Aspire 5 A515-45-R4ZF spam de tela azul
Estava pesquisando e vi essa versão tem um problema crônico de tela azul, sempre tive, mas agora não estou aguentando mais, alguém tem alguma solução plausível? Às vezes dá um spam de uma tela azul atrás da outra, que só formatando.
Geralmente é o erro IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, às vezes dá outro tipo de erro, já formatei windows 11, já dei downgrade para windows 10, já atualizei driver de vídeo, já atualizei bios, já rezei para papai do céu, já tentei de tudo.
Abaixo os ultimos erros de tela azul registrados pelo Windows Events:
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0x0000139000000000, 0x0000000000000002, 0x0000000000000000, 0xfffff803445416a1). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 87e42b3c-d400-47f3-b1de-43d846489b73.
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0x0000000000000010, 0x0000000000000002, 0x0000000000000000, 0xfffff8075c19cad3). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 641ccc47-f679-4694-ba8d-578d13743023.
Respostas
-
Olá @viniciusb,
Seja bem-vindo!
Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:
C:\Windows\memory.dmp C:\Windows\Minidump
Em seguida faça o upload dos mesmos, utilizando a opção
Subir arquivo
(vide ícone clips abaixo) ou em algum serviço de armazenamento na nuvem de sua preferência (informe aqui o link para acesso).Procure testar a RAM do seu sistema com o Diagnóstico de Memória do Windows:
0 -
Seguem os minidup logs, eu realizei o Diagnóstico da Memória com o w10 (programa nativo), e deu que estava tudo ok.
1 -
Olá @viniciusb,
Um dos seus arquivos de despejo reportou o seguinte erro:
KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE (0xc0000409) ⇒ causado pelo processo edge.exe (MS Edge)
Já os outros dois, não foram muito conclusivos e apontaram para o processo System, módulo nt (ntkrnlmp.exe):
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (0x0000000A) ⇒ geralmente causado por algum driver de dispositivo
Faça os seguintes procedimentos:
#1 Pressione as teclas
Win
+R
(Executar), digite:dxdiag
<pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botãoSalvar informações…
e então anexe aqui o arquivoDxDiag.txt
.#2 Procure desativar o recurso Ligar inicialização rápida (Fast Startup) nas Opções de Energia e a opção Fast Boot nas configurações do firmware UEFI / BIOS do seu Aspire 5 A515-45. Pois um dos rastreamentos, indicaram que o sistema estava retornando da hibernação.
#3 Instale as últimas atualizações disponíveis do navegador Microsoft Edge (
edge://settings/help
).0 -
Boa tarde @eGomes , segue abaixo o dxdiag, também acrescentei outro Minidup que acabou de ocorrer há uns minutos atrás de CACHE MANAGER, eu percebi um padrão antes desse Minidup, a página no edge que eu estava trabalhando ficou offline, dei F5 para atualizar, ele retornou a página, depois de uns minutos deu a tela azul.
Obs: Estou setando o Fast Boot na BIOS.
0 -
O erro CACHE_MANAGER está correlacionado com o FAT_FILE_SYSTEM, que por sua vez indica problema no gerenciador de cache do sistema de arquivos podendo ser causado memória física insuficiente (o que não é o seu caso, pois você está utilizando 20 GB…) ou corrupção no sistema de arquivos. Use a ferramenta chkdsk para fazer uma verificação de disco para detectar e corrigir eventuais problemas, exemplo:
chkdsk c: /f /r
Essa página da web que você estava acessando é algum site comum ou específico de trabalho!? Pois no despejo do processo edge.exe, apareceu a seguinte mensagem:
0xc0000409 - O sistema detectou a saturação de um buffer baseado em pilha neste aplicativo. É possível que essa saturação permita que um usuário mal-intencionado obtenha controle do aplicativo.
Seria interessante pedir para o webmaster verificar se a mesma não foi infectada por algum código malicioso. Recomendo utilizar as extensões de navegador uBlock Origin e o Bitdefender TrafficLight.
0 -
Grande @eGomes , boa noite.
Eu realizei o chkdsk e deixei de usar o edge onde eu desconfiava que poderia estar o erro, se passaram 2 dias sem tela azul, mas acabou de ocorrer tela azul de MEMORY MANAGEMENT (eu já verifiquei a integridade anteriormente da RAM com o Diagnóstico de Memória do Windows).
Em anexo está o minidup, ele fala que o processo que estava rodando era o discord.exe.
Em tempo, eu tenho 2 mémorias RAM (4GB soldado + 16GB que comprei para dar Upgrade).
0 -
Olá @viniciusb,
Eu ainda acredito que estes erros de gerenciamento de memória possam estar sendo causados por memória RAM com defeito ou incompatibilidade. Faça o download da ferramenta CPU-Z, em seguida poste aqui screenshots das guias:
Memory
eSPD
(para cada slot # que estiver disponível).Execute novamente o Diagnóstico de Memória do Windows, porém desta vez no modo estendido (pressione F1 quando o teste iniciar), e deixe o mesmo rodar por pelo menos duas horas.
Quando foi a última vez que você realizou uma limpeza no seu laptop!? Dependendo, seria interessante dar uma conferida e substituir a pasta térmica por uma de boa qualidade.
Há vários relatos de usuários (inclusive, eu…) que tiveram problemas de BSOD causado por excesso de pasta térmica aplicada na CPU:GPU de fábrica:
0 -
Boa tarde @eGomes
Segue em anexo o .jpg do cpu-z, também coloquei no anexo o .txt do cpu-z. Achei estranho que o slot #2 (4GB soldado) ele não trouxe informações.
Irei abrir para dar uma olhada na pasta térmica, e substituí-la. No caso minha garantia acaba dia 03/03/24, achas que seria interessante enviar para a Acer caso não consiga consertar?1 -
Hehe, acabou de dar outro MEMORY MANAGEMENT, irei fazer o Diagnóstico de Memória do Windows estendido.
0 -
Bom dia @viniciusb!
O CPU-Z não consegue fazer a leitura dos parâmetros do chips RAM onboard, talvez devido a ausência do SPD.
Aparentemente este seu módulo RAM da Crucial CT16G4SFD832A (22-22-22-52-74 @ 1600 MHz) deveria ser compatível com o seu Aspire 5 A515-45.
Se possível, faça teste com outro módulo RAM e uma nova instalação do Windows!
No entanto, existe a possibilidade do controlador de memória da CPU ou circuito da placa-mãe responsável pelo "refresh" da RAM estar com algum defeito.
Neste caso, a única alternativa será recorrer ao Suporte Técnico da Acer e solicitar o reparo (RMA).
0 -
Bom dia @viniciusb,
Dependendo da quantidade de RAM instalada, o teste no modo estendido poderá demorar várias horas.
As duas últimas sugestões antes de você acionar o Suporte Técnico da Acer (e não correr o risco de perder o prazo da sua garantia...), é verificar os parâmetros S.M.A.R.T. da(s) sua(s) unidade(s) de disco (CrystalDiskInfo) e temperatura(s) do seu sistema (HWMonitor).
0