AN515-54-574Q: Slot 2 NVMe não reconhece o SSD que veio de fábrica no Nitro 5 e está no Slot 1

mdiegot
mdiegot Member Posts: 9

Tinkerer

editado outubro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Estou com um problema no slot adicional do meu Nitro 5 AN515-54-574Q Intel Core i5 8GB 512GB SSD GTX 1650 15.6': Conforme imagem, o SSD de fábrica dele, de 512GB está em um slot por padrão, porém, quando eu mudo para o slot secundário, ele não é reconhecido pelo sistema! Não consigo nem fazer o boot uma vez que o windows está instalado nele. Abaixo, tem o próprio adesivo que fala que ambos os slots teriam suporte M.2. O que pode estar acontecendo? Pois comprei mais um M.2 e nao estou podendo usar os 2....

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,995 Guru

Olá,

Ao mudar este SSD para o slot #2, verifique se o mesmo aparece nas configurações do BIOS. Se possível, anexe aqui uma imagem!

• mdiegot

Tinkerer

editado outubro 2023

Não ele não reconhece! Segue imagens das telas de information, main e boot

[Comentário editado para excluir número de série] 

• eGomes
    editado outubro 2023

Pelo visto você possui um HDD Barracuda 1 TB (ST1000LM048) conectado no slot HDD1. Experimente fazer um teste desconectando temporariamente este flat cable, mantendo apenas seu NVMe SN530. Pois é possível que slot JSSD2 e o HDD1 compartilhem as mesmas linhas.

Baixe e instale o software WD Dashboard:

Download Software, Firmware and Drivers for WD Products

E então, verifique se não há atualizações de firmware disponíveis, pois acredito que a versão mais recente seja a 2111.3012. E pelas informações impressa na etiqueta do seu SSD WD SN530, ele está usando a versão 2111.3000.

• mdiegot

Tinkerer

editado outubro 2023

Mas então eu não posso ter 2 SSDs e um HDD? A própria Acer vende ele como Dual m2 support + 1 HDD. Baixei esse aplicativo, e a versão mais atualizada é a 2111.3000 mesmo pro meu SSD

• eGomes

O SSD funcionou corretamente no slot JSSD2, após desconectar o HDD!?

Caso afirmativo, muito provavelmente seja por limitação de design.

• mdiegot

Tinkerer

Não funciono, ao ligar o PC fica uma tela "No bootable slot", algo assim

• eGomes

Isso é um comportamento esperado caso o sistema operacional esteja instalado no HD.

O procedimento anteriormente citado é apenas para confirmar se o SSD é reconhecido corretamente no slot JSSD2 acessando as configurações do BIOS, guia "Information", sem o HDD estar conectado.

• mdiegot

Tinkerer

O sistema operacional esta no SSD que coloquei no slot 2… não no HDD. E dessa forma, sem o HDD e o SSD com o OS no slot 2 da aquela mensagem de erro

• eGomes

Neste caso faça uma inspeção no interior do socket M.2 se não há algum pino danificado e/ou utilize pincel antiestático + limpa contato para fazer uma limpeza.

Lembrando, antes de realizar tal procedimento, desconectar a bateria, pilha CR2032 e a fonte do carregador.

• eGomes

Uma outra possibilidade, necessita ser confirmado através do manual de serviço do Nitro AN515-54, este slot suportar apenas NVMe do tipo PCIe x2 e/ou SATA (como já indicado).

• mdiegot

Tinkerer

O slot é PCIe x4 e o SSD é x3, pelo o que eu entendi nao seria o problema, e com relacao a limpeza vou ver como faço pq nao tenho esse pincel… embora aparentemente nao é esse o problema.

sinceramente to quase é desistindo de usar esse slot novo e aceitar o prejuízo

• eGomes

Se você não tiver pincel estático, pode usar um pincel comum! Caso também não disponha de limpa contatos, utilize álcool isopropílico.

Vamos pedir ajuda a um dos nossos "Super Amigos" @Alejandro_AC, @egydiocoelho e @RenanVilela se um deles podem nos fazer a gentileza de confirmar no manual de serviço em relação as especificações dos slots M.2 JSSD1 e JSSD2. E se há algum tipo de restrição em relação ao uso simultâneo com o slot HDD1.

• O mesmo problema ocorre ao atualizar o bios?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Deixo aqui os dados do manual de serviço caso seja útil, não sei qual pode ser o problema:

Uma saudação.

• Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • mdiegot

Tinkerer

• Você já tentou desconectar a bateria de lition, desconectar o ssd, pressionar o botão power por trinta segundos e depois reconectar o ssd e por último a bateria?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)