A515-52G-50NT: Qual ssd m2???

davidpicarelli
davidpicarelli Member Posts: 22 Networker
editado fevereiro 11 em Laptops

Fala pessoal! Feliz 2024!

Aspire 5 A515-52g-50NT

Passados quase 5 anos desde o lançamento, qual o ssd m2 ideal? Estou a procura de 500Gb+ e numa primeira pesquisa já me deparei com 200 respostas/modelos.

Agradeço a colaboração.

Abs!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,468 Trailblazer

Oi,
    Este será um SSD M.2 NVMe ideal para o seu modelo, pode não funcionar em velocidade total, mas ainda assim proporcionará melhor desempenho do que qualquer outra unidade.

https://www.amazon.co.uk/Samsung-970-Plus-500GB-NVMe/dp/B07MFBLN7K

• ALANCRUZ
    ALANCRUZ Member Posts: 3 New User

Boa tarde… estou precisando fazer o Upgrade do armazenamento do meu Acer Aspire 5 a515-52g-50nt. Estou pensando em comprar um SSD M2 NVME de 1TB, é possível instalar com essa capacidade?

• brummyfan2

Oi,
    Sim, você pode instalar um SSD M.2 NVMe de 1 TB. Para referência futura, inicie seu próprio tópico e não poste em outros tópicos.

• davidpicarelli

Obrigado pela dica!

Assim que trocar volto pra dizer como ficou.

Aproveitando, instalação limpa ou faço um clone do atual?

• brummyfan2

Depende de você, se fizer uma instalação limpa, terá que instalar aplicativos e configurações novamente, se fizer uma clonagem, poderá usar seu laptop sem interrupções.

• davidpicarelli

Bora lá, vamos com as respostas das minhas próprias perguntas.

Comprei:

Ssd Samsung 970 Evo Plus Mz-v7s500 500gb

500gb pois esse modelo de note possui um hdd de 1tb e ainda tem espaço, não ia fazer sentido gastar praticamente o dobro e pegar um m2 maior. 128gb de fato estava absurdamente apertado, com 500 vai fluir melhor. Única coisa que notei de diferente é a temperatura, nesse novo o lado onde ele é instalado esquenta com mais facilidade que o anterior.

Case Para Ssd M.2 2280 Pcie Nvme M-key Usb Tipo-c E Usb 3.1

Outra coisa que acabei comprando foi esse case/gaveta. Praticidade na hora de clonar o m2.

Clonar ou começar do zero?

Decidi clonar para ganhar tempo e continuar a trabalhar sem precisar me preocupar em começar tudo do zero. Nas férias pode ser que eu faça uma instalação nova e com tempo instale e configure os programas que utilizo. Uma curiosidade, alguns programas obrigatoriamente são instalados na unidade C: sem opção de escolha. Por isso os 128gb ficaram mega apertados.

Procedimento bem tranquilo, m2 500gb na gaveta e passo a passo foi:

Software Macrium Reflect, clonar C: → nova unidade. Fiz o ajuste do espaço "vazio" que sobraria na nova unidade e clonar. Na primeira vez não fiz essa readequação de espaço e demorou 17 minutos. Na segunda vez da clonagem, agora com o espaço ajustado da maneira correta, demorou 4 minutos.

Desliguei, troquei o m2 e iniciou normalmente.

Acho que o teste foi bem ok, dentro das expectativas. Amanhã, com muita calma vou verificar todos os pontos que eu descobrir que precisam ser verificados.

O que achei depois de realizar todo procedimento? Senti ele um pouco mais lento no login e na hora de salvar o download desse CrystalDiskMark. Demorou 1 minuto para a tela de seleção da pasta de destino ficar "habilitada" e poder clicar no salvar.

Coincidência? Pode ser, pois antes da clonagem o windows foi atualizado e até apareceu um tal de "copilot" ao lado do relógio.

Resumo do note:
    Intel(R) Core(TM) i5-8265U CPU @ 1.60GHz 1.80 GHz
    16,0 GB (utilizável: 15,9 GB)
    Windows 11 Home Single Language
    22H2
    Windows Feature Experience Pack 1000.22684.1000.0

Agradeço a contribuição de todos para resolver esse simples problema.
    Abraços!