PT316-51s: Uso inconstante da placa de vídeo RTX 3060 e queda de FPS

mauriciofieni2
mauriciofieni2 Member Posts: 6

Tinkerer

editado janeiro 8 em Gaming - Predator e Nitro

Percebi que em alguns momentos a placa de vídeo automaticamente diminui o consumo e os jogos apresentam uma queda de FPS de 100 para em torno de 60 a 70 quadros.

Ao olhar o monitor de consumo do PredatorSense, reparei que nesses momentos em que o FPS cai o uso da placa de vídeo que antes era de aproximadamente 98% (em vermelho) vai para uns 60~70% (em amarelo) enquanto o uso do processador vai para uns 20%. E essas quedas do uso da placa de vídeo refletem em uma queda do FPS.

Essas imagens do monitoramento eu fiz enquanto jogava BF 2042, mas e esse problema acontece com todos os jogos que testei e de forma aleatória enquanto estou jogando, não mudo nenhuma configuração nem nada e do nada o uso da placa de vídeo diminui.

Pensei em primeiro momento que poderia ter alguma relação com a temperatura, mas elas permanecem constantes em torno de 76º (conforme o gráfico do PredatorSense), que é um valor muito bom.

Já testei diversas configurações dentro dos jogos, uso de DLSS, etc, e não consigo me livrar desse problema. Também já testei várias configurações dentro do painel da NVIDIA e nada.

Esse problema acontece tanto usando o monitor do notebook apenas quanto usando monitor externo.

Normalmente o jogo começa rodando muito bem, usando todo o potencial da placa de vídeo, mas depois de um tempo o consumo da placa de vídeo diminui e os FPS caem.

Alguém poderia me ajudar?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,306 Guru
    Responder ✓

Olá @mauriciofieni2,

Experimente usar a ferramenta ThrottleStop mantendo a mesma rodando em segundo plano enquanto você roda seus jogos até perceber estas quedas de FPS. Pois é possível que esteja ocorrendo estrangulamento por limite térmico (TDP), por limite de corrente (EDP) ou por Power Limit (PL1 / PL2).

Apesar do seu processador Intel® Core™ i7-12700H indicar suporte para TJunction de 100 °C. O controlador embarcado (EC) da placa-mãe que equipa seu laptop pode estar atuando, seja pela temperatura da CPU estar alcançando o seu limite (88 °C conforme mostra o seu gráfico) ou por temperatura excessiva do circuito VRM.

Lembrando que o fabricante OEM é livre e tem total autonomia para ajustar estes parâmetros com valores menores.

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Predator PT316-51s está atualizado com a última versão disponível (1.50 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PT316-51s/downloads?suggest=PT316-51s;0

Respostas

• mauriciofieni2

Tinkerer

Esqueci de mencionar que o modelo do notebook em questão é o Predator PT316-51s.

Eu também reparei que quando o computador entra nesse estado de somente utilizar de 60~70% (em amarelo na figura) da potência da placa de vídeo, não importa se reduzir o gráfico ao mínimo ou aumentar para o máximo que o uso da placa de vídeo continuará o mesmo e os FPS vão ficar na casa dos 60~70 quadros.

• mauriciofieni2

Tinkerer

Alguém pode me ajudar com esse problema?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,306 Guru
    Responder ✓

Olá @mauriciofieni2,

Experimente usar a ferramenta ThrottleStop mantendo a mesma rodando em segundo plano enquanto você roda seus jogos até perceber estas quedas de FPS. Pois é possível que esteja ocorrendo estrangulamento por limite térmico (TDP), por limite de corrente (EDP) ou por Power Limit (PL1 / PL2).

Apesar do seu processador Intel® Core™ i7-12700H indicar suporte para TJunction de 100 °C. O controlador embarcado (EC) da placa-mãe que equipa seu laptop pode estar atuando, seja pela temperatura da CPU estar alcançando o seu limite (88 °C conforme mostra o seu gráfico) ou por temperatura excessiva do circuito VRM.

Lembrando que o fabricante OEM é livre e tem total autonomia para ajustar estes parâmetros com valores menores.

Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Predator PT316-51s está atualizado com a última versão disponível (1.50 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PT316-51s/downloads?suggest=PT316-51s;0

• mauriciofieni2

Tinkerer

Olá, @eGomes,

A BIOS do meu computador já estava atualizada para a última versão (1.50) antes de eu postar esse problema.

Eu reinstalei os jogos e testei usar essa ferramenta ThrottleStop em segundo plano e parece que funcionou.

O uso da placa de vídeo ainda não está constantemente em 100%, mas a queda de FPS depois de um tempo de uso parou e os jogos estão rodando melhor agora.

Obrigado pela ajuda!