AN515-58 Ligeiro barulho em fone de ouvido após atualização automática de drivers via Windows Update
Hoje me foi pedido para reiniciar o meu laptop Acer Nitro 5 AN515-58 (Intel i5-12450H, NVIDIA RTX 3050, Windows 11 Pro) e automaticamente foi instalado um aplicativo da Acer, o Acer Purified Voice Console, o que simplesmente desinstalou os meus fones de ouvido via P4. Já havia tido uma experiência ruim com o Acer/Realtek Audio Console em um outro notebook, que causava estralos durante a reprodução de áudio e não conseguia identificar o fone de ouvido diretamente. Por isso, desinstalei esse aplicativo e reinstalei somente o driver de áudio Realtek versão 6.0.9514.1, e o fone de ouvido voltou a funcionar. Contudo, toda vez que um som é emitido após um período de tempo em que não há som (por exemplo, sons do sistema, Youtube, Twitter, às vezes vídeos sem som também), há uma espécie de assovio/guincho bem breve, mas que acaba irritando bastante. Gostaria de saber se há como resolver esse problema, já que o meu irmão possui o mesmo notebook, reinstalou pela segunda vez o Windows 11 e esse problema continua.
Algumas informações sobre o sistema:
Modelo do notebook: A515-58-58W3
Windows 11 Pro 64 bits (Veio de fábrica com Linux Gutta)
Intel i5-12450H com 16GB RAM 3200Mhz
Placa de vídeo NVIDIA RTX 3050 4GB RAM
BIOS Insyde ver. 2.05
Drivers instalados diretamente do site de suporte do produto exceto Intel Arc Graphics e placa de rede WiFi (indísponível no site da Acer)
Qualquer ajuda é bem vinda.
Melhor resposta
-
Fala irmão, tudo bem com você?
Eu resolvi o meu aqui desta forma:→ Primeiro passo:
- Você precisa desabilitar o windows update de instalar drivers, isso é bem simples. Primeiro você precisa abrir o executar Windows + R e pesquisar por gpedit.msc
- Depois você vai em configuração do computador e depois clica para exibir o menu do modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Update.
- Dá dois cliques em cima de Windows Update e clica duas vezes em Gerenciar Atualizações Oferecidas do Windows Update e depois e clica duas vezes em Não Incluir Drivers com as Atualizações do Windows, Ai você coloca a opção Habilitado e clica em Aplicar. Desta forma você impede de baixar a atualização que está bugada.
→ Segundo passo:
- O problema está localizado na versão do driver de Áudio Realtek 6.0.9514.1
Se você instalou inicialmente essa versão, vc clica em Windows + X e vai em gerenciador de dispositivos.
- Depois vai em controladores de som, vídeo e jogos e clica com o botão direito do mouse em Realtek Áudio e desinstala a versão.
→ Terceiro passo:
- Você vai entrar no site da Acer https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/ e baixar a versão anterior que é a 6.0.9309.1
- Feito isso você agora vai instalar essa versão ai é bem simples, abra novamente o gerenciador de dispositivo Windows + X e vai em gerenciador de dispositivos.
- Agora você vai no ícone Adicionar Drivers:
- Feito isso vc vai descompactar o arquivo do drive que você fez o Download e vai fazer como deixarei abaixo:
- Você vai ver que eu desmarquei a opção Incluir Subpastas e selecionei o arquivo que baixei e depois fui em Win64 e selecione a pasta, pronto ele vai instalar apenas o driver da Realtek Áudio.
ESTOU AGUARDANDO UM RETORNO AI SE FOI RESOLVIDO, AQUI FUNCIONOU DE BOAS.
FELIZ ANO NOVO!1
Respostas
-
Fala irmão, tudo bem com você?
Eu resolvi o meu aqui desta forma:→ Primeiro passo:
- Você precisa desabilitar o windows update de instalar drivers, isso é bem simples. Primeiro você precisa abrir o executar Windows + R e pesquisar por gpedit.msc
- Depois você vai em configuração do computador e depois clica para exibir o menu do modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Update.
- Dá dois cliques em cima de Windows Update e clica duas vezes em Gerenciar Atualizações Oferecidas do Windows Update e depois e clica duas vezes em Não Incluir Drivers com as Atualizações do Windows, Ai você coloca a opção Habilitado e clica em Aplicar. Desta forma você impede de baixar a atualização que está bugada.
→ Segundo passo:
- O problema está localizado na versão do driver de Áudio Realtek 6.0.9514.1
Se você instalou inicialmente essa versão, vc clica em Windows + X e vai em gerenciador de dispositivos.
- Depois vai em controladores de som, vídeo e jogos e clica com o botão direito do mouse em Realtek Áudio e desinstala a versão.
→ Terceiro passo:
- Você vai entrar no site da Acer https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-58/ e baixar a versão anterior que é a 6.0.9309.1
- Feito isso você agora vai instalar essa versão ai é bem simples, abra novamente o gerenciador de dispositivo Windows + X e vai em gerenciador de dispositivos.
- Agora você vai no ícone Adicionar Drivers:
- Feito isso vc vai descompactar o arquivo do drive que você fez o Download e vai fazer como deixarei abaixo:
- Você vai ver que eu desmarquei a opção Incluir Subpastas e selecionei o arquivo que baixei e depois fui em Win64 e selecione a pasta, pronto ele vai instalar apenas o driver da Realtek Áudio.
ESTOU AGUARDANDO UM RETORNO AI SE FOI RESOLVIDO, AQUI FUNCIONOU DE BOAS.
FELIZ ANO NOVO!1 -
Opa amigo!
Certo! Irei tentar esses passos. No momento, não estou sentindo tanto esse chiado/estralo, pois devo já estar acostumado. De qualquer forma, muito obrigado e desculpe a demora para visualizar a resposta!0 -
Valeu, meu amigo! Me ajudou muito! Estava com esse mesmo problema e aqui deu certo instalando a versão 6.0.9309.1 como você indicou.
Só não consegui acessar gpedit.msc para desativar as atualizações dos drivers pelo Windows Uptade. Acredito que seja porque o meu Windows 11 é a versão Home. Tive que pausar as atualizações do Windows Uptade nas configurações e vou ter que me atentar para não esquecer de prorrogar essa pausa.
Indica algum outro caminho para desativar as atualizações dos drivers pelo Windows Uptade?
0 -
O Editor de Política de Grupo Local (gpedit.msc) não está disponível no versão Windows Home. Apesar de existirem maneiras "alternativas" de habilitar o mesmo, é mais fácil você bloquear a atualização de drivers via Windows Update (WU) com o regfix abaixo:
Windows Registry Editor Version 5.00 ; Created by: Shawn Brink ; Created on: April 24th 2016 ; Updated on: September 7th 2019 ; Tutorial: https://www.tenforums.com/tutorials/48277-enable-disable-driver-updates-windows-update-windows-10-a.html [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\PolicyManager\current\device\Update] "ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\PolicyManager\default\Update] "ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\PolicyManager\default\Update\ExcludeWUDriversInQualityUpdate] "value"=dword:00000001 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsUpdate\UX\Settings] "ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate] "ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001
0