Problema AN515-44-R4C8 AMD Ryzen - TPM

BrunoDelfim
BrunoDelfim Member Posts: 6

Tinkerer

Olá a todos!

Tenho a infelicidade de ser dono de um Nitro 5, modelo AN515-44-R4C8 que comprei em outubro de 2021, pois o Windows 11 tinha acabado de ser lançado e meu antigo notebook não possuía TPM 2.0, portando estava ao mesmo tempo, procurando um notebook com boas especificações, pois faço gravações de vídeo e também um modelo capaz de rodar Windows 11 e SOs posteriores. Como todos sabem, esse é um dos modelos que possuem o famoso problema com o fTPM, creio que todos conheçam, mas para aqueles que não sabem do que se trata, segue link: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-410

Bom, indo direto ao ponto, hoje em dia rodo o Windows 11 com TPM desativado, o que me causa alguns incômodos, pois ele é dispositivo de segurança e após abrir 7 reclamações do Reclame Aqui questionando o problema do TPM e perguntando se a AMD irá tomar alguma atitude para saná-lo e sempre receber a resposta que minha garantia acabou e que devo enviar ao Saldão da Informática, estou finalmente juntando forças para  [Conteúdo Removido]   pois se trata de um modelo novo que deveria ser capaz de rodar com todos os componentes existentes ativos.

[Conteúdo Removido]  

[Título editado para incluir descrição do tópico]

[Editado para excluir conteúdo não condizente com o ACUA]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru
    editado outubro 2023

Olá,

Eu acho que o negócio é chamar o Celso Russomanno da Patrulha do Consumidor! 😅

Brincadeiras a parte, é simplesmente ridículo e patético essa postura da Acer em não disponibilizar atualizações do microcódigo AGESA PI para a família Aspire 5 A515-45(G) e Nitro 5 AN515-44 series, que é responsável não só por esta falha como inúmeras outras brechas de segurança que prejudicam enormemente nós usuários!

A mais de 60 dias estou aguardando retorno de uma promessa feita pela Acer Canadá (Canal para reportar problemas de Vulnerabilidades) de que seria tomado as providências necessárias, e até hoje nada foi feito! Recentemente, tentei entrar em contato com o Suporte Técnico da Acer em Taiwan, e eles me sugeriram enviar o laptop para que um engenheiro deles pudesse dar olhada e averiguar se procede tal reclamação.

Gostaria de saber da Acer, quais são os critérios utilizados para liberar atualizações do referido microcódigo para outros produtos equipados com processadores AMD Ryzen, e para os referidos modelos acima não!? Muito provavelmente estes critérios utilizem métricas do descaso e discriminação!

Infelizmente nós usuários estaremos fadados a jogar estes laptops no lixo (pois não posso sequer vender este laptop, sob risco de me incomodar e responder por omitir vício oculto) e/ou fazer o "downgrade" e permanecer utilizando o Windows 10 com drivers obsoletos ou alguma Distro Linux. Pois chegará (aliás, já chegou….) um ponto que utilizar o Windows 11 (23H2) ficará impraticável.

Esse emoji (🤡) representa muito bem a cara de nós proprietários dos modelos Aspire 5 A515-45(G) e Nitro 5 AN515-44.

• BrunoDelfim

Tinkerer

editado outubro 2023

Olá amigo!

Concordo plenamente em cada ponto, pois cada vez que abro uma nova reclamação no Reclame Aqui espero que a Acer pelo menos assuma que o problema existe, mas infelizmente eles acham que somos palhaços e simplesmente ignoram o caso e pelo que vejo você passou pelo mesmo, uma vez que pediram para você enviar o notebook para que o engenheiro deles averigúem se o problema realmente existe, como assim??!! Basta olhar o fórum para verem que o problema existe, ou até mesmo acessarem o link do comunicado da AMD.

Quanto ao Celso Russomano, já cogitei a hipótese e talvez eu até tente entrar em contato com ele kkkk

É pouca-vergonha esse caso, pois caso a Acer não "consiga" resolver o problema poderiam pelo menos oferecerem recall e "desconto" para um novo modelo, mas nem isso eles se oferecem para fazer.

Não quero discriminar os técnicos de informática que trabalham no Saldão da Informática, mas eu trabalhei anos com manutenção e sei como funciona, e outra, o que eles poderiam fazer?

Isso está tirando meu sono, pois R$ 6.500,00 que paguei na época pelo modelo não foram achados no lixo. Comprei pelo site da Acer para "evitar" problemas, mas acabei encontrando um suporte que não pode nem ser comparado com lixo.

Eu não gostaria de passar pelo estresse que é participar de um processo,  [Conteúdo Removido] , relatando vícios ocultos.

Texto da última reclamação feita no Reclame Aqui:
    Cliente:

Olá, estou abrindo a reclamação pela terceira vez e abrirei mais alguns casos não receba uma resposta técnica a respeito da questão. Em 2021 adquiri um notebook no site da ACER, foi pago R$ 6.500,00 pelo modelo Nitro 5 AN515-44 com processador AMD RYZEN 5 serie 4000. O notebook no início funcionava bem e raramente apresentava falhas, acontece que ao fim da garantia ele começou a apresentar travamentos, travamentos esse que foram ficando mais constantes. Como trabalho com automação e computadores há 10 anos, fiz todos os procedimentos que um técnico faria para ver se conseguiria resolver o problema, porém sem sucesso, restando apenas a opção de trocar a placa, processador, gpu ou chipset, coisa que não fiz pelo fato de serem soldados a placa e precisarem de equipamento especializado para a manutenção (reballing), após um tempo fui pesquisar na internet se mais alguém possuía o problema, uma vez que o modelo é vendido amplamente e para minha surpresa me deparei com um comunicado da AMD, que começava dizendo o seguinte: Esta documentação fornece informações sobre como melhorar falhas intermitentes de desempenho em PCs selecionados que executam Windows 10 e 11 com Firmware Trusted Platform Module (fTPM) habilitado. (quem quiser ver o artigo completo, o número é PA-410), e nele é explicado que os processadores possuem problemas para trabalhar com o sistema operacional W10 e W11, porém eles se dispuseram a resolver o problema por parte deles e em determinado parágrafo dizem o seguinte: Os PCs afetados exigirão uma atualização do BIOS do sistema da placa-mãe (sBIOS) contendo módulos aprimorados para interação fTPM com SPIROM. A AMD espera que os arquivos flashable sBIOS do cliente estejam disponíveis a partir do início de maio de 2022. O tempo exato de disponibilidade do BIOS para uma placa-mãe específica depende do cronograma de testes e integração do seu fabricante. As atualizações flash para placas-mãe serão baseadas no AMD AGESA 1207 (ou mais recente). Portanto, a solução deveria ser disponibilizada em forma de atualização de BIOS pelas fabricantes de placas-mãe, e isso deveria ser feito a partir de maio de 2022, porém a última atualização de bios para o modelo existente no site da ACER é de 2021, ou seja, não tomaram atitude quanto a esse modelo de notebook.

O que me faz abrir essa reclamação e o fato de nas duas primeiras reclamações que abri a ACER disse apenas que eu deveria enviar o notebook para a parceira deles para que pudessem fazer alguma manutenção, eu não enviei, pois eu mesmo já havia feito os testes e novos testes teriam que ser pagos, sendo que se o problema for realmente a BIOS, iriam fazer o quê?
    Eu preciso que ACER me dê uma resposta técnica a respeito do problema, caso contrario terei que acionar a própria AMD para ter uma resposta dela e caso ela mesma confirme o problema, terei que entrar com processo na justiça por danos morais e por vícios de produto que impedem o uso do mesmo, cuja lei garante garantia eterna.

ACER:

Olá Bruno, boa tarde!

Conforme informado em outras oportunidades, o prazo de garantia oferecido pela Acer para o seu produto expirou. Nosso Centro Nacional de Serviços realiza reparos nos equipamentos que estão dentro deste prazo. Após o término, indicamos a empresa Saldão da Informática para realização de reparos através de orçamento.

Indicamos a empresa Saldão da Informática, a qual temos a certeza de que trabalha de forma adequada somente com peças originais, porém, isto não restringe você levar em alguma outra assistência técnica de preferência ou confiança, visto que o equipamento não se encontra mais no período vigente de garantia.

Além do contato telefônico (4199-0707 ou 0800 762 2237 Opção 2), a empresa Saldão da Informática dispõe de outros canais como: www.suportesaldao.com.br e acerforadegarantia@saldaodainformatica.com.br.

Agradecemos o seu contato e estamos à disposição para qualquer eventualidade.

Equipe Acer

0800-762-2237

www.acer.com

Espero receber uma resposta técnica respeito problema mencionado e não a respeito ao meu notebook.

Réplica Cliente:

Note que você que irá responder a reclamação precisa prestar atenção no texto. A questão é quanto ao lançamento de uma nova BIOS com correção para o problema de processadores AMD da linha 4000 com o fTPM que deveria ser lançada em maio de 2022, e que já foi disponibilizada por outras marcas e que vocês ainda não lançaram para o modelo AN515-44.

[Editado para excluir conteúdo não condizente com o ACUA]

• eGomes

Pois é amigo! Tudo isso poderia ser facilmente resolvido se a Acer tivesse um pouco de boa vontade! Mas infelizmente, muito provavelmente eles não vão fazer nada.

Eu sinceramente desisti, e olha que já tentei de tudo que era possível, e estou reunindo economias para comprar outro laptop (que certamente não vai ser da Acer).

• eGomes

Uma outra alternativa (apesar de ser totalmente inconveniente) seria tentar encontrar um módulo USB TPM 2.0 (externo) para poder habilitar no Windows 11.

• BrunoDelfim

Tinkerer

editado outubro 2023

Olha o pessoal da ACER aí, editaram a minha mensagem,  [Conteúdo Removido]  . Não querem que o pessoal que esta sendo enganado por vocês sejam informados de que essa lei existe?

Hoje entrei em contato com a AMD, segue o que me disseram:

https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/pa-410

[Conteúdo Removido]  

[Comentário editado para excluir trechos de conversa privada e trecho não condizente com o ACUA]

• BrunoDelfim

Tinkerer

editado outubro 2023

[Conteúdo Removido]  com toda certeza irei utilizar a AMD como forma de aprovar o que dizemos aqui no forúm.

[Editado para excluir conteúdo não condizente com o ACUA]

• Giulianna_Retired
    Giulianna_Retired Member Posts: 58 Devotee WiFi Icon

Olá a todos,

Obrigado pela participação. A conversa se desviou do assunto original e agora será encerrada. Caso tenham outras dúvidas ou questões, sintam-se à vontade para compartilhar em um novo tópico ou outros na comunidade.

Atenciosamente,
    Giulianna,
    Moderador da comunidade

Esta discussão está fechada.