A315-34: Li o "manual" de cuidados da bateria, mas isso abriu uma duvida maior ainda.

GhostKrtz
GhostKrtz Member Posts: 8

Tinkerer

editado janeiro 23 em Gaming - Predator e Nitro

Fui ler o manual e logo encontrei a seguinte recomendação:

• Use alimentação CA sempre que possível, reservando a bateria para uso móvel.

Até ai tudo bem, pois era a resposta que esperava, mas logo abaixo o próprio manual se "contradiz":

• A recarga excessiva diminui a vida útil da bateria.

E depois, no tópico Condições que podem afetar a bateria de maneira negativa, ele diz o seguinte:

• Usando o computador com alimentação CA constante.

ISSO AUMENTOU E FEZ VOLTAR UMA DÚVIDA QUE EU JÁ TINHA SANADO, QUE ERA SOBRE USAR O NOTEBOOK NA TOMADA, OU NÃO? E AGORA, NÃO SEI O QUE FAZER.

OBS: MINHA MÁQUINA É UM ACER ASPIRE 3 A315-34

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,398 Trailblazer

Olá, boa noite.

Use sempre conectado para que possa manter a vida útil da bateria o mais alto, não há problema nisso, bem como também para que tenha o máximo de desempenho possível na máquina.

Essa recarga excessiva, ao meu ver tem relação em usá-lo sempre na bateria, e depois voltar a carregá-lo, pois aí sim a vida útil da bateria vai embora.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• GhostKrtz

Tinkerer

Entendi, obrigado por sanar minha duvida novamente, vou fazer o condicionamento da bateria e depois usarei ele conectado a tomada sempre que possivel

• RenanVilela

Eu sempre utilizei dessa forma e nunca tive problemas com desgastes excessivos da bateria.

De fato ela perde sim autonomia com o tempo, mas é um processo "natural" do desgaste.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• danielpinheiro93
    danielpinheiro93 Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon

Para entender o desgaste da bateria, é preciso entender que toda bateria se desgasta por CICLOS. E cada ciclo significa usar a bateria e recarregá-la totalmente a 100%. Toda bateria registra o seu ciclo ao chegar em 100%. Caso o seu notebook tenha o aplicativo "Acer Care Center", experimente abri-lo e ir até a opção de verificação da bateria, na aba "Meu sistema". Vai ver que existe uma opção que, caso seja do seu interesse, pode ativar para que o sistema limite a carga até 80% com o objetivo de prolongar a vida útil da bateria. A lógica é simples: quanto mais ciclos a sua bateria completa, menos ela durará, ou seja, quanto mais vezes ela chega a 100%, mais desgaste ela sofrerá.

Aqui no meu note, eu deixei essa opção ativada e sempre uso o meu notebook na tomada, mas desde que habilitei essa opção ele parou de carregar. Mesmo estando desligado e conectado à tomada, o aparelho não carrega acima dos 80%, fica sempre cravado em 80%. Espero ter ajudado.

• GhostKrtz

Tinkerer

Entendo, porém o meu Acer Care Center não tem essa opção de limitar a carga, portanto vou continuar usando na tomada mesmo sem essa opção, pois acredito que o software tenha um gerenciamento de energia, assim como a maioria dos notebooks atuais, certo?

• RenanVilela

Sim, tem.

Ao completar os 100% da carga, ela não recebe mais, e assim o notebook utiliza somente a corrente elétrica para suprir a demanda energética.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD