Nitro 5 AN515-46-R5WF (R73070ti) Suporte máximo dos MVMe e RAMs, velocidade e frequências?

2»

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    @CwbRodrigo,

    #1 - Suas memórias DDR5 estão operando na frequência correta 2400 MHz (frequência real x 2, por estarmos falando de transferências Double Data Rate = 4800 MHz).

    #2 - Sobre a questão das memórias estarem operando em Quad-Channel, acredito que seja devido ao padrão DDR5 dividir o módulo em dois subcanais de 32-bits:

    https://www.kingston.com/br/blog/pc-performance/ddr5-overview

    #3 - Sobre a seu processador ser Retail (varejo), acredito que isso não seja problema! Pois basicamente a diferença em relação aos OEM reside: no tipo de comercialização destinado (público), embalagem (vendido em caixa) e o preço (mais elevado):

    OEM vs Retail What Is the Difference?

    #4 - As atualizações de firmware UEFI / BIOS são disponibilizadas pela Acer (vide link acima). E por incrível que pareça seu Nitro AN515-46 está usando uma versão mais recente (1.12) que não está disponível na página de suporte. Tomara que o webmaster da Acer veja e corrija isso logo!

    #5 - Sua GeForce RTX 3070 está com VBIOS desatualizado. Faça o download no link abaixo:

    Update VBIOS NVVDD EDPc setting change from 90A to 135A Geforce RTX 3060 VBIOS ver: 94.06.36.00.63

    Em seguida, continue monitorando se este problema "Power throttling" persiste. Utilizando a opção Status dos sensores da ferramenta HWiNFO.

    #6 - Uma coisa que chamou a atenção no seu screenshot, sua unidade XPG Gammix S70 Blade aparenta estar rodando em 2x. Faça o download e execute a ferramenta CrystalDiskInfo para confirmarmos esta informação.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado outubro 2023

    Em tempo, em relação ao número de lanes disponíveis no slot M.2 PCIe #2, o nobre colega @Jack22 resolveu o mistério:

    Trata-se de uma limitação por design. Muito provavelmente devido ao número de linhas PCIe disponíveis / utilizáveis no AMD Ryzen™ 7 6800H.

    Special Thanks and Credits to @Jack22 😉👍️

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Calma lá que eu me perdi aqui, eu vi no HWINFO muita porta PCIe vazia, sem nada plugado, sei lá esse tipo de coisa eu não manjo, sou dev sabe como, hardware eu só brinco de fazer upgrade (e me f0d3r tentando fazer um RAID, pra que? nada) enfim, tem lá um baita espaço para um SSD sem conexão?? Eu ouvi falar que é compatível com LPDDR5, procede?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    O seu processador (controlador de memória unificado) possui suporte para LPDDR5. No entanto é preciso confirmar se os slots DIMM da placa-mãe que equipa seu Nitro 5 AN515-46 possuem suporte para este tipo de módulo RAM.

    Vamos aguardar nossos amigos com acesso aos manuais de serviço fazer a gentileza de confirmar esta informação para nós! 😉👍

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Esse foi o dia que troquei a pasta térmica e as RAM, deveria ter aproveitado pra trocar os ssds né , mas deixa pra lá que ja passou kk, ah viu ali que eu coloquei dois thermal pads nas memórias? ajuda bastante, é de grafeno com cobre.. eu não manjo muito de hardware então qualquer buraco, na teoria, cabe algo 😁 fiz duas marcações que só vi agoraem azul

  • jeankorb
    jeankorb Member Posts: 1 New User

    uma pergunta, é possivel instalar o SSD no espaço ao lado da bateria?

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Não, hoje eu desmontei ele quase por completo, an verdade é que a única possibilidade seria tirar a placa de rede er colocar um mini Nvme formato M.2 2280, como os Intel Optane, porém teria que ser pequeno pois um tamanho normal ficaria pra fora do note, vc poderia comprar uma adpatador wifi e resoolver o problema, eu tenho dois aqui em casa, a questão éessa placa é Qifi 6e, MUITO boa, relamente otíma para notes, vale a pena? compra dois Nvme de 3Tb e seja feliz, agora que dói esse armazenamentoa amais não ser gen 4, isso dói

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Cara não sei qual foi o lance da VBIOS mas deu a louca em todos os sensores aqui, o HWINFO diz uma coisa, a GPU-Z diz outra, o Riva já não mostra informação nenhuma, sei lá, as temperaturas enlouqueceram em idle, sei lá se é pane dos sensores, mas a banda de largura da integrada ta maior que a da 3070 kkkkkkkkkkkk, fora que ela passou de DDR3 pra DDR5, tipo, WTF?? porém não perdi performance nenhuma nos jogos kkk, só uma tela ghost aqui que ta me atrasando a vida

    Ja a integrada deu um boost absurdo, tipo, irreal, a memória era ddr3 agora é ddr5 a banda de largura da memória esta maior que da 3070 TI, o clock dela ta em 5200Mhz kkkkkkkkkkkkkkkkkaté apareceram uns novos drivers aqui ATi RADEON HDMI (ATI/AMD Zen APU - Display HD Audio Controller)só que ta ruim de mexer pq ta tudo piscando aqui, vou voltar e ver se da boa, é o risco né, nem sempre tudo da boa kkk

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Cara não sei qual foi o lance da VBIOS mas zoou o plantãso aqui, nem comentar eu consigo mais

  • Lucas_Cadiz
    Lucas_Cadiz Member Posts: 2 New User

    Boa tarde. Consegui pontuações visivelmente baixas no Cinebench 23. Chegando a no máximo 12.800 (sendo na maioria das vezes bem menos que isso) pontos no multicore, sendo que outros conhecidos com exatamente esse mesmo modelo chegaram a mil pontos a mais. Sendo um batendo quase 14.000 pontos. Já atualizei chipset, bios, drivers, e uso o note elevado em uma base ventilada (Warrior verde). No CPUZ não consigo chegar a 600 no single core, e não consigo chegar a 6000 no multicore. E vejo outros colegas com esse modelo batendo mt mais que esses valores. No caso do cinebench pensei que poderia ser temperatura, mas no caso do CPUZ não, pois o teste é bem rápido, e nem chega a bater 100 graus. Todos os testes eu faço no modo Desempenho com fans no máximo, Podem sugerir algo a ser feito, que não seja trocar pasta térmica? Pois ainda está na garantia, e não queria mexer nisso, pois a placa de vídeo apresenta boas temperaturas, nunca passando de 81 graus. Obrigado.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @Lucas_Cadiz,

    Seja bem-vindo!

    Se possível anexe aqui imagens com os resultados obtidos dos benchmarks do CPU-Z e CineBench.

  • Essas informações podem ajudar:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Lucas_Cadiz
    Lucas_Cadiz Member Posts: 2 New User

    Boa noite e obrigado pelas boas-vindas e pela atenção. Seguem meus melhores resultados. Monitorando o teste no Cinebench no multicore pelo HWiNFO64, percebi que os clocks de todos os cores ficam na faixa dos 3700mhz durante a maior parte do teste. O consumo estabiliza na faixa dos 56w. E bate 100 graus logo no início do teste, que é feito no Modo Desempenho do Nitro Sense, e com fans no máximo. A temperatura na cidade tá razoável, na faixa dos 25 graus, e o notebook fica em uma base ventilada (Warrior verde) elevada, e fica numa área arejada. Chipset, bios (v1.12), Windows e drivers atualizados. Sabe me dizer se há algo que eu possa fazer para melhorar esses números? Obrigado.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @Lucas_Cadiz,

    Como você mesmo já percebeu, o benchmark do CPU-Z depende do multiplicador do clock.

    Esta temperatura de 100 °C está muito acima da temperatura de operação máxima (95 °C) suportada pelo seu Ryzen 7 6800H. E muito provavelmente isto esteja impedindo e/ou limitando o tempo de permanência na frequência Max Boost (até 4.70 GHz).

    Lembrando que o fabricante (OEM) tem total liberdade para definir e ajustar estes parâmetros com valores menores (se necessário) no firmware UEFI, por inúmeras razões.

    A sugestão seria tentar usar um base cooler (do tipo blower) e/ou substituir a pasta térmica por um composto de alta performance para melhorar a refrigeração do seu AN515-46. Algo que eu não recomendo fazer, caso seu laptop ainda esteja na garantia.

    Seus scores obtidos no Cinebench até que estão dentro do esperado:

    https://cpu-benchmark.org/pt-br/cpu/amd-ryzen-7-6800h/

    https://www.notebookcheck.net/AMD-Ryzen-7-6800H-Processor-Benchmarks-and-Specs.589871.0.html

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Pra quem tiver interesse e quiser conhecer a base refrigeradora indicada pelo nosso colega. Segue abaixo um unboxing do IETS GT500:

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    É cara mas vale a pena… Tanto a pastá térmica (uso a GC-EXTREME) quanto essa base que comprei antes dos impostos malucos ai, mas na black friday é capaz de achar por um preço razoável

  • LAMendonca
    LAMendonca Member Posts: 1 New User

    Pessoal, é verídico que esse Acer não suporta GSync? Pelo que li a usbc está diretamente conectada na placa integrada.. E o HDMI ficaria exclusivo para a 3070ti

  • Canino
    Canino Member Posts: 9

    Tinkerer

    Boa noite pessoal, e desculpa entra aqui pra tirar umas duvidas kkkk, o que vcs fizeram pra conseguir ver a temperatura do processador no hwinfo e no msi afterbuning? nesses so aparece o da vga, o do cpu so consigo ver no nitro sense