 2 memórias RAM de 16GB idênticas de 3200hz de velocidade totalizando 34 GB de RAM no notebook,porém elas estão rodando em 2400hz ,queria saber se tem.como colocar ela no Clock máximo, já tentei pela BIOS mas n aparece essas opção de XMP pra mim,já tentei desbloquear configurações avançadas mas não consegui desbloquea-las

Se Alguém puder me falar se é possível xmp e me dizer como ,fico grato

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,936 Guru
    editado dezembro 2023

    Olá @Mesquita_589,

    Seja bem-vindo!

    Não que seja via de regra! Pois, podem haver exceções. Mas laptops que não possuem opção para configurar / habilitar o perfil XMP, podem não ser capazes de lidar corretamente com este tipo de módulo RAM.

    Se possível informe para nós o modelo / marca destes módulos que você adquiriu.

    Faça o download e poste aqui screenshots da ferramenta CPU-Z, guias: Mainboard, Memory e SPD (para cada slot # que estiver em uso).

  • Mesquita_589
    Mesquita_589 Member Posts: 3 New User
    editado dezembro 2023

    as duas são de 3200hz mas estão limitadas a 1200hz totalizando 2400hz

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,936 Guru

    Como podemos ver nas suas imagens, a placa-mãe do seu Nitro 5 AN515-58 não está conseguindo identificar corretamente os perfis padrões JEDEC para frequências DDR4-3200 (1600 MHz):

    "Se você instalar a memória XMP/EXPO em uma placa-mãe não XMP/EXPO ou que não tenha habilitado o recurso, a memória vai funcionar no padrão do Conselho Conjunto para Engenharia de Dispositivos de Elétrons (JEDEC) que o computador decidir. No caso de peças Ballistix®, a memória vai funcionar na próxima velocidade mais baixa. Sem o XMP/EXPO ativo, um par de memórias DDR4 de 3.000 Ballistix® Elite funcionaria nas velocidades de uma DDR4 de 2.400 ou funcionaria a 3.000, mas com uma latência mais lenta."

    https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/what-is-xmp

    Acredito que no seu caso o modelo CT16G4SFRA32A seja o mais indicado:

    https://br.crucial.com/memory/ddr4/ct16g4sfra32a/ct18665773#spec

    Apenas para fins de comparação, no site do fabricante Kingston é possível encontrar uma lista de módulos RAM compatíveis com o seu laptop:

    https://www.kingston.com/br/memory/search/model/105327/acer-aspire-nitro-5-an515-58-xxx-ddr4

    Se possível anexe aqui uma foto da etiqueta com o "part number" destes módulos Crucial. Procure utilizar a versão mais recente (2.08) da ferramenta CPU-Z.

  • Mesquita_589
    Mesquita_589 Member Posts: 3 New User

    então no caso eu teria que adquirir uma memoria que seja reconhecida pela placa mãe ?
    então realmente não tem outro jeito que de conseguir fazer essa mudança na velocidade da memoria ?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,936 Guru

    Infelizmente, sim! Pois não há suporte oficial por parte do fabricante para este tipo de módulo RAM.

  • ReinaldoFragment
    ReinaldoFragment Member Posts: 14

    Tinkerer

    Oi, eu tive o mesmo problema da memória RAM. Você saberia me dizer se de 2400MHZ a 3200MHZ afeta algum desempenho em jogos ou programas? Ou não teria tanta diferença?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,936 Guru

    Olá,

    Em jogos você não deverá notar diferença significativa! Apenas em aplicações e testes sintéticos (benchmarks) que dependam exclusivamente do clock da RAM.