Notebook Acer Aspire 5 A515-56 não carrega executando tarefas relativamente pesadas

REINANSPAIXAO
REINANSPAIXAO Member Posts: 16 Troubleshooter

Eu tenho um Acer Aspire 5, que tem aproximadamente 3 meses de uso, e de uns dias pra cá ele vem apresentando o seguinte comportamento: Eu estou executando algum jogo nele (relativamente leve) e ele não carrega. A bateria consta como carregando, mas a porcentagem não sobe e nem abaixa, fica apenas fixa. E quando eu fecho o jogo ele carrega normalmente. Você sabe se isso é normal nos notebooks Acer? (Eu só jogo Minecraft nele, e uso uma base refrigerada pra auxiliar na ventilação)

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,316 Guru

Olá @REINANSPAIXAO,

Verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Aspire 5 A515-56 está atualizado com a última versão disponível (v1.35):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire%20A515-56/downloads?suggest=A515-56;1

• REINANSPAIXAO

Oi, está atualizado sim!! Inclusive efetuei a atualização hoje. E até o presente momento não resolveu.

Também já efetuei a calibração da bateria, e não obtive resultados

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,316 Guru

É possível sim que o circuito de proteção do seu laptop esteja detectando alguma condição de consumo excessivo, descarga, sobrecarga ou superaquecimento. E com isso esteja cortando o carregamento da bateria, afim de prevenir eventuais problemas.

Se possível, faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor enquanto roda seu jogo, em seguida anexe aqui uma imagem com a leitura de todos os sensores disponíveis.

• REINANSPAIXAO

Boa noite!! Aqui estão as imagens. Fiz enquanto executava o jogo Minecraft. Que é o único que costumo jogar nele, e ele executa bem tranquilo devido a sua configuração e o jogo não ser tão pesado. Mas já testei em outros jogos também, e aconteceu o mesmo. Ele parava de carregar, e só voltava quando eu fechava o jogo.

Até umas semanas atrás costumava acontecer o seguinte: enquanto eu jogava com ele na tomada, demorava um pouco pra carregar, mas ele carregava. E quando chegava em 100% ele costumava descarregar um pouquinho enquanto estava conectado

• REINANSPAIXAO

Ele carregava até 100%, e daí começava a descarregar um pouquinho. Ficava em torno de 98/96%. Mas isso é normal na maioria dos notebooks ao executar tarefas mais pesadas. Mas de uns dias pra cá ele parou de descarregar enquanto eu jogo. Se eu deixar ele carregar até 100% e abrir o jogo, ele não descarrega mais. Porém, se ele tiver um pouquinho descarregado enquanto eu jogo, ele não carrega.