Driver de mídia necessário ao computador está faltando no AN515-57

JorgeNTC
JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
editado outubro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Bom, vamos lá. Tenho um Nitro 5 AN515-57 com um processador i5 de décima primeira geração e uma placa de vídeo 1650. Possuo os seguintes discos: um SSD m2 nvme de 512 GB, um SSD m2 sata de 120 GB e um HD de 1 TB.

Ao tentar instalar o Ubuntu no disco de 120 GB, perdi o meu Windows devido a erros nas partições. Bem, acontece nas melhores famílias, não é? No entanto, consegui instalar o Linux, que é o sistema que estou usando para escrever este post. Vale mencionar que o meu HD contém apenas jogos, nada de importante.

Quando tentei criar um pen drive bootável para reinstalar o Windows, durante a instalação, me deparei com a seguinte mensagem de erro: "Driver de mídia necessário ao computador está faltando". Isso ocorreu hoje de manhã, e agora são 21h. Juro que tentei de tudo o que sabia até agora, e a minha esperança reside em vocês e no suporte da Acer. Aqui estão as tentativas que fiz:

  1. Instalei os drivers de gerenciamento de armazenamento da Intel, chamados IRST, mas nenhum deles resolveu o problema. No entanto, ao pressionar SHIFT+F10 e usar o DiskPart no CMD, consegui ver que antes de instalar o driver, só o pendrive bootável era reconhecido, mas após a instalação dos drivers, todos os meus discos eram reconhecidos. No entanto, a mensagem de erro persistiu durante a instalação.
  2. Abri o meu notebook e deixei apenas o SSD de 512 GB conectado, mas o erro persistiu.
  3. Tentei uma gambiarra na qual entrei na parte do erro, retirei o pendrive, naveguei pelas pastas disponíveis e, em seguida, encerrei a instalação para voltar à página inicial da instalação. Recoloquei o pendrive e iniciei novamente, mas isso também não funcionou.
  4. Tentei criar uma partição bootável para instalar a partir dela, mas sem sucesso.
  5. Usei dois pendrives diferentes na tentativa de resolver o problema.
  6. Troquei a porta USB 3.0 por uma 2.0, mas meu Nitro não possui portas 2.0. O que fiz foi conectar o pendrive a um HUB USB tipo C, que tem uma porta 3.0 e três portas 2.0, mas isso também não funcionou.

Encerro dizendo que estou bastante frustrado com essa situação. Lembro vagamente que antes de atualizar minha BIOS, não enfrentava problemas desse tipo. E sim, estou utilizando a versão mais recente da BIOS disponibilizada pela Acer no site de suporte ao produto. Ah, que feriado engraçado, não é mesmo? (risos)

PS: Consigo instalar linux, consegui instalar o ubuntu dps e ate o Mint, porem imagina ter um note gamer e nao ter o windows ;-;

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓

    Eu tentei usar os IRST, e alguns que achei online, incluindo o que foi sugerido acima, mas nenhum deles resolveu o problema. No final das contas, tive que tomar uma medida extrema. Desmontei o meu laptop, retirei o SSD M.2 e o coloquei no laptop de um amigo. Instalei o sistema operacional no laptop dele e, na etapa de configuração, simplesmente desliguei o laptop e devolvi o SSD ao meu laptop. Isso evitou problemas de drivers incompatíveis entre os dois laptops. Foi uma solução meio "gambiarra", mas funcionou. Se vocês tiverem mais sugestões para esse problema, adoraria ouvi-las, pois pode ser um problema futuro para mim ou para outras pessoas. Vou entrar em contato com o suporte da Acer na segunda-feira para ver se eles têm alguma solução também.

«1

Respostas

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Ola, obrigado pela resposta, mas o tutorial ai so funciona para quem tem windows ja instalado, eu nao tenho, estou so com o linux, nao consigo fazer por ele

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Ja tentei instalar varios Drivers Intel-VMD, nada funciona, NADA, como pode ser tao dificil instalar um simples windows? por que dificultar tanto? ja tentei desligar o VMD na bios, tambem nao funciona, segunda vou atras do suporte com a Acer, eu ja tentei todo o possivel, ja acho que ha defeito na minha unidade, nao tem como ser possivel, em todos os foruns ou videos que vejo, todo mundo consegue resolver com N metodos, menos eu, bem triste e frustrado com essa situacao.

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Nessa imagem mostra que msm ao instalar o driver, nada funciona. Importante mencionar que tentei instalar os 3 drivers, e sim, o VMD tava ativo na bios.

    E frustrante ver que o sistema esta sim enxergando os discos, pois ao usar o diskpart, consigo ver sim os meus discos, bonitinhos la listado, que droga de vida em:

  • Olá! Tente isso:

    a) pressione f2 antes do logo da Acer para acessar o bios.

    b) vá na guia main, pressione ctrl+s e desative o vmd controller.

    c) salve as alterações e tente instalar o windows novamente.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    No segundo comentario eu ja havia citado que tinha tentado isso, e nao funcionou

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Eu lembro que ele veio com linux, e eu instalei o windows nele, sem complicacoes, mas dps disso eu atualizei a bios, sera que eu posso instalar a versao antiga da bios para conseguir instalar o windows?

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Nao, eu nao posso instalar o driver da bios, pois ele ta em .exe, e estou no ubuntu, e deus me livre de rodar esse .exe no wine

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Tenho certeza que segunda feira ao entrar em contato com o suporte, ele nao vao conseguir resolver, e eu vou ficar com um elefante branco, um notebook gamer que nao roda o sistema operacional "GAMER"

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado outubro 2023

    Olá @JorgeNTC,

    Você precisa converter a unidade SSD para GPT através da ferramenta diskpart, exemplo:

    select disk 2           ←— confirme se este disco selecionado é o seu SSD de 512 GB
    convert gpt
    

    Eu extrai e carreguei (no formato ZIP) o conteúdo do arquivo SetupRST.exe com o driver Intel RST que você precisa:

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Neste caso, vai ser necessário usar o comando clean para limpar o conteúdo do disco. Lembre-se de fazer backup dos seus arquivos pessoais, pois você irá remover todo o conteúdo. Exemplo:

    list disk
    select disk 2
    clean
    convert gpt
    

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    editado outubro 2023

    Nada mudou, continuou na mesma, o disco foi convertido, mas msm erro de driver

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Você desativou as opções VMD controller e UEFI nas configurações do BIOS!? Caso afirmativo, reative as mesmas!

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    A minha bios nao me permite trocar de UEFI, sempre esta na UEFI, e sim, VMD controller estava ativado

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Você descompactou o arquivo .ZIP acima em uma pasta na própria mídia de instalação do Windows!? Exemplo:

    E:\IRST_Drivers
    

    Ao selecionar a opção Carregar drivers, aponte para o local abaixo indicado e então poste aqui uma imagem com a lista de controladores disponíveis:

    E:\IRST_Drivers\Drivers\VMD
    

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Nao consigo fazer isso, diz que nao ha espaco na midia de instalacao, para resolver isso, tenho um segundo pendrive com os drivers, na hora instalar os drivers, plugo ele e instalo por ele, importante mencionar que os drivers instalam e consigo ter acesso aos discos pelos diskpart, mas nao consigo na ferramenta de instalacao do windows

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Se possível poste aqui imagens das etapas que você está conseguindo ter acesso, inclusive do comando list disk da ferramenta diskpart.

  • JorgeNTC
    JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon

    Vou citar aqui:

    1. Entro na bios, ativo o VMD, e coloco o pendrive bootavel como prioridade de boot.
    2. Apos o boot, inicio a instalacao, ele pede dados de linguagem e teclado, apos isso avanco.
    3. apois isso aparece o botao instalar agora e depois o reparar computador, vou no instalar agora.
    4. Aparece uma tela preta dizendo que a instalacao esta sendo iniciada, depois vem a parte dos erros de drivers.
    5. Procuro os driver no meu pendrive, os instalos, entro no diskpart, uso list disk para ve-los, depois uso o select disk 2, que e justamente o qual desejo instalar, depois disso faco o clean, depois o convert gpt, vai sem nenhum erro, dou exit para sair do diskpart e exit para sair do cmd, volto para o inicio da intalacao, mas continua no mesmo erro.