Como atualizar o firmware do SSD do Aspire A515-45-R4ZF?

MarcosBills
MarcosBills Member Posts: 3 New User

Baixei o programa SSD Toolbox da Adata, que fornece atualizações de firmware para o SSD. O programa reconheceu o meu SSD; no entanto, informou que o mesmo não é um produto Adata. Mas, de acordo com minhas pesquisas, ele é sim um produto Adata.

.

Modelo do SSD: IM2P33F8ABR2-256GB

A imagem mostra a mensagem exibida no programa quando eu clico no botão "upgrade".

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,307 Guru
    editado fevereiro 2 Responder ✓

Olá @MarcosBills,

Seja bem-vindo!

O software SSD Toolbox da ADATA pode não ser capaz de fornecer atualizações de firmware para unidades SSD do tipo OEM (diferente de RETAIL). Que por sua vez, são fornecidos em larga escala para um determinado fabricante (parceiro comercial).

Geralmente estas atualizações quando liberadas, são disponibilizadas somente através da página de suporte oficial do fabricante do equipamento. Além de serem "exclusivas" para determinado modelo/série em específico.

No link abaixo indicado você poderá ver um exemplo. Em que há uma atualização de firmware para as unidades SSD IM2P33F3 (ADATA), porém ela só se aplica ao fabricante Dell:

https://www.dell.com/support/home/en-us/drivers/driversdetails?driverid=1w2f8

Podendo inclusive, um usuário de maneira inadvertida correr o risco de "brickar" seu SSD, se tentar aplicar esta atualização em uma unidade SSD se for do tipo RETAIL (ou fornecido por outro OEM).

Em relação as unidades ADATA modelo IM2P33F8ABR2, as mesmas já estão disponíveis e consolidadas no mercado a mais de 5 anos. Não devendo haver necessidade de novas atualizações de firmware. 😉

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,307 Guru
    editado fevereiro 2 Responder ✓

Olá @MarcosBills,

Seja bem-vindo!

O software SSD Toolbox da ADATA pode não ser capaz de fornecer atualizações de firmware para unidades SSD do tipo OEM (diferente de RETAIL). Que por sua vez, são fornecidos em larga escala para um determinado fabricante (parceiro comercial).

Geralmente estas atualizações quando liberadas, são disponibilizadas somente através da página de suporte oficial do fabricante do equipamento. Além de serem "exclusivas" para determinado modelo/série em específico.

No link abaixo indicado você poderá ver um exemplo. Em que há uma atualização de firmware para as unidades SSD IM2P33F3 (ADATA), porém ela só se aplica ao fabricante Dell:

https://www.dell.com/support/home/en-us/drivers/driversdetails?driverid=1w2f8

Podendo inclusive, um usuário de maneira inadvertida correr o risco de "brickar" seu SSD, se tentar aplicar esta atualização em uma unidade SSD se for do tipo RETAIL (ou fornecido por outro OEM).

Em relação as unidades ADATA modelo IM2P33F8ABR2, as mesmas já estão disponíveis e consolidadas no mercado a mais de 5 anos. Não devendo haver necessidade de novas atualizações de firmware. 😉

• MarcosBills
    MarcosBills Member Posts: 3 New User

Olá @eGomes

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Realmente me livrou de uma preocupação.