Nitro 5 AN517-54 apresentando lentidão e travamentos

Khalebbr
Khalebbr Member Posts: 15 Troubleshooter

Comprei um acer nitro 5 AN517-54 com as seguintes configs:

• nvidia gtx 1650;
  • 8gb RAM;
  • 512gb SSD;
  • intel core i5.

Fiz um upgrade completo e adicionei os seguintes componentes:

• SSD sata 2.5' 1tb kingston;
  • SSD m2 nvme 1tb Fury impact;
  • Memória RAM DDR4 8gb 3200mhz.

Instalei os drivers intel e da nvidia e tudo que é necessário para rodar jogos em alto desempenho, e quando instalei os jogos (CS2, Valorant, Black Desert, Albion online) começou as dores de cabeça.

Após uns 10~15 minutos jogando tranquilo com o jogo rodando liso, simplesmente da um travada e começa a apresentar congelamentos como se estivesse tendo uma queda de FPS absurda, é como se o jogo estivesse com 150fps e do nada vai para 20fps. Mesmo fechando o jogo o problema persiste, o windows fica inteiramente lento, o mouse se movendo com lentidão, e as janelas demoram 1~2 segundos para abrir.

Já tentei de tudo, botei o nitro sense no máx, mexi nas config de bateria e no geforce experience, mexi nas config do windows, desativei os aplicativos em segundo plano, enfim, mexi no que pude para rodar o notebook em desempenho máximo.

Na minha ultima tentativa formatei o windows completo, apaguei tudo e reinstalei tudo do zero, comecei a jogar e estava tudo certo, fiquei por mais de 4 horas jogando até o momento quando fui jogar black desert, passei cerca de 1 hora jogando e o problema apareceu novamente… O problema só desaparece quando faço a reinicialização do notebook.

«1

Respostas

• Olá! Coloque o plano de energia para alto desempenho. Configure a bateria também para alto desempenho nas opções de energia. Ative as configurações de elementos gráficos no windows. Desative o batteryboost no geforce experience. Coloque no painel de controle nvidia, para que a placa de vídeo trabalhe com desempenho máximo.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Khalebbr

Já fiz tudo isso, procurei todo tipo de tutorial e vídeos no youtube ensinando, mas continuo com o problema… É como se a placa de vídeo simplesmente parasse de funcionar (o fps vai de 90 para 15) e o único jeito de arrumar é fazendo a reinicialização, aí volta ao normal. Já fiz a reinstalação dos drivers da nvidia e nada de dar um jeito.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,297 Guru

Olá @Khalebbr,

Faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor enquanto roda seus jogos. Em seguida, anexe aqui screenshots com a leitura de todos os sensores disponíveis.

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt

• Khalebbr
    editado outubro 2023

Olá, boa tarde!

Consegui descobrir o problema usando o monitoramento de desempenho da Geforce Experience. O problema está na GPU, jogando Valorant o uso da GPU oscila entre 50% e 70%, depois de um tempo a GPU bruscamente cai para 0% e fica oscilando entre 2% e 4%, o fps cai de 150 para 13, é a partir daí que começa o travamento, a GPU não volta ao normal, apenas reiniciando o pc. Trava tudo, tanto o jogo como o windows. Pela minha visão de leigo, é como se a GPU desligasse ou ficasse funcionamento minimamente, já que fica oscilando entre 2 e 4%.

• Khalebbr

Segue print do problema, na primeira imagem é o jogo funcionando normalmente com 99% de uso da GPU, temperatura normal. Já na segunda é quando acontece o problema, a GPU vai para 0% e fica oscilando, só volta ao normal reiniciando a máquina.

• eGomes

É possível que este problema de "throttling" na GPU dedicada esteja sendo causado por temperatura excessiva (por isso que foi solicitado as screenshots do HWMonitor). Experimente melhorar a refrigeração do seu laptop, instalando um base cooler ou manter o mesmo afastado da superfície com auxílio de dois livros (alternativa) e com isso melhorar a circulação do fluxo de ar.

• Khalebbr

Receio que você não tenha visto as duas screenshots que foram anexadas. A temperatura da GPU após o aparecimento do problema está em 60º, por favor olhe as screenshots.

• Khalebbr

Boa noite a todos! Consegui resolver o problema. Notei que quando a GPU despencava a renderização de latência em consequência aumentava bastante. Dessa forma, fui no painel de controles da placa de vídeo e coloquei o modo de latência no ultra (estava "desligado"). Até o presente momento não tive mais essas quedas na GPU. Também dei um pequeno overclock na GPU no MSI afterburner.

Caso alguém enfrente o mesmo problema segue screenshots:

• Khalebbr
    editado outubro 2023

Boa tarde, os problemas voltaram a acontecer! Vou tentar solicitar reparos técnicos com a própria ACER, no pior dos casos irei recorrer à justiça para resolver isso, de um jeito ou de outro!!!

• DiogoAguiar
    DiogoAguiar Member Posts: 4 New User

Fala pessoal, estou EXATAMENTE com o mesmo problema! Estou jogando perfeitamente e do nada ocorre exatamente a mesma coisa que o amigo mencionou…

Já uso uma base cooller, já mantenho ela ligada refrigerando a temperatura chega a picos de 71 graus, mas isso de queda de FPS é simplesmente do NADA, estou bastante preocupado e incomodado com isso, um notebook gamer que não é gamer…

O notebook ainda está na garantia, com menos de 06 meses de uso, feito upgrade na RAM para 32gb e +1 SSD de 1TB M2 para armazenamento.

O modelo é o mesmo do amigo.

• eGomes
    editado outubro 2023

Olá @DiogoAguiar,

Seja bem-vindo!

Você está utilizando o LCD interno ou um monitor externo para rodar seus jogos!? Para extrair a performance máxima do controlador gráfico dedicado (dGPU), o ideal é utilizar um monitor externo conectado através da porta HDMI.

O pessoal do The Overclock Page fez um review super bacana sobre os Nitro 5 AN517-54, justamente para explicar essa questão! Pois eletricamente o DDI está conectado através do IGPU, e apesar do recurso NVIDIA Optimus, isso fatalmente vai gerar uma demanda e maior processamento entre iGPU:dGPU.

Inclusive, seria muito interessante algum colega aqui da Comunidade fazer um teste experimentando desabilitar o iGPU (somente quem estiver utilizando um monitor externo) e verificar se há uma redução no consumo e processamento da CPU, e consequentemente melhora nas temperaturas e refrigeração do sistema.

Verifique também, como está a temperatura do seu SSD:

• DiogoAguiar

Olá, muito obrigado eGomes,

Na verdade utilizo sim um Monitor externo de 144Hz , sobre essa questão do iGPU, como poderia testar desabilitá-lo?

Sobre o cuidado com refrigeração, já faço, uso uma base cooler com 06 ventiladores, e já desabilitei o processo de "proteção" da bateria, para garantir máximo desempenho, inclusive mantendo também a configuração de esquema de energia "elevado desempenho" no Nitro Sense e não tem jeito, segue o problema…

• eGomes

Certo @DiogoAguiar,

Com o monitor externo ligado e conectado, pressione as teclas <Win + P> (Projetar), selecione a opção Segunda tela somente. Em seguida abra o Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc) e então desative o controlador gráfico da Intel (iGPU).

• eGomes

@DiogoAguiar escreveu:

"Sobre o cuidado com refrigeração, já faço, uso uma base cooler com 06 ventiladores…"

Inclusive, verifique se este base cooler com 6 ventiladores não está causando consumo excessivo (drenando corrente), caso esteja conectado a porta USB do seu laptop.

• DiogoAguiar

Fala, mestre, utilizo o USB diretamente na tomada exatamente para nao causar esse problema.

Sobre os testes da IGPU que você comentou, irei testar.

• AndreMello23
    AndreMello23 Member Posts: 3 New User

Amigos, encontrei a solução neste vídeo. Coisa de Deus, tão simples que quase não dá pra acreditar. Não vou adiantar a dica, nem a explicação, pra não tirar o mérito do rapaz do canal. Mas acessem e confiram!

• AndreMello23
    AndreMello23 Member Posts: 3 New User

De todos os vídeos com "resolvido" na capa que vi na Internet sobre este assunto, este foi o único que tem a dica que realmente deu certo.

• mpereiramendes
    mpereiramendes Member Posts: 7

Tinkerer

Tive o mesmo problema e consegui resolver no próprio nitro sense.
    Coloquei as ventoinhas no maximo e coloquei no plano equilibrado. Testei em alguns jogos e aparentemente resolveu.

• Khalebbr

Boa noite! Utilizei esse método, bem simples e prático e realmente funcionou! Pelo incrível que pareça, todos os jogos pararam de apresentar aquela queda brusca de FPS após 15 minutos de jogos. Isso por um bom tempo, até que hoje (24/12) os jogos voltaram a apresentar os mesmos travamentos com quedas de FPS repentina, infelizmente. Isso me deixa muito abalado pois eu achei que finalmente poderia jogar sem dores de cabeça. Foram longos 20 dias de muita felicidade, bom enquanto durou… Não sei mais o que fazer para solucionar o problema. Formatei a máquina novamente porém do mesmo jeito, mesmo colocando o nitro sense no equilibrado com as ventoinhas no máximo. Não sei se tem algo a ver, mas atualizei a placa de vídeo para a versão mais atual, após um dia os travamentos voltaram.