AN515-47-R9ES: Gutta -> Windows

Johnata
Johnata Member Posts: 9

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Bom dia!

Então, eu tinha um Nitro 5 AN515-R8HN e ele acabou tendo perda total por conta de um erro humano durante uma manutenção. Como ele me serviu muito bem enquanto o tive, resolvi comprar um outro Nitro 5, AN515-47-R9ES, que vem com Linux. Planejo migrar pro Windows e, também, instalar o ssd antigo nele para ter os arquivos que eu tinha.

Já vi que o processo de migração é bem tranquilo de se fazer. Entretanto, os tutoriais que vi removiam completamente o Gutta. Então, lendo aqui no fórum, vi que isso pode afetar a garantia sobre o OS.

Assim, queria saber das seguintes coisas:

1) é seguro fazer a migração ?

2) como fazer sem perder a garantia ? Preciso fazer dual boot ?

3) para ter acesso ao contúdo do ssd antigo basta instalá-lo ? Ou há algum risco de o note novo dar boot pelo Windows que tá instalado nele e ter danos (por conta de drivers e tals) ?

Obrigado!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• danielpinheiro93
    danielpinheiro93 Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Responder ✓

Se o seu note antigo estava atualizado para o Windows 11, então você deve instalar o Windows 11 no novo aparelho também. Vou citar o exemplo que aconteceu comigo: eu tinha um ASUS que veio de fábrica com Windows 8 e foi atualizado para Win10. Então eu formatei o meu Nitro 5 com o Windows 10 para só depois de ativado atualizar para o windows 11 licenciado.

Aconselho a fazer um pendrive bootável com o Windows 11 e faça a instalação.

Respostas

• danielpinheiro93

Olá, tudo bem?

Você não perde a garantia por instalar um outro sistema operacional. Porém, perde a garantia caso instale software pirata. Se queres instalar o Windows, instale o genuíno e caso não tenha a chave de ativação, recomendo comprar uma. Se o seu notebook antigo que estragou tinha o Windows original, então basta instalar A MESMA VERSÃO DO WINDOWS no novo notebook e depois marque a opção de mudança de hardware nas opções de ativação dentro das configurações do windows. Isso aconteceu comigo também.

Em relação ao HD antigo, se você colocar no notebook sem formatar, ele realmente vai dar boot. Mas isso é facilmente contornável. Basta vc escolher qual dispositivo quer dar boot no menu da tecla F12 assim q ligar o aparelho. Quando entrar no Windows, basta formatar o HD antigo dentro da opções do próprio Windows pelo Gerenciador de Disco. Resumindo: vc vai estar com 2 windows: 1 em cada HD (ou SSD) diferente. Então vc vai escolher qual windows deseja iniciar e apagar os dados do outro disco. Ter 2 discos com sistemas diferentes não estraga a máquina porque os drivers ficam instalados em seus respectivos discos. Cada um com seu sistema e seus drivers.

• Johnata

Tinkerer

Opa, Daniel.

Entendi, obrigado pela informação sobre a instalação do Windows. Realmente no meu antigo notebook tinha Windows Original sim. No caso, quando eu marcar a opção de alterações de hardware, o que acontece ? A licença é validade pela minha conta Microsoft ?

E sobre o SSD velho, eu queria copiar alguns arquivos antes de formatar. Tem alguma forma de fazer isso ?

• danielpinheiro93

Sim, a licença é validada pela conta microsoft. É importante que você faça login com a mesma conta. Em relação ao HD antigo, uma opção seria você copiar os dados para o SSD do note após instalar o HD. No meu caso, eu não me preocupo tanto com os dados porque tenho o costume de deixar todo o meu HD upado no OneDrive, já que lá tenho 1TB.

• Johnata

Tinkerer

Eu fiz a instalação, loguei, mas minha licença não foi ativada. Entrei nas configurações, pus alterações de hardware, mas diz que não há nenhum dispositivo do qual eu posso reativar a conta. Meu antigo Nitro veio com Windows 10 Home de fábrica, mas antes dele quebrar estava com o Windows 11. Eu instalei o Windows 10 Home, pois achei que a chave era dessa versão. Acha que pode ser isso ? Há algo que possa ser feito para que seja detectada minha chave anterior ?

• danielpinheiro93
    Responder ✓

Se o seu note antigo estava atualizado para o Windows 11, então você deve instalar o Windows 11 no novo aparelho também. Vou citar o exemplo que aconteceu comigo: eu tinha um ASUS que veio de fábrica com Windows 8 e foi atualizado para Win10. Então eu formatei o meu Nitro 5 com o Windows 10 para só depois de ativado atualizar para o windows 11 licenciado.

Aconselho a fazer um pendrive bootável com o Windows 11 e faça a instalação.