A315-53-333H Devo fazer a calibração novamente?

Carlossosres9786
Carlossosres9786 Member Posts: 190 Mr. Fixit WiFi Icon
editado setembro 2023 em Laptops

Outras vezes em que eu fiz a calibração no meu acer eu fiz de acordo com este vídeo o que eu quero saber é se na próxima vez em que eu for fazer a calibração do meu notebook deve ser novamente como esta neste vídeo ou se eu devo fazer

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

• Carlossosres9786

Eu apenas peço uma resposta curta e simples para saber se no meu acer A315-53-333H eu devo fazer de novo igual nesse vídeo ou se eu devo fazer

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru
    editado setembro 2023

Olá,

Resposta curta:

Não!

Resposta longa:

O processo de calibração era destinado as baterias antigas do tipo níquel-cádmio (NiCd). Atualmente, com o advento das baterias "inteligentes" que possuem células de íons de lítio (LIBs), as mesmas possuem um "chip" que controlam estas funções. Não sendo mais necessário realizar este tipo de procedimento. E pelo contrário do que se possa imaginar: fazer isto pode acabar danificando a sua bateria!

• Carlossosres9786

Tá deixa eu ver se eu entendi direto a sua resposta longa você me diz que na próxima vez que eu for calibrar a bateria do meu notebook não deve ser da mesma forma que está no vídeo mas sim de uma forma diferente

• eGomes
    editado setembro 2023

Olá @Carlossosres9786,

Basicamente:

1. Toda bateria possui uma vida útil limitada (em média de 3 a 4 anos), e vão apresentar sinais de desgaste com o passar do tempo;
    2. Os maiores inimigos das baterias de íons de lítio são: calor excessivo e realizar carga rápida (os Deuses da Eletrônica e Veteranos sabem muito bem, do que estou falando…🤷‍♂️🤷‍♀️🙇😅);
    3. Evite drenar toda carga da sua bateria;
    4. Para conservar a vida útil da bateria do seu laptop, mantenha o mesmo conectado na tomada (sempre que possível).

• Carlossosres9786

Olha só eu apenas pedi por uma resposta curta sobre a calibração no meu notebook e isso é por causa de um outro assunto que envolve a luz vermelha de aviso de bateria baixa no meu notebook acender que ocorre quando a bateria chega em 43% algo que ocorre a exatamente mais ou menos 40 dias o que é estranho porque a bateria foi trocada por uma nova há uns meses e você está querendo dizer que o notebook não precisa de calibração

• eGomes

Como já mencionado anteriormente, o procedimento de calibração em baterias com "smart-chip" (LIBs) não é necessário!

A única "recomendação" para realizar tal procedimento é:

a) Quando a bateria é nova e vai ser utilizada pela 1ª vez, onde recomenda-se realizar 3 ciclos de carga completa);

b) Em casos específicos, como o seu em que a bateria apresenta mal funcionamento.

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000205559/como-executar-um-ciclo-de-calibra-ccedil-atilde-o-da-bateria-em-um-notebook-dell

A bateria que você comprou é original ou genérica!? Baixe e execute a ferramenta HWMonitor para verificar o nível de desgaste da mesma.

• Carlossosres9786
    editado setembro 2023

Eu diria que é do tipo original do mesmo modelo do meu notebook é também não seja lá a razão do porque isso ocorre não apresenta desgaste eu já verifiquei e também não me venha com essa de carregar até 100% eu estou evitando deixando meu notebook carregar pelo menos até

• eGomes

Se possível anexe aqui uma imagem da ferramenta HWMonitor com resultado das leituras obtidas.

• Carlossosres9786

Aqui está e quero que saiba que a calibração foi algo sugerido por alguém que eu acho que talvez conheça Renan vileva (bom eu acho que esse é quase

• eGomes
    editado setembro 2023

Não só conheço, como admiro e reconheço o brilhante trabalho e contribuição realizada pelo nobre @RenanVilela ao longo dos anos nesta Comunidade. Assim como tenho absoluta certeza de que ele tenha recomendado executar tal procedimento, na tentativa de solucionar o seu problema! E sim, ele está correto!😉

Em relação a falha no reconhecimento dos níveis de carga da bateria do seu Aspire 3 A315-53 pelo Windows. Experimente fazer o procedimento abaixo indicado:

1. Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: devmgmt.msc <pressione Enter>;
    2. Expanda a árvore do item "Baterias";
    3. Clique com o botão da direita do mouse no item "Adaptador de CA da Microsoft", em seguida selecione a opção "Desinstalar dispositivo";
    4. Repita o passo #3 para o item "Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft";
    5. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito.

Na sequência, verifique se o seu Windows consegue reconhecer os níveis da bateria corretamente e se o referido led indicador de bateria baixa normaliza.

• A bateria está com um desgaste alto, então sua duração com toda a certeza será bem menor também, acredito que a depender das tarefeas, umas 2hs30 , por aí.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes

Caso o problema persista! É possível que esta bateria esteja com problemas. Ou até mesmo, o circuito de charger da placa-mãe do seu laptop esteja com problemas.

@Carlossosres9786 escreveu:

"e também não me venha com essa…"

Desculpe colega, mas não entendi exatamente o que você quis dizer com este trecho na sua frase!

Gostaria de esclarecer que ninguém aqui é obrigado a aceitar, acreditar, ter como verdade absoluta e/ou muito menos qualquer tipo de obrigação. A participação nesta Comunidade além de ser livre, baseia-se na troca de conhecimento e experiência entre seus participantes, contanto que haja o predomínio e prevalência dos quesitos: consideração e respeito mútuo! 😉

• Carlossosres9786

Não me venha de carregar até 100 pois eu prefiro evitar isso porque eu deixo o meu notebook carregando apenas até

• Carlossosres9786

Você tá falando do que se só de olhar pra imagem da pra perceber que o nível tá em

• Acabei me equivocando na informação de desgaste, de fato está sem desgaste, mas salvo engano é uma bateria paralela, não é?

Eu sempre recomendo usá-lo direto na tomada.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Carlossosres9786
    editado setembro 2023

Essa sugestão que você sugeriu tem possibilidade de alguma consequência

• eGomes

Olá,

Não deve causar nenhum problema! Pois, o Windows irá reinstalar estes dois dispositivos novamente na próxima inicialização.