AN517-54: Intel UHD Graphics com 100% de uso e notebook trava

Erick_RA
Erick_RA Member Posts: 9

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Boa noite!

Eu adquiri um nitro 5 AN517-54 já faz um ano. Recentemente eu comprei 2 pentes de memórias rams de 16gb para colocar nele. Só que depois que coloquei essas memórias ram a memória da GPU compartilhada subiu para 16gb, sendo que antes era bem menos. Até aí não seria um problema, porém agora quando eu começo a jogar os jogos de repente a Intel UHD Graphics sobe o uso para 100%, o jogo tem uma queda massiva de quadros, o notebook começa a travar e as vezes chega até desligar. Quando isso acontece o uso da CPU trava em 7%, e fica com 0.7ghz de uso e a placa de vídeo gtx 1650 fica com 0~5% de uso, as vezes parece que a intel passa a ser a placa usada principalmente e a gtx não fica sendo usada.

Eu já tentei tirar a memória paginável para ver se diminuía a memória compartilhada, porém não adiantou ela continua com esses 16gb. Também tentei atualizar os drivers, realizei um scan no windows power shell, mas nada parece resolver o problema. A temperatura do notebook gira em torno de 70º na Gpu e 80º na CPU quando está sendo usado ao máximo.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• Erick_RA

Tinkerer

Responder ✓

Bom dia!

Demorou um tempo mas finalmente descobri o problema, na realidade encontrei no reddit. Basicamente o w11 tem uma função que meio que dá boost no processador, só que isso aquece demais o notebook e causa o travamento. Porém se for na parte de energia do notebook tem como desativar essa função e praticamente acabar com esse problema. Vou deixar o link para o post e também como que faz para resolver.

link: https://www.reddit.com/r/AcerNitro/comments/1cjchaf/acer_nitro_v15_thermal_throttling/

Abra a opção de energia avançada com o comando "Win + R" e "powercfg.cpl"

Encontre "Alterar configurações do plano" e "Alterar configurações avançadas de energia"

Na janela Opções de energia, encontre "Gerenciamento de energia do processador"

Abaixo dele, encontre "Modo de aumento de desempenho do processador"

Coloque a configuração em "Desativado".

Pronto, gl & hf :)

Se a opção não estiver disponível - altere as configurações do registro:

Abra o Registro "Win + R" e o comando "regedit"

Siga o caminho:
    Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7

Altere a opção sob o nome "Atributos" de "1" para "0".

• Se isso não funcionar - tente alterá-lo para "2".

Feche todas as janelas e reabra as opções de energia mais uma vez!

Eu fiz isso no meu e não tive mais esse problema, espero que ajude qualquer um com esse problema.

Respostas

• Olá, boa noite.

Pelo painel da Nvidia você selecionou para que o jogo inicialize pela gpu dedicada?

Normalmente a opção fica em Automático e de fato inicia pela gpu dedicada, mas tente alterar e forçar para que sempre inicie pela dedicada.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Erick_RA

Tinkerer

editado dezembro 2023

Sim, antes estava em seleção automática, e coloquei para NVIDIA. Também fiz essas alterações pelo Windows para usar só a placa de alto desempenho. Mas nenhum dos dois funcionaram. Também já iniciei o jogo pela GeForce Experience, mas também não deu certo.

• Acredito que possa ser açlgo relacionado ao driver da gpu integrada.

Experimente o seguinte, acesse o Gerenciador de Dispositivos, procure por Adaptadores de Vídeo e desinstale o driver Intel UHD.

Após isso, abra algum jogo e verifique se o problema vai ocorrer.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Erick_RA

Tinkerer

Eu fiz esse teste agora, porém na realidade piorou. Assim que desinstalei o driver, o sistema deu uma queda de frame (talvez ficou com um 30fps) dá para ver que as funções do windows não estão mais tão "suaves". Quando abro o jogo, ele já começa com frames muito baixo (uns 3~5 frames). Engraçado que a GTX ficou com 0% de uso, depois que desinstalei o driver (Segue foto)

Eu até cheguei a tentar reiniciar o notebook assim que desinstalei o driver, porém assim que reiniciava o driver dá Intel UHD Graphics reinstalava. Desativei o windows update, porque achei que podia ser algo relacionado, mas continuou da mesma forma.

• Parece que está utilizando somente a gpu integrada para tudo.

Qual foi a memória que você instalou?

Já testou ambas sozinhas para ver se o problema ocorre ?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Erick_RA

Tinkerer

Eu instalei esse memória aqui: Memória Husky Technologies, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL19, para Notebook - HTCQ004.

Mas assim, enquanto não ocorre o problema ele usa normalmente a GTX.

Não cheguei a testar com a memórias sozinhas para ver se o problema persiste. Eu vou fazer os testes e falo o que aconteceu.

• Erick_RA

Tinkerer

Fiz os testes com as memórias isoladas.

16gb:

Eu não senti muita diferença, talvez o jogo demorou um pouco mais para ter a queda de frame (?) mas não chego a garantir isso. Mas a memória da GPU Compartilhada foi diminuída pela metade. Porém aparentemente continua com a questão de usar apenas a UHD e não usar a GTX, só aparentar alocar a memória nela.

Eu testei com as duas 16gb isolada, e tive o mesmo resultado com as duas, não vi diferença.

8gb:

Essa daqui é a que veio no notebook e resolvi fazer o teste nela, já que antigamente eu usava ela sem nenhum problema e rodava os jogos normalmente. Só que agora continua dando o mesmo problema, um problema que nunca tinha dado, de repente o uso da UHD sobe e chega nos 100% e o jogo começa a travar. Eu não consegui tirar o print mostrando o 100% de uso, porque o notebook fica bem lento e travando e nem sempre funciona o print.

A única coisa que teve de diferença é a memória compartilhada que aparentemente é a metade da memória RAM instalada. Não sei se isso faz alguma diferença, mas depois dos testes acredito que não.

Eu não sei se é alguma atualização da Nvidia que fiz e começou a gerar esse problema, ou talvez deveria desinstalar o drive da placa de video e instalar ele novamente e pegar uma atualização um pouco mais antiga da que estou usando no momento (546.33).

E no painel está pedindo para usar a Nvidia como configuração global.

• Sugiro instalar uma versão mais antiga do driver de vídeo, as vezes após atualização pode ter ocorrido alguma incompatibilidade com o SO, aí ele passa a utilizar a gpu integrada.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Erick_RA

Tinkerer

Eu fiz o downgrade da placa de vídeo e senti que deu uma melhora. Demora bem mais para ter queda de quadros, mas ainda sim tem a queda. Talvez eu tente restaurar o computador para ver se o problema continua.

• E quando ocorre a queda a Intel UHD fica com 100% de uso também?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Erick_RA

Tinkerer

Sim continua a ficar com 100% de uso. E o que deu para notar é que o processador também fica com 100% porém ele diminuí a frequência dele para algo em torno 0,4ghz. Porém no gerenciador de tarefas mostra como se estivesse com 7% de uso do processador.

Eu vendo outros caso no fórum, eu vi o pessoal falando sobre o SSD que pode gerar problemas. Eu também coloquei um SSD de 1tb, será que isso está contribuindo para as quedas de quadros? Que no caso foi esse:

E depois do downgrade da placa de vídeo eu senti que ele consegue se manter por mais tempo, as taxas de quadros que antes caiam para 3~4, agora ficam em 10 e ele consegue retornar um pouco mais rápido para o processamento normal.

• Acredito que somente se o SSD estiver aquecendo muito, do contrário não vejo ligação.

Se o processador diminui a frequência, aí pode ter relação direta com a temperatura do processador.

Mas aparentemente é algum problema com esse modelo de Nitro, visto que mais pessoas estão tendo problema parecido.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• Erick_RA

Tinkerer

Um outro problema que tive com ele, foi que um dia estava usando normal e ele simplesmente desligou. Não ligava de jeito nenhum, praticamente morto. Só que como estava na garantia mandei para a assistência. O único papel que vi quando recebi ele de volta, era que tava escrito um placa mãe, então acredito que talvez a placa mãe tenha dado algum problema. Mas esse tipo de problema nunca tinha dado não, foi bem recente talvez algum driver que está dando incompatibilidade. E onde eu moro é bem quente e já cheguei a jogar em dias quentes e não dava esse problema de queda de quadros.

• MarlonJesus
    MarlonJesus Member Posts: 1 New User
    editado março 20

Estou enfrente este problema recentemente, meu notebook é do mesmo modelo e eu simplesmente não consigo mais jogar!

Já instalei driver antigo da Nvidia, já instalei os drivers de vídeo recomendados pela própria acer para o modelo do notebook, já desinstalei com DDU e instalei de forma limpa.

Simplesmente nada resolve!

Eu só queria uma resposta da Acer referente a isso!

O meu notebook tem próximo de 1 ano e meio de uso somente.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,316 Guru

Olá @MarlonJesus,

Seja bem-vindo!

Você já tentou restaurar as configurações de fábrica!? Ou adicionar manualmente os aplicativos e jogos que você utiliza para utilizar o controlador gráfico dedicado através do painel de controle da NVIDIA!?

• Erick_RA

Tinkerer

Responder ✓

Bom dia!

Demorou um tempo mas finalmente descobri o problema, na realidade encontrei no reddit. Basicamente o w11 tem uma função que meio que dá boost no processador, só que isso aquece demais o notebook e causa o travamento. Porém se for na parte de energia do notebook tem como desativar essa função e praticamente acabar com esse problema. Vou deixar o link para o post e também como que faz para resolver.

link: https://www.reddit.com/r/AcerNitro/comments/1cjchaf/acer_nitro_v15_thermal_throttling/

Abra a opção de energia avançada com o comando "Win + R" e "powercfg.cpl"

Encontre "Alterar configurações do plano" e "Alterar configurações avançadas de energia"

Na janela Opções de energia, encontre "Gerenciamento de energia do processador"

Abaixo dele, encontre "Modo de aumento de desempenho do processador"

Coloque a configuração em "Desativado".

Pronto, gl & hf :)

Se a opção não estiver disponível - altere as configurações do registro:

Abra o Registro "Win + R" e o comando "regedit"

Siga o caminho:
    Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\54533251-82be-4824-96c1-47b60b740d00\be337238-0d82-4146-a960-4f3749d470c7

Altere a opção sob o nome "Atributos" de "1" para "0".

• Se isso não funcionar - tente alterá-lo para "2".

Feche todas as janelas e reabra as opções de energia mais uma vez!

Eu fiz isso no meu e não tive mais esse problema, espero que ajude qualquer um com esse problema.