Com quantos graus o Acer AN515-55 começa com o thermal trotling? E mais uma dúvida.

Gustavo290X
Gustavo290X Member Posts: 11

Tinkerer

editado outubro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Eu tenho o meu Nitro 5 modelo AN515-55 a mais de 1 ano já, é o modelo com o i5 10300H e a GTX 1650.

Enquanto eu estou jogando eu monitoro a temperatura do i5 pelo Nitro Sense, e sempre fica na casa dos 80-90 graus.

Porém as vezes o i5 chega na casa dos 92-98 graus porém eu não percebo nenhuma perda de desempenho nos jogos, o desempenho continua o mesmo independente da temperatura.

Vocês sabem com quantos graus que começa o thermal troling desse Acer Nitro 5?

Eu até estava vendo alguns vídeos de testes, um cara estava testando o cyberpunk no ultra em um nitro 5 com a rtx 3070 e um i7, e a temperatura do i7 chegava nos 100 graus porém também não caia o desempenho do jogo.

Ou será que por ser um notebook gamer assim como um console tem o harware feito para alguentar altas temperaturas e assim não perde o desempenho? Como acontece nos consoles.

Eu nunca usei nenhum tipo de programa para modificar o i5, como fazer underclock, undervolt e nada do tipo, uso tudo totalmente como veio de fábrica, inclusive esses dias fiz a formatação do meu notebook.

E tenho mais uma dúvida também, eu não sei se deveria fazer em um post separado ou não, mas vou colocar aqui também.

Alguém sabe como eu posso baixar a ISO do windows original de fábrica da Acer? Quando eu comprei o notebook veio o windows original de fábrica, lembro que vieram vários papéis de parede da planet 9, uns em vermelho com o tema no nitro e etc… além de vário programas da acer.

Depois disso eu formatei o notebook várias vezes usando a iso do site da microsoft mesmo.

Porém teria algum jeito de ter esse windows de fábrica de novo?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,308 Guru
    editado outubro 2023

Olá @Gustavo290X,

De acordo com as especificações, os processadores Intel® Core™ i5-10300H possuem TJunction de 100 ºC. No entanto, o fabricante da placa-mãe pode optar por ajustar este limite com valores menores.

• Gustavo290X

Tinkerer

Entendi, então esse meu i5 irá perder desempenho ao chegar nos 100 graus.

Mas e quanto a minha outra dúvida? Sobre baixar a ISO original de fábrica? Teria como?

• eGomes
    editado outubro 2023

Olá,

Como dito anteriormente, o fabricante da placa-mãe pode optar por programar o "throttling" à partir de valores menores, exemplo: 90 ~ 95 ºC.

Sobre a ISO com a imagem da instalação original, geralmente os fabricantes costumam usar uma partição OEM (reservada) no próprio disco local para armazenar seu conteúdo.

Quem sabe uma alma caridosa aqui da Comunidade que possua este mesmo modelo, não possa fazer a gentileza de fazer o upload e compartilhar conosco estes wallpapers da planet9! 😉

• Gustavo290X

Tinkerer

editado outubro 2023

Desculpa a demora para responder, nesse caso, essa temperatura de 100 graus, seria onde o processador começaria a perder desempenho ou seria onde ele iria desligar o notebook para não esquentar mais?

Eu sei que tem meio que 2 níveis disso, no qual o primeiro o processador ou placa de vídeo iria abaixar o desempenho para não esquentar mais, e o segundo onde caso não adintasse o notebook seria desligado.

E mais uma coisa, o que significa esse "T juction"?

• eGomes
    editado outubro 2023

Olá,

Primeiramente o mecanismo de proteção vai tentar reduzir o clock para estabilizar a temperatura da CPU, caso a temperatura permaneça elevada >= aos níveis máximos tolerados estabelecidos, o sistema será desligado!

Sobre o TJunction:

• Olá! Você já tentou atualizar o bios e trocar a pasta térmica?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)