Nitro 5 AN515-46-R5WF (R73070ti) Suporte máximo dos MVMe e RAMs, velocidade e frequências?

jeank
jeank Member Posts: 9

Tinkerer

Olá estou buscando fazer upgrade em meu novo Acer Nitro 5 AN515-46-R5WF AMD Ryzen 7 Windows 11 Home 16GB RAM 1TB SDD RTX 3070Ti 15,6" Full HD e gostaria de saber algumas especificações:


Qual é a capacidade máxima suportada de leitura e escrita nos Slots MVMe deste modelo?
Qual é a frequências máxima suportada nos slots de memórias RAM do mesmo?

Melhores respostas

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    Responder ✓

    Olá @jeank,

    De acordo com as especificações disponíveis no site da Acer, os Nitro 5 AN515-46 suportam memória RAM DDR5 de até 4800 MHz / NVMe Gen4 x4:

    https://br-store.acer.com/notebook-acer-an515-46-r5wf-r76800h-br-16gb-1tb-ssd-wnhasl64-black-156-fhd-nh-qmkal-001/p

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,159 Trailblazer
    Responder ✓

    Olá, boa noite.

    Complementando as informações do nosso amigo, esse modelo, pelo manual, foram testados um máximo de até 32GB de RAM, sendo SODIMM DDR5 4800MHz.

    Em relação ao armazenamento, possui dois slots M2, sendo um M2 Nvme Gen4x4 e o outro Gen3x2.

    Foram testadas capacidades de até 1TB de armazenamento.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado setembro 2023

    Ou seja, o que vai determinar a velocidade máxima de escrita e leitura suportadas pela unidade SSD M.2 serão: interface NVMe PCIe suportada, chip controlador, DRAM cache e tipo de memória NAND utilizado.

  • jeank
    jeank Member Posts: 9

    Tinkerer

    Responder ✓

    OK, na questão da memória eu entendi que não importa se eu colocar um pente de maior frequência a máxima que o notebook vai trabalhar por padrão é 4800.

    Agora na questão do SSD MVMe ainda quero saber qual o modelo mais rapido suportado, nao entendo nada destas informações técnicas mencionadas, quero apenas saber o seguinte, o notebook em questao consegue reproduzir velocidades maximas de leitura e escrita X?

  • jeank
    jeank Member Posts: 9

    Tinkerer

    Então de forma leiga, quero saber qual a velocidade máxima de leitura e escrita que este notebook consegue reproduzir, por exemplo caso eu coloque um ssd de leitura 7000 o notebook vai conseguir reproduzir esta leitura?

  • Em tese sim, mas por exemplo, caso houver algum programa em segundo plano realizando alguma leitura de algum dado , pode ser que dê diferença naquele momento, e um outro ponto, para um uso básico/intermediário essas velocidades, pouco ou quase nada, será sentida pelo usuário em relação a um Gen3x4, e se bobear até um Sata3.

    Em transferência de arquivos maiores aí sim haverá um ganho.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • jeank
    jeank Member Posts: 9

    Tinkerer

    Então só quero saber o suporte maximo de leitura e escrita para por exemplo, nao comprar um mvme de 7000 de leitura e o note suportar no maximo 5000, seria desperdicio de dinheiro e performasse, dai pegaria um mais lendo, e caso suporte mais, não sei, vou pegar o mvme mais proximo dos limites suportador pelo notebook, independe de usos paralelos de recursos, só falando do suporte bruto do mesmo.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,159 Trailblazer
    Responder ✓

    Como é um Gen4x4 em tese suportaria até, aproximadamente, 7000MB/s.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Resumindo, você não só pode como deve comprar uma unidade SSD M.2 Gen4x4, sem hesitação! Aliás, os Nitro AN515-46 são um dos poucos laptops que a Acer libera atualização do microcódigo AGESA e SMU.

  • jeank
    jeank Member Posts: 9

    Tinkerer

    explica melhor sobre esta atualização e o que isto melhora no notebook e se é algo q eu vou ter q fazer manualmente ou ja vai vim atualizado?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Basicamente, as atualizações do microcódigo AGESA implementam melhorias e correções para sistemas equipados com processadores AMD Ryzen.

    Na página abaixo indicada, você poderá encontrar as atualizações de drivers e firmware UEFI / BIOS, disponíveis para o Nitro AN515-46:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro%20AN515-46/downloads?suggest=AN515-46;0

    Para verificar a versão atualmente instalada em seu laptop. Pressione as teclas Win + X, selecione a opção Prompt de comando / Terminal, em seguida digite o comando abaixo indicado:

    wmic bios get biosversion, smbiosbiosversion
    

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    O Nitro 5 AN515-46 funciona com dois pentes de 32gb? Vejo que o site da Acer não é o melhor lugar para se procurar informações, segundo outros sites a velociade da RAM não estaria limitado a 4800Mhz

  • Olá, boa noite.

    Pelo manual foram testados um máximo de até 32GB Ram,. mas nesse site consta um máximo de 64GB possivelmente aceitos:

    https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-an515-46#memory

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Então, e ali constam pentes de 5600Mhz 🤷‍♂️

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Só pra deixar registrado, duas coisas, primeiro, roda sim 64Gb, segundo, vai parecer mentira, eu sei, mas eu comprei uma pasta térmica chamada GC-EXTREME e uma base refrigeradora chamada IETS GT500 (só tem na gringa), o negócio tem uma turbina embaixo, é completamente diferente das tradicionais que nãoo servem pra nada, e só para vocês verem que loucura, no modo desempenho, idle claro, com essa base no máximo, as fans do note DESLIGARAM, olhem as temperaturas

    Aqui as memórias 64Gb rodando de boas

    Só o clock que esta metade né, mas tem a questão dos multiplicadores que eu ja não entendo tão bem.. Abraços…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @CwbRodrigo,

    Ficamos felizes pelos seus resultados obtidos!

    Essa base refrigeradora aparenta ser bastante eficiente! Inclusive, alguns dias atrás nós estávamos conversando aqui na Comunidade sobre a possibilidade de algumas base coolers estarem causando "turbulência" e com isso forçar a rotação dos FANs internos do laptop. O que não deve ser problema para o IETS GT500, pois ele utiliza um sistema de ventilação do tipo "blower". O que reforça este cuidado e preocupação pela equipe responsável pelo desenvolvimento do produto. 😉👍️

    A pasta térmica Gelid GC-Extreme possui uma boa condutividade térmica! Eu uso aqui a Snowdog Husky, e consegui uma melhora nas temperaturas da CPU na casa de 3 a 5 ºC. O que já é um ótimo resultado, só pelo simples fato de substituir o composto térmico.

    Seu Nitro AN515-46 está utilizando firmware UEFI / BIOS versão 1.12 (06/15/2023)!? Porém, a página de suporte do produto informa que a última versão disponível é a 1.10 (2023/05/30). Vou comunicar aqui e pedir ajuda da @Acer-Ingrid, se ela pode fazer a gentileza de comunicar o staff para disponilibizar este firmware UEFI. Pois certamente deve trazer correções e melhorias, e consequentemente beneficiar outros usuários deste modelo:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro%20AN515-46/downloads?suggest=AN515-46;1

  • A base realmente é interessante, e também pelo filtro de poeira, pois na marioria não se preocupam com isso, e isso vai acumulando pó dentro do note, consequentemente piorando as temperaturas a longo prazo.

    Aqui ela está com preço meio salgado, achei por 79$.

    No meu Predator, em dias frios e com base, já chegou a zerar as ventoinhas também, as temperaturas marcavam em torno de 28,27º.

    Qual foi o modelo de memória que você instalou?

    Reparou ali que está em modo Quad-Channel? Já li que alguns módulos mais recentes conseguem trabalhar em DualChannel em somente uma memória, nesse caso aparentemente está ocorrendo isso.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado outubro 2023

    @CwbRodrigo escreveu:

    "Só o clock que esta metade né, mas tem a questão dos multiplicadores que eu ja não entendo tão bem.. Abraços…"

    Qual versão do HWiNFO você está utilizando!? Pois a versão v7.64 inclui melhorias na leitura de módulos DDR5.

    Se possível faça o download do CPU-Z, e então anexe aqui imagens das guias: CPU, Memory e SPD (para cada slot # que estiver em uso).

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon
    editado outubro 2023

    Vou tentar ressponder a todos. Sim, a base é muito diferenciada,nós que temos notes gamers sabemos que quase todas não servem pra nada, quando não pioram a situação, essa eu vi por acaso num canal gringo no youtube onde ele mesmo estava cansado de testar esses coolings mas ficou impressionado com esse modelo, ai eu sai na caça, vi vários reviews, (todos em inglês, ela não é popular por aqui) e todos muito positivos, levei mais de uma semana pra comprar pois como viram o preço é salgado, esse lance absurdo dos impstos estava nascendo e as que temos como referência são péssimas.. Mas resolvi arriscar e olha, todo mundo diz que esse nitro esquenta muito por conta do Ryzen e tal, o meu não passa dos 80º, melhorou MUITO o desempenho dos jogos, sem brincadeira, Forza Motorsport a 100 FPS no alto com DLSS qualidade, Horizon Zero Down a 140 FPS tudo no ultra, Starfield a 60 FPS em Atlântida kkkkk... Sobre a RAM, pessoal, faz muita diferença 64Gb ( a marca é a boa e velha Kingston) esta rodando sim em quad channel, e digo uma coisa, todos usamos por padrão a placa de vídeo integrada desabilitada para evitar gargalos, pois bem, acho que com esse tanto de memória aumentou a "VRAM" da Igpu e eu só jogo com as duas habilitadas, até criei um modo no Riva onde mostra, além das infos da 3070TI os dados da AMD também, o clock dela é bem maior que o da 3070 e usa um pouco de RAM, só, USO mesmo só em raros momentos e acho que isso ajuda na manutenção de FPS (sem aquelas quedas bruscas em alguns pontos) outra coisa, ela também tem um alto poder de cache de sombreamento por causa dos 64Gb, oq ajuda também, eu tenho outro SSD da XPG (uma pena estar num slot que não é 4.0 4x pois ele é um canhão), outra coisa que fiz, dividi os dois Nvme em duas partições, uma NTFS normal e a outra Rfes, bem mais rápida (os jogos do game pass não aceitam essa partição) então tudo que é aplicativo vai pra partição original Rfes e tudo que é jogo (Steam, Ubisoft, EA) vai pra Rfes da XPG, as NTFS ficam para o Windows o os jogos do game pass... Acho que é isso, Ah, todos os jogos mencionados estão rodando em um monitor externo QHD, com DLSS, outra coissinha que fiz, pra evitar toda hora mexer no afterburner, foi mudar o nitrosense.ini na pasta ProgramData/OEM/nitrosense, ela é oculta então ja sabem, va no gerenciador de dispositivos e veja o ID do hardware da sua placa de vídeo (3070TI é a única que é 240 se não me engano) depois embaixo vc seta os valores de overclock no modo desempenho, igualzinho faria no afterbuner, no meu caso, 140 pra RAM e 150 pra Clock da GPU. Acho que é isso pessoal, drivers atualizados , boa refrigeração, esse cara da pau em qualquer 4060, depois posto os cinebench da vida, andando junto com uns i9 ai... eGomes, esse lance da bios eu acho que baixei o chipset direto do site da AMD após ver alguns problemsa de segurança com versões anteriores, a minha é legacy e ja desisti de tentar colocar UEFI, se puder me ajudar nessa . Abraços e vamos trocando experiências para melhorar essa máquina.

  • CwbRodrigo
    CwbRodrigo Member Posts: 32 Die Hard WiFi Icon

    Eu sei, ficou uma M, maas eu tentei colocar ali o máximo de coisas possíveis, não lembrei de atualizar o HWINFO, percebi uma coisa, esta dando Power Throttling na 3070 🤷‍♂️ ( a base refrigerada não é conectada no note, outra grande diferença, direto na tomada…ee

    Boa e velha Kingston (as que estão dentro são as de 16 que eu tinha antes

    CPU-Z bench, eu vi uns melhores (o meu ta sem overclock), mas já perceberam que o processador é retail 🤔

    além da arquitetura ser diferente dos top 3 desse modelo.. Enfim, é oq tem pra hoje ne Brazil

    além de várias outras dúvidas que eu tenho, especialmente quando abro o HWINFO, muita coisa estranha ali