ssd m2 nao funciona mais no acer nitro 5 AN515-54 e nem reconhece na bios

leoneferr
leoneferr Member Posts: 2 New User
editado janeiro 4 em Gaming - Predator e Nitro

olá! nos ultimos 5 meses utilizei um ssd m2 da marca xpg, modelo gammix s41 de 512gb, utilizava para instalação apenas de jogos competitivos, meu nitro 5 eh modelo AN515-54

nesse periodo, percebi que o ssd nao era reconhecido pela bios e nem funcionava para a instalação do windows, o que achei estranho mas deixei pra la ja que utilizava o windows no ssd adata de 128gb que veio de fabrica na maquina.

de ontem pra hoje, ao tentar instalar um jogo na unidade, a maquina simplesmente travava, e ao reinicia-la, ela demora muito pra ligar e quando liga nao reconhece mais o ssd, nem nos gerenciadores e nem no explorer.

ao iniciar a maquina sem a unidade ela liga muito rapido e sem problemas. sabem me dizer se o ssd queimou de vez? a vontade que tenho é de jogar no lixo e comprar outro ssd logo,

nao possuo nenhuma maquina de terceiros no momento pra testar a unidade infelizmente, e nao fui eu que a comprei, recebi de um amigo que fez upgrade em sua maquina e me doou ela, sendo usada anteriormente

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru

Olá @leoneferr,

Seja bem-vindo!

Faça o download e execute a ferramenta ADATA SSD ToolBox. Clique em Drive Information > S.M.A.R.T, em seguida poste aqui o resultado completo de todos os parâmetros.

Clique em Diagnostic Scan, em seguida execute os testes Quick e Full. Para verificar se a unidade SSD está apresentando erros.

Em Utility, clique na opção Firmware Update, para verificar se há atualizações de firmware disponíveis.

Faça o download e execute a ferramenta CrystalDiskInfo, em seguida execute e poste aqui o resultado obtido com a leitura completa de todos os parâmetros.

• leoneferr
    leoneferr Member Posts: 2 New User
    editado janeiro 4

valeu, @eGomes! a solução proposta nao funcionou, o adata toolbox tambem nao reconhece o ssd em questao (2 devices inves de 3), nao consigo acessar nenhuma opção dessas nele, apenas para o meu ssd de 128gb e meu hd de 1tb, idem com o crystaldisk

outro detalhe que esqueci de mencionar eh que quando deixo o ssd que está com problemas na maquina, a ventoinha acelera muito, pois ele esquenta acima do normal (antes de dar esse problema ele nao ficava assim), acho que realmente virou lixo

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru

Sim, neste caso é possível que o firmware tenha corrompido e/ou algum chip NAND tenha sido danificado. Faça uma inspeção visual no PCB deste seu SSD para verificar se não há algum CI com dano aparente.