Notebook com fumaça ao conectar bateria

Boa tarde a todos, meu notebook é um Acer A315-23G-R759.

Hoje fui testar um HD de um notebook velho, como já fiz outras duas vezes.

Como sempre faço, abri o notebook, desconectei a bateria, removi a placa de rede para eu pudesse remover também um cabo flat que passa por cima do HD. Feito isso, desconectei meu HD e coloquei o outro que eu queria testar. Logo em seguida coloquei o cabo flat e placa de rede de volta ao lugar, e também conectei a bateria.

Nesse momento, a luz indicadora de energia (não de bateria), acendeu em um cor meio lilás, sendo que eu nunca a vi dessa cor, sempre azul.

Fechei a tampa e fui ligar o notebook, nada acontecia, até conectei o carregador achando que o problema seria a falta de bateria.

Nada aconteceu e a luz não apagava, decidi pressionar aquele botão que retira carga do notebook por alguns segundos e a luz apagou.

Desconectei novamente a bateria para voltar e verificar se tinha feito algo errado, mas estava tudo ok com cabos, placa e HD.

Quando conectei novamente a bateria, tanto a luz de energia e de bateria acenderam e um cheiro de queimado e fumaça começaram a subir daquela região. Imediatamente removi a bateria e isso parou.

Agora estou com ele aberto e não sei como prosseguir, não sei o que aconteceu, na terceira foto está destacado de onde veio a fumaça.

Algumas coisas que não sei se possam ter sido a causa:

• Eu usei o notebook ontem a tarde e o deixei em modo suspensão, não desliguei. Hoje quando fui mexer nele não lembrava disso e como os leds estavam desligados, nem pensei que tinha deixado em modo suspensão.
  • Esse HD é bem antigo, tentei conectar ele com uma case no meu celular antes de fazer isso e não funcionou, não sei de pode ser isso.

Enfim, alguém poderia me ajudar, por favor? Já imagino que tenha feito uma caquinha, mas queria entender o que fiz e como prosseguir para não botar fogo na máquina inteira 😔

Melhores respostas

• cabeyolanda
    cabeyolanda Member Posts: 37 Devotee WiFi Icon
    Responder ✓

Acabo de perceber que fiz minha pergunta no tópico errado, vou refaze-la no correto!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,218 Trailblazer
    Responder ✓

Olá, boa noite.

Como não se recorda se o note estava em suspensão então provavelmente havia ainda energia na placa, mesmo desconectando a bateria.

Nesse caso o ideal sempre é, após desconectar a bateria, pressionar o botão Power por uns 30s para remover toda a energia da placa.

Esse local onde saiu a fumaça, como mencionado, não tem ligação com o HD, visto que ali tem somente uma porta USB, uma entrada para fone P2 e os leds de Power e Bateria.

Não possuo tanto conhecimento técnico em eletrônica, mas me chamou a atenção esse ponto meio azulado, mas pode ser que não seja nada também.

Pois aparentemente nesse lado da placa não há nada de diferente a não ser isso, seria interessante verificar na traseira dela.

Nessa parte observei que a placa WLAN não está encaixada de forma correta, bem como o flat azul mais a esquerda, que está um pouco desencaixado.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

• cabeyolanda
    Responder ✓

Acabo de perceber que fiz minha pergunta no tópico errado, vou refaze-la no correto!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,218 Trailblazer
    Responder ✓

Olá, boa noite.

Como não se recorda se o note estava em suspensão então provavelmente havia ainda energia na placa, mesmo desconectando a bateria.

Nesse caso o ideal sempre é, após desconectar a bateria, pressionar o botão Power por uns 30s para remover toda a energia da placa.

Esse local onde saiu a fumaça, como mencionado, não tem ligação com o HD, visto que ali tem somente uma porta USB, uma entrada para fone P2 e os leds de Power e Bateria.

Não possuo tanto conhecimento técnico em eletrônica, mas me chamou a atenção esse ponto meio azulado, mas pode ser que não seja nada também.

Pois aparentemente nesse lado da placa não há nada de diferente a não ser isso, seria interessante verificar na traseira dela.

Nessa parte observei que a placa WLAN não está encaixada de forma correta, bem como o flat azul mais a esquerda, que está um pouco desencaixado.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• cabeyolanda

Bom dia, Renan!

Obrigada pela dica de pressionar o botão power antea de tudo, eu realmente não fazia isso.

Eu abri essa questão no tópico correto (https://community.acer.com/pt/discussion/695675/notebook-com-fumaca-ao-conectar-bateria) e me informaram que o problema provavelmente foi o cabo flat que liga a placa onde está o USB, como você também disse, ele estava mal encaixado na placa, e aí quando eu liguei a bateria, provavelmente houve um curto que ocasionou essa fumaça 😔

E esse ponto azul que você comentou também não tinha percebido, mas olhei fotos mais antigas e ele já estava no conector, imagino que não deva ser nada mesmo.

Aproveitando, você tem alguma recomendação de onde encontrar para comprar essa placa onde fica USB, entrada P2 e leds? Pesquisei no Mercado Livre e na AliExpress e não encontrei, não sei se há um local com mais chances de encontrar para o meu modelo de notebook, que é de 2020...

• Segue o modelo do cabo flat que faz a ligação, bem como a placa IO USB;

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD