problemas com memoria RAM no nitro 5 AN515-47 após tentativa de upgrade

guilherme_ladislau
guilherme_ladislau Member Posts: 3 New User
editado December 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá tenho um acer nitro 5 modelo AN515-47 e recentemente venho tido problemas com a memoria ram do notebook, ele veio com um pente de 8gb de fábrica e comprei um pente ddr5 de 16gb da pusskill pelo aliexpress, após instalar o pente no slot livre para somar com a ram ja existente, o notebook começou a apresentar problemas em jogos que tenho jogado, como warframe, fortnite e valheim. até o momento ele já apresentou problemas como fechamento inesperado do jogo e tela azul seguido de reiniciação do notebook. Um detalhe que percebi ao experimentar o desempenho das memorias uma a uma separadamente e troca-las de lugar, é que o sistema só apresenta esses problemas ao operar com os dois pente em conjunto, usando o notebook com apenas o pente de 8gb e apenas com o pente de 16gb independente do slot, ele funciona normalmente. Também já realizei teste de diagnosticos do windows e não foi encontrado nenhum erro.
Gostaria de saber o que poderia estar acontecendo nesse caso, se se trata de um problema de incompatibilidade, do notebook ou das memorias mesmo.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Oi,

As combinações de memória mostradas são recomendadas pela Acer, você pode experimentá-las, forneça também os detalhes de RAM DDR5, fabricante, modelo, etc.

Screenshot 2023-12-20 191017.png
  • guilherme_ladislau

no caso você quer a marca e o modelo da nova que comprei? se sim, segue uma print do CPUZ, não sei se é o suficiente.

Captura de Tela (2).png Captura de Tela (1).png

no caso dessa foto que você anexou, então tentar combinar 8gb com 16gb provavelmente não dará muito certo?
    aliás onde conseguiu esse tipo de informação, se puder passar onde posso achar..

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,333 Guru
    editado December 2023

Olá,

Se possível poste também screenshot da ferramenta CPU-Z guia SPD (para cada slot # preenchido).

Experimente inserir o módulo de 16 GB no slot #1 e o módulo de 8 GB no slot #2.

Estes módulos "genéricos" vendidos no AliExpress são complicados. E na maioria das vezes, o barato acaba saindo caro!

Muito provavelmente o que pode estar ocorrendo é problemas de incompatibilidade entre os mesmos por utilizarem "timings" diferentes.

Em tempo, as informações gentilmente cedidas pelo colega @brummyfan2 fazem parte do Manual de Serviço. E somente alguns "usuários especiais" da Comunidade Acer possuem acesso a estes documentos. 😉

• guilherme_ladislau

Bom dia, só agora vi que as prints estavam erradas rsrs, vou corrigir pra você

Captura de Tela (3).png Captura de Tela (4).png Captura de Tela (5).png

no slot 1 está a memoria original e no slot 2 a que eu comprei.
    já realizei o esquema de trocar os pentes de slot mas realmente as memorias se comportam bem só quando estão separadas, juntas não parecem se "comunicar", embora o sistema reconheça os 24 gb e realize atividades normais, com exceção dos jogos. No momento tenho usado o pente de 16, para pelo menos ter mais ram, mas me pergunto que já que agora percebi que necessariamente o pente de 16 não é inutilizavel, eu poderia comprar mais um de 16 da mesma marca e exatamente igual, e contornar a questão da compatibilidade.

uma pena, gostaria de ter acesso a algum tipo de informação onde poderia estar conferindo as marcas de ram que a acer recomenda, já havia visto imagens parecidas na comunidade gringa porem de outro modelo, imagino que fosse desse manual de serviço tbm.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,333 Guru

Agradecido pelas imagens!

Olhando seus screenshots teoricamente deveriam estar funcionando! Pois estas memórias utilizam os mesmos timings.

O problema de pegar outro módulo PUSSKILL é que você corre o risco dos chips de memória (Samsung) não serem iguais. Pois geralmente estes fabricantes de "módulos genéricos" não garantem sua linha de produção. Mas ainda assim, a tentativa será válida se o custo e possibilidade de devolução não forem fatores impeditivos.