A315-23G-R759: Notebook com fumaça ao conectar bateria

cabeyolanda
cabeyolanda Member Posts: 37 Devotee WiFi Icon
editado novembro 2023 em Laptops

Boa tarde a todos, meu notebook é um Acer A315-23G-R759.

Hoje fui testar um HD de um notebook velho, como já fiz outras duas vezes.

Como sempre faço, abri o notebook, desconectei a bateria, removi a placa de rede para eu pudesse remover também um cabo flat que passa por cima do HD. Feito isso, desconectei meu HD e coloquei o outro que eu queria testar. Logo em seguida coloquei o cabo flat e placa de rede de volta ao lugar, e também conectei a bateria.

Nesse momento, a luz indicadora de energia (não de bateria), acendeu em um cor meio lilás, sendo que eu nunca a vi dessa cor, sempre azul.

Fechei a tampa e fui ligar o notebook, nada acontecia, até conectei o carregador achando que o problema seria a falta de bateria.

Nada aconteceu e a luz não apagava, decidi pressionar aquele botão que retira carga do notebook por alguns segundos e a luz apagou.

Desconectei novamente a bateria para voltar e verificar se tinha feito algo errado, mas estava tudo ok com cabos, placa e HD.

Quando conectei novamente a bateria, tanto a luz de energia e de bateria acenderam e um cheiro de queimado e fumaça começaram a subir daquela região. Imediatamente removi a bateria e isso parou.

Agora estou com ele aberto e não sei como prosseguir, não sei o que aconteceu, na terceira foto está destacado de onde veio a fumaça.

Algumas coisas que não sei se possam ter sido a causa:

Eu usei o notebook ontem a tarde e o deixei em modo suspensão, não desliguei. Hoje quando fui mexer nele não lembrava disso e como os leds estavam desligados, nem pensei que tinha deixado em modo suspensão.

Esse HD é bem antigo, tentei conectar ele com uma case no meu celular antes de fazer isso e não funcionou, não sei de pode ser isso.

Enfim, alguém poderia me ajudar, por favor? Já imagino que tenha feito uma caquinha, mas queria entender o que fiz e como prosseguir para não botar fogo na máquina inteira 😔

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,312 Guru
    editado novembro 2023 Responder ✓

Olá @cabeyolanda,

O cabo flat do dashboard de áudio e USB e módulo WLAN aparentam estar mal-encaixados:

Respostas

• O seu computador está na garantia? O ideal seria enviar para ser analisado e reparado.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    editado novembro 2023 Responder ✓

Olá @cabeyolanda,

O cabo flat do dashboard de áudio e USB e módulo WLAN aparentam estar mal-encaixados:

• cabeyolanda
  • SE a fumaça veio daquela região, tente desconectar aquela placa filha.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • cabeyolanda

Oi, acabei de voltar aqui para comentar justamente isso, percebi que estava mal encaixado e ajustei corretamente.

Quando eu tentei ligar daquele jeito, será que houve algum curto? E será se agora com ele bem conectado é seguro tentar ligar?

• cabeyolanda

Eu removi a placa e olhando por cima não vi nada com aspecto de queimado. Mas como o amigo aí de cima disse e eu só fui ver agora, o cabo flat estava mal conectado, ele é meio chatinho. Minha dúvida é se agora é seguro ligar...

• Você pode desconectar a placa filha e bater uma foto dela do outro lado?

egydiocoelho Trailblazer

• eGomes
    editado novembro 2023

Olá,

É possível sim que isto tenha causado curto em algum CI. Num primeiro momento, faça um teste ligando seu laptop sem conectar o HDD e o módulo de áudio e USB (remova inclusive os cabos flat).

• cabeyolanda

Acabei de fazer isso e (felizmente) o notebook ligou normalmente. Prossigo agora instalando HD e o módulo 1 de cada vez?

• eGomes
    editado novembro 2023

Agora teste conectando somente o HDD. É bem provável que o módulo auxiliar de áudio e USB tenha sido danificado. No entanto, é muito mais fácil encontrar o mesmo em lojas online para realizar a sua substituição.

• cabeyolanda

Com HD também deu certo! Agora eu testo o módulo também? Ou se ligar ele pode dar algo de errado?

• eGomes
    editado novembro 2023

Ficamos felizes em saber que esteja funcionando!

Se saiu "fumaça" é porque algum CI do módulo tenha sofrido alguma avaria! Eu particularmente não recomendo testá-lo novamente, mas agora fica ao seu critério. 😉

• cabeyolanda

Entendi, vou seguir seu conselho. No mais, agradeço sua ajuda e dos outros que comentaram!

Já sabia que tinha feito besteira mas só do notebook ligar, já fico mais tranquila.

Obrigada mais uma vez pela ajuda! 😊