AN517-51-50JS: SSD aparace no Gerenciamento de Disco, mas não na BIOS
Tinkerer
Recentemente (ontem, dia 24/11/23), tentei instalar um SSD Crucial P3 PCIe 3.0 NVMe 2280 no meu notebook Acer Nitro 5 modelo AN517-51-50JS. Consegui fazê-lo em um primeiro momento, o disco reconhecido, tanto na BIOS, como no Gerenciamento de Disco. Depois, clonei meu SSD nativo com esse novo SSD instalado. Por fim, fui na BIOS para bootar o sistema operacional no novo SSD, já que tem uma frequência de leitura e escrita maior, e formatei o antigo disco. Quando reinicei meu computador (depois desse último passo), o notebook entrou em modo de recuperação. Fui na BIOS e vi que meu SSD novo não estava lá. Com isso, instalei um Windows Education com um pen-drive bootável que tinha comigo dentro do SSD nativo, que está vazio agora e, depois disso,o voltei para a BIOS para tentar bootar novamente no novo SSD, a fim de acessar meu arquivos, já que pensei que o estado de recuperação estava acontecendo por o dispositivo tentar inicializar no SSD vazio, mas quando fui ver isso, não consta meu SSD novo lá, embora eu consiga vê-lo claramente como Disco 1 no Gerenciamento de Disco, além de conseguir ver suas partições no Windows Explorer em Meu Computador. Eu gostaria de inicializar meu notebook no Disco 1, que é meu SSD novo, a fim de acessar arquivos os quais não posso perder (como alguns arquivos que se encontram na pasta Desktop e Documents). O que poderia fazer para resolver isso, para ter meu SSD novo aparecendo novamente na BIOS, a fim de inicializar o sistema nele e ter acesso aos meus arquivos nas pastas que mencionei, ou haveria alguma outra solução (se conseguir esses arquivos específicos, já poderia formatar o SSD novo e começar tudo do zero para o SSD novo, mas antes, realmente, preciso desses arquivos importantes)?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Agora, tentei iniciar o sistema somente com o SSD nativo, que havia formatado, mas ele não aparece na BIOS (quando tento iniciar o sistema, diz que não há arquivos bootáveis). Mudei o SSD nativo de slot para ver se aparecia na BIOS e não funcionou. Coloquei meu USB bootável para instalar o Windows novamente em cima daquele que já havia instalado, mas o Windoww não consegue instalar isso, embora aparece o Disco 0 com os 512 GB de armazenamento (é o espaço do SSD nativo). Não sei mais o que poderia fazer.
0 -
Bem, mais uma atualização do fiz...
Quando tenho meus dois SSD no notebook, o dispositivo reconhece um deles, que imagino ser o SSD novo (havia dito no início dessa discussão que aparecia o SSD nativo, mas como ambos tem o mesmo novo, posso ter me confundido com isso, mas certamente não me confundi quando instalei o Windows no disco que havia formatado), mas sempre entra no modo de recuperação. Com isso, vou tentar fazer uma instalação limpa do Windows em cima da partição do SSD novo para ver o que acontece (tentar restaurá-la sem perder meus arquivos).
Além disso, pesquisando um pouco mais, vi algumas pessoas falando sobre tentar carregar um drive de armazenamento (IRTS - Intel Rapid Storage Technology - Driver) quando tentar escolher a partição para instalação. Nesse sentido, tentarei fazer a instalação do Windows novamente em cima do SSD antigo carregando ainda esse driver (farei esse teste primeiro)
0 -
Ola! O SSD está aparecendo na guia de informações do bios? Quando você desconecta o SSD antigo, o mesmo problema ocorre?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá, Commodore_1995#. Boa tarde. Como vai? Sim. Ele aparece na guia informations, bem como quando coloco os dois isso também aparece (aparece no slot 0 o SSD nativo com o nome WDC PC SN520 SDAPNUW- 512G-1024, e no slot 1 o SSD novo com o nome CT1000P3SSD8, como veio na embalagem da Crucial). Imagens anexas com os dois SSDs instalados, o nativo no slot 0 e o novo no slot
Além disso, não disse aqui, mas depois que o notebook entrou em modo de restauração lá no início, pensei em deixar somente o SSD novo para ver se o notebook inicializava normalmente, já que cogitei que ele estivesse tentando inicializar no SSD nativo, o qual havia formatado, e que, por isso, estava entrando no modo de restauração. Mas, novamente, com o SSD novo instalado somente, o notebook também entrava em modo de restauração. Percebi que o que precisava de restauração era o SSD novo - pelo o que entendi, é isso o que está acontecendo. Depois, fui para o passo em que mantive somente o SSD antigo no notebook, além de ter trocado-o entre os dois slots NVMe, a fim de ver se tinha algo de errado com o slot, mas não parece que seja isso, e esse SSD nativo não aparece na guia BOOT na BIOS.
[Comentário editado para excluir número de série]
0 -
Atualização: com os dois SSDs instalados, comecei a instalação de um Windows novamente em uma partição do meu SSD nativo. A instalação ocorre normalmente. Porém, quando tentei fazer a instalação limpa do Windows em em uma partição do SSD novo (a fim de manter meus arquivos), isso não é possivel, já que precisaria entrar no sistema operacional do SSD novo, depois instalar isso com o Windows 11 no USB. Além disso, quando tentei fazer a instalação do Windows 11 com USB bootável dentro do SSD nativo (somente tendo o SSD nativo instalado no notebook), a instalação não inicia (imagino que isso ocorre porquê o notebook não reconhece o SSD nativo na guia BOOT da BIOS). Também, aquele arquivo que mencionei (IRTS Drive) não funcionou, pois quando tento carregá-lo no momento de instalação do Windows (o arquivo está dentro do PenDrive), ele não aparece para ser selecionado); pesquisei esse arquivo com base no N/S do meu modelo dentro do site da Acer, mas está disponível somente em Windows 10, o que me faz pensar que tenha sido isso não aparecer para se selecionado para carregar o drive)
0 -
O Ideal é fazer o backup dos arquivos. Depois, exclua todas as partições até ficar com espaço não alocado.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Hoje, tive outra ideia do que fazer, mas isso mudou a direção do meu problema. Com isso, irei explanar aqui o que fiz:
Como o Commodore_1995# sugeriu, fiz o backup do meu SSD novo em uma Imagem dentro de uma partição que separei no SSD nativo, mas depois vi que já poderia ter acesso àquilo que precisava por meio de uma pasta dentro da partição do SSD novo. Com isso, salvei esses arquivos necessários em um Pen Drive simplesmente copiando e colando isso, depois instalei um Windows 11 Education no SSD novo e coloquei os arquivos que necessitava do PenDrive para lá. Precisarei instalar os softwares que possuía no SSD novo agora no SSD novo com o Windows, mas isso está tudo bem para mim. Por fim, formatei o SSD nativo, o qual tinha instalado um Windows 11 Education (como explanei durante essa discussão), mas não era minha intenção usá-lo como disco de inicialização, por conta de sua velocidade inferior de leitura/escrita. Agora, quando volto para a BIOS, somente visualizo na guia BOOT o meu disco 1, o qual é o SSD novo, embora tanto o SSD nativo quanto o SSD novo aparecem na guia Information (slot 0 e spot 1, respectivamente). Sobre isso, a minha dúvida a partir de agora é esta: O que deve aparecer como SSD bootável na guia BOOT da BIOS é somente o SSD com um sistema operacional instalado (no caso, o Windows 11 Education, que instalei) ou deveria ainda aparecer os dois (Observação: o Disco 0, o SSD nativo, é reconhecido no Gerenciamento de Disco)?
Situação atual (utilizarei esses espaços não alocados do disco 0 e 1 depois)
0