Nitro 5 AN515-46 Quando o desligo as configurações do Nitro Sense não são salvas

Quando desligo o meu Acer Nitro 5 AN515-46 algumas configuraçoes do Nitro Sense não sao salvas. Exemplo: Eu desligo ele com o desempenho ativado, ao ligar o pc novamente o modo está default.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,312 Guru

Olá @JacksonSantos,

Verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro 5 AN515-46 está atualizado com a última versão disponível:

BIOS 1.12:

1. Fix Nitro Sense Mode Change Issue

Download:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-46/downloads?suggest=AN515-46;0

• JacksonSantos
    JacksonSantos Member Posts: 12

Tinkerer

Acabei de atualizar, infelizmente não resolveu, inclusive o Ryzen Controller também não mantém as configurações salvas.

• eGomes

Qual versão do software NitroSense você está utilizando!? Veja se o seu laptop possui instalado a versão abaixo indicada:

NitroSense 3.01.3052_20230420 (2023/07/18 - 27.85 MB)

• JacksonSantos

Tinkerer

Sim, estou na versão 3.01….
    Quando vi que a BIOS estava desatualizada e lá falava que a versão nova corrigia um problema no NitroSense achei que iria resolver, ai aproveitei e conferi a versão do NitroSense e já é a mais atual.
    Isso é *****, pois é um notebook bem quente, então manter uma limitação de temp no Ryzen Controller e manter as config do NitroSense no modo desempenho ajuda no controle de temperatura com quase nenhuma perda de desempenho.
    Mas ter que fazer isso toda vez que liga o notebook é muito chato.

• eGomes

Abra o Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc), expanda árvore [+] Firmware, em seguida verifique se não ficou algum resquício de versões de firmware anteriores instalados.

Experimente desativar temporariamente a Inicialização rápida (Fast Startup) nas configurações do plano de energia (powercfg.cpl).

Em relação as temperaturas do seu Nitro AN515-46, procure utilizar um base cooler de boa qualidade e/ou manter o mesmo afastado da superfície em alguns centímetros com auxílio de dois objetos livros:

• JacksonSantos

Tinkerer

Na árvore Firmware tem somente um item "Acer Inc. System Firmware 1.09";
    Eu já tinha tentando desabilitar o fast Start;
    Sobre as temp, eu tinha uma base de outro notebook antigo aqui, mas tentei usar ela e parece que ficou mais quente, ai tirei ela e deixei ele meio suspenso, parecido com a foto. Eu compre uma base que dizem ser uma das melhores do Mercado "IETS GT500", mas só vou conseguir pegar ela no final de Março.
    Enfim, de qualquer forma obrigado.

• eGomes

@JacksonSantos escreveu:

"Na árvore Firmware tem somente um item "Acer Inc. System Firmware 1.09"

Desabilite este item no Gerenciador de Dispositivos, pois ele provavelmente deve estar interferindo no funcionamento da versão mais recente (1.12) instalada.

• JacksonSantos

Tinkerer

Estranho, pois a Bios anterior era a 1.10 e o notebook já veio nela quando comprei, ou seja nunca teve a 1.09 e eu abri a Bios depois da atualização e chequei que estava na versão 1.12.
    Mas vou desabilitar aqui e testar.

• eGomes

Provavelmente o Windows Update instalou esta atualização de firmware automaticamente, coisa que eu particularmente não gosto:

https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/bringup/windows-uefi-firmware-update-platform

• JacksonSantos

Tinkerer

Infelizmente não resolveu, ele fica desabilitado mas não aparece a versão nova 1.12 e não consegui atualizar pelo gerenciados de dispositivos do windows.
    Do jeito que ficou ainda não resolve o problema do NitroSense e notei alguns engasgos no windows enquanto está desativado.

• eGomes

Neste caso, tente desinstalar este dispositivo marcando a opção para remover o driver (para remover o arquivo .FD que fica localizado na C:\Windows). Em seguida, reinicie o seu computador e veja se o Windows Update detecta esta nova atualização.

• JacksonSantos

Tinkerer

Quando faço isso, o note inicia com um firmware genérico mas ainda tenho o problema do NitroSense e o notebook fica com alguns engasgos.

• JacksonSantos

Tinkerer

Será que existe alguma forma para eu instalar diretamente no gerenciador de tarefas o firmware 1.12 ? Eu tentei apontar para o arquivo da BIOS que baixei mas o windows não o reconhece como firmware e não instala nada, tentei extrair o arquivo da bios para ver se ele reconhecia algum arquivo dentro do .exe mas tmb não adiantou.

• eGomes

Olá @JacksonSantos,

O dispositivo Firmware do Sistema não utiliza arquivo .INF, não sendo necessário instalar um driver específico.

Pressione as teclas Win + X, selecione Prompt de comando / Terminal, digite o comando abaixo indicado:

pnputil /enum-devices /connected /drivers /class Firmware > Firmware.txt

Em seguida, anexe aqui o arquivo Firmware.txt (deverá estar localizado na pasta %UserProfile%) utilizando o botão Subir arquivo (vide ícone clips).

• eGomes

O arquivo executável fornecido é destinado apenas para atualização do firmware gravado no chip (soldado na placa-mãe) do seu laptop.

• JacksonSantos

Tinkerer

Até hoje parece não existir uma solução para o problema, tenho a versão da BIOS 1.12 instalada, porém quando o windows inicia o firmware exibido é o 1.09 e a correção do problema aparentemente está no 1.10 mas não consigo atualizar de forma alguma.

• JacksonSantos

Tinkerer

Não tinha visto que você tinha pedido esse arquivo, gerei aqui e enviei. Apesar da minha BIOS estar na versão 1.14 hoje, o windows ainda reconhece apenas a 1.09.

• eGomes
    editado julho 6

Olá @JacksonSantos,

Agradecido pelas informações complementares!

Considerando que você já tenha instalado a versão 1.14 via atualizador da Insyde. Experimente desinstalar o dispositivo Firmware de Sistema correspondente a versão anterior (1.09) através do Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc), e marque a opção Excluir driver deste dispositivo.

Em seguida, reinicie seu computador para que as alterações tenham efeito.

Caso o problema de conflito de versões ainda persista, faça o download do arquivo .CAB abaixo indicado, descompacte o mesmo através da ferramenta 7-Zip em uma pasta temporária. E então, atualize o driver deste dispositivo via Gerenciador de Dispositivos manualmente:

Insyde Software - Firmware - 5.42.1.14

• JacksonSantos

Tinkerer

Na sua primeira sugestão não obtive resultado, quando desinstalo a versão 1.09 e reinicio o computador inicia com o que parece ser uma ver são genérica de firmware com data de 2006.
    Porém com a atualização que enviou, consegui colocar no firmware 1.14, porém isso não resolveu a questão do Nitro Sense, assim que reinicio o computador ele perde as configurações salvas, e se coloquei no modo desempenho ele retorna ao default predefinição.

• JacksonSantos

Tinkerer

Mas de qualquer forma obrigado, estou gostando bastante do notebook no geral, mas ele é meio burro para gerenciar algumas coisas, e detalhes assim me encomodam. Apesar de ter uma placa de vídeo muito boa, quem frita é o processador. Aparentemente tem um bom sistema de ventilação, abri ele e troquei a pasta térmica pela Cooler Master Maker, tive um ganho de uns 5 graus, coloquei uma excelente base de notebook que é a IETS GT500, isso resolveu a questão de throttling em jogos pesados. Agora consigo extrair 100% da placa de vídeo, porém o processador ainda chega nos seus 95/100 graus.
    Claro pra isso, tenho que setar a base com o máximo de ventilação e o notebook no modo desempenho também no máximo de ventilação, o que torna o ambiente muito barulhento, porém com fones da para suportar.
    Acho que a pior questão é como o Nitro Sense em predefinição lida com a temperatura, ele espera ela subir demais para aumentação rotação do cooler, a maior parte do tempo eu uso jogos leves ou estou navegando na internet e o Nitro Sense deixa a temperatura chegar a 70/80 graus para não aumentar a rotação do cooler, ai quando passa dos 80 ele começa a aumentar a rotação, mas a questão é, o notebook vai ficar com uma temperatura altissima quase todo tempo de uso, o que deve diminuir a vida útil dele.