Manuteção de sistemas
Seguem algumas dúvidas sobre necessidade de manutenção do sistema!
Eu tenho um laptop o qual tem instalado o Windows 11 pro e atualizados para a última versão do 23h2, inclusive todas as atualizações do Windows são realizadas. Este dispositivo é usado pelo meu filho para jogar e estudar. Eu vi no YouTube, alguns profissionais recomendando realizar reformatação periódica do Windows, porém não sei se existe esta necessidade ou se apenas devo reformatar se perceber alguma queda significativa de desempenho, o que no momento ainda não percebi.
Periodisticamente realizo limpeza do Windows, utilizando comando próprios do Windows tais como:
%temp%.
temp.
prefetch.
clearmgr.
Também uso o aplicativo da Microsoft PC Manager.
Não uso aplicativos de limpeza externos de terceiros.
Em assim sendo, solicito me informar se realmente é necessário realizar reformatação preventiva periódica do Windows?
Computador: Acer Nitro 5 R7WA
Melhores respostas
-
Olá @PauloD não é realmente necessário formatar exceto em casos específicos devido a infecções ou porque um aplicativo comprometeu o registro e o Windows não funciona corretamente.
No seu caso, comentarei cada ponto que você indicou:Esses dois estão corretos e você pode seguir as orientações da Microsoft:
%temp%. / temp
Isso não é necessário.
prefetch
Embora esteja correto: cleanmgr
clearmgr
Correto
Nunca use aplicações de limpeza do tipo limpador.
Uma saudação.
- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
- MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & X (alezmvp)
0 -
Ola Renan
Eu esqueci de postar, mas crio pontos de restauração nas seguintes situações:
- Sempre antecedendo a instalação de drivers ou aplicativos.
- Semanalmente independentemente de qualquer coisa
Os pontos de restauração já me salvaram em algumas situações
1
Respostas
-
Olá @PauloD não é realmente necessário formatar exceto em casos específicos devido a infecções ou porque um aplicativo comprometeu o registro e o Windows não funciona corretamente.
No seu caso, comentarei cada ponto que você indicou:Esses dois estão corretos e você pode seguir as orientações da Microsoft:
%temp%. / temp
Isso não é necessário.
prefetch
Embora esteja correto: cleanmgr
clearmgr
Correto
Nunca use aplicações de limpeza do tipo limpador.
Uma saudação.
- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
0 -
Olá, boa tarde.
De fato esses programas que limpam podem excluir algum registro e com isso corromper o sistema. No passado eu sempre utilizava mas pesquisei a fundo e não vejo a necessidade.
Além das dicas acima, eu ativaria a opção de ponto de restauração, visto que se após alguma atualização houver erros, você consegue restaurar ao ponto antes.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Fico-lhe grato pelas considerações.
Com relação ao PC Manager o uso maior é para dar boot de memória. Como uso aplicativo que consomem muita memória, como Photoshop, Figma, etc. e às vezes estou com eles abertos ao mesmo tempo que o navegador que também e um "memorautra" a RAM do meu computador fica com uma ata taxa de utilização, como exemplo 65%, 70%, 80% ou mais. Então eu dou um boot e este consumo cai.
1 -
Obrigado.
Você usa o PC Manager para ganhar tempo e melhor desempenho.Boa sorte.
0 -
Ola Renan
Eu esqueci de postar, mas crio pontos de restauração nas seguintes situações:
- Sempre antecedendo a instalação de drivers ou aplicativos.
- Semanalmente independentemente de qualquer coisa
Os pontos de restauração já me salvaram em algumas situações
1 -
Excelente então.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0