Acer Aspire 5 A515-54G-52C1 Travando em segundos de uso, mesmo sem programas aberto
Respostas
-
Oi @eGomes,
Então, comprei esse Notebook em 2021 para minha irmã. Então já tem uns 2 anos de uso.
Em 2022 (mas já fora da garantia) ele apresentou o mesmo problema de congelamento, mas durou só umas semanas e voltou ao normal.
Agora voltou, e já faz alguns messes que se mantem congelando.
0 -
Qual é o sistema operacional que está instalado? Windows 10 ou 11?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Oi @egydiocoelho,
No momento Win 11, mas testei com o Ubuntu 22 e também congelou.
Quando congelou por umas semanas em 2022, Era o Win 10, e parou uns dias depois de atualizar para o Win 11.
0 -
Olá @YuriNS,
Estes problemas de travamento espontâneos podem estar sendo causados por solda BGA trincada, CI do charger com mal funcionamento ou até mesmo possibilidade de teclado em curto. Acredito que o ideal seja procurar uma assistência técnica especializada em reparos para realizar um diagnóstico mais preciso.
1 -
Pode ser também algum módulo de memória ram com defeito também.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Oi @eGomes e @egydiocoelho,
Estou achando que é a unica solução, provavelmente devem trocar a placa mãe.
Vou ver como faço para mandar para a própria Acer.
Então, realizei os testes de memória que o @eGomes me indicou, tanto o da propria bios quanto o de software externo. Não apresentou nenhum problema nos resultados, testei até somente com o slot de memoria que vêm soldado na placa, e congelou tbm (então se for problema nele, não tenho como substituir para testar sem).
Mas não acredito que seja memória, pois rodando o Ubuntu no pendrive o Notebook não trava. Como rodando pelo pendrive o Notebook utiliza o processador, as memórias e a placa de vídeo, mas não usa o acesso ao SSD, então os outros componentes devem estar bons.
Como testei com 3 SSDs e um deles é o que uso no meu PC (que funciona normalmente), não acredito que o problema esteja no SSD, mas sim no acesso ou gerenciamento dele.
0 -
Você já enviou o computador para reparos?
egydiocoelho Trailblazer
Oi @egydiocoelho,
Ainda não, devo estar vendo isso durante a próxima semana.
0 -
Ok! Informe aqui o problema que eles relataram.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa tarde!
Passando para atualizar da situação do notebook.
A assistência recomendada pela Acer me retornou hoje um email com o problema encontrado e com o orçamento para reparo. Como descrito abaixo:
Falha Constatada: Placa Mãe travando - falha de BGA e GPU - sem reparo / Solução Necessária: Troca da Placa Mãe.
OBS: Prazo de importação de peça de 10 a 15 dias
Peça - Placa Mãe - R$ 3.729,00
Valor Total: R$ 3.729,00
Garantia de peças: 90 dias.Enfim, achei estranho ser essa falha, pois ele funciona normalmente quando está rodando o sistema por um pen-drive. Só travando quando o sistema roda pelo SSD M.2.
Mas de qualquer forma, não vale a pena pagar esse valor para o conserto. Visto que o valor pago na compra foi de R$ 4.400,00.
Acho que a melhor solução seria comprar um novo notebook (não da Acer) e com uma garantia maior, e utilizar esse como peso de papel 😑.
Caso alguém tenha mais alguma ideia sobre o que fazer, estou aceitando sugestões.
1 -
Oi @eGomes
Acho que vou procurar outra assistência mesmo, e ver outra opinião e orçamento.
Até pensei em comprar uma placa e realizar a troca, mas não encontrei placa disponível para esse modelo e configuração, que tenha um i5 de 10ª e uma nvidia mx250.
Se encontra-se, eu mesmo trocaria ela.
0 -
Olá VictorF,
Para manter o fórum organizado e ajudar a dar maior visibilidade à sua pergunta, evite postar em tópicos que já foram resolvidos ou estão inativos. Recomendamos que você crie um novo tópico com uma descrição detalhada de sua dúvida e o modelo do seu produto.
CamilaD
Moderadora da Comunidade
1