AN515-47-R9ES trava em jogos, utiliza os gráficos integrados do Ryzen 7

System
System Member Posts: 4,552 Seasoned Practitioner WiFi Icon
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Meu acer nitro AN515-47 trava em todos jogos

Melhor resposta

Respostas

• GillChaves
    GillChaves Member Posts: 3 New User

Bom dia! Estava tendo o mesmo problema e ainda não consegui resolve-lo 100%…
    O meu é um Acer Nitro 5 AN515-47-R9ES e percebi que toda a vez que eu desligava e ligava o notebook, os jogos começavam a travar pois estavam utilizando os gráficos integrados do Ryzen 7. Sempre que isso ocorria, eu reinstalava os drives da placa de vídeo (RTX 3050) que reiniciavam o notebook e ele voltava a funcionar. Mas o ciclo recomeçava quando desligava ele.
    Certo dia isso ocorreu novamente e olhei as configurações de gráficos do jogo que aparecia o uso dos gráficos integrados e não constatava a existência de uma placa de vídeo dedicada, então resolvi abrir o gerenciador de dispositivos e constatei que a placa de vídeo não estava mais habilitada para o sistema utilizar. Após habilitar e reiniciar o notebook, tudo voltou a funcionar perfeitamente até desligar ele e a via sacra de habilitar a placa de vídeo precisasse ser refeita. Consigo jogar e aproveitar a performance da placa, mas é irritante precisar fazer toda uma preparação pra ela funcionar direito.
    Não sei se isso é um defeito de fabrica ou incompatibilidade de drivers, mas se descobrirem como resolver 100% também fico agradecido.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru
    Responder ✓

Olá @GillChaves,

Seja bem-vindo!

Experimente desabilitar o recurso Inicialização rápida (Fast startup) nas Opções de Energia. Se este problema com a GPU dedicada estar ausente (ou desabilitada) durante a partida a frio persistir, é possível que haja algum problema de hardware: como solda BGA trincada e/ou com o próprio chip gráfico.

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro 5 AN515-47 está atualizado com a última versão disponível:

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-47/downloads?suggest=AN515-47;1

• GillChaves
    GillChaves Member Posts: 3 New User

O problema foi solucionado. Fico muito agradecido.