Comprei um acer nitro 5 AN517-54 com as seguintes configs:
- nvidia gtx 1650;
- 8gb RAM;
- 512gb SSD;
- intel core i5.
Fiz um upgrade completo e adicionei os seguintes componentes:
- SSD sata 2.5' 1tb kingston;
- SSD m2 nvme 1tb Fury impact;
- Memória RAM DDR4 8gb 3200mhz.
Instalei os drivers intel e da nvidia e tudo que é necessário para rodar jogos em alto desempenho, e quando instalei os jogos (CS2, Valorant, Black Desert, Albion online) começou as dores de cabeça.
Após uns 10~15 minutos jogando tranquilo com o jogo rodando liso, simplesmente da um travada e começa a apresentar congelamentos como se estivesse tendo uma queda de FPS absurda, é como se o jogo estivesse com 150fps e do nada vai para 20fps. Mesmo fechando o jogo o problema persiste, o windows fica inteiramente lento, o mouse se movendo com lentidão, e as janelas demoram 1~2 segundos para abrir.
Já tentei de tudo, botei o nitro sense no máx, mexi nas config de bateria e no geforce experience, mexi nas config do windows, desativei os aplicativos em segundo plano, enfim, mexi no que pude para rodar o notebook em desempenho máximo.
Na minha ultima tentativa formatei o windows completo, apaguei tudo e reinstalei tudo do zero, comecei a jogar e estava tudo certo, fiquei por mais de 4 horas jogando até o momento quando fui jogar black desert, passei cerca de 1 hora jogando e o problema apareceu novamente… O problema só desaparece quando faço a reinicialização do notebook.