AN515-46 - Como aumentar o power da GPU com carregador conectado na porta USB-C
Tinkerer
Gostaria de saber se é possível aumentar a potência da GPU quando o notebook está operando carregando pela porta USB-C ao invés do carregador original.
Na bateria, a potência da GPU é de 30W, o que não serve pra nada.
Eu comprei esse notebook pela possibilidade de cerregar via USB-C, até comprei um carregador Motorola de 68W (já que o mínimo exigido é 65).
Para minha surpresa, com o carregamento via USB-C ativo, o power da GPU é o mesmo liberado pra quando o notebook está só na bateria.
Seria possível incrementar essa potência para 60W, pelo menos? Não me importo da bateria descarregar um pouco, mas 30W realmente não permitem usar nada da GPU.
Testei com um carregador 100W da Samsung tb e mesmo assim o power da GPU ainda ficou em 30W.
Melhor resposta
-
Pressione as teclas Win + X, selecione a opção Prompt de comando / Terminal, em seguida digite o comando abaixo indicado:
wmic bios get biosversion, smbiosbiosversion
Em seguida poste aqui uma imagem com o resultado exibido.
O utilitário NVIDIA Firmware Update compara o HWID para realizar o processo de atualização. Se ele não identificar sua dGPU, ele simplesmente exibirá uma mensagem de erro.
0
Respostas
-
Creio que o Nitro Sense deveria ter um modo específico para uso de carregamento PowerDelivery.
Algo que de fato desse um uso decente para esse recurso que facilita tanto a portabilidade.
0 -
Olá @RecZero,
Infelizmente acredito que não seja possível! Pois pelas especificações deste modelo AN515-46, só o dGPU possui um TDP de 150 W.
O que só deve ser atendido, quando a fonte / carregador da bateria estiver plugada.
0 -
Carregador USB-C está plugado.
0 -
Estou me referindo ao carregador da bateria via conector DC Power Jack. Aliás, você poderia postar aqui uma foto da mesma!? Pois pelo que vi, estas fontes entregam 280W.
0 -
Esse modelo veio com qual placa de vídeo? Sobre a sua dúvida, a questão é um carregador usb-c não tem potência e nem corrente o suficiente para suprir a demanda de uma placa de vídeo dedicada. Somente a fonte de energia de 180w, 230w ou 280w é capaz de suprir essa demanda.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Por gentileza, leia a minha pergunta inteira.
É a 3070 Ti de 150W máximos
Não quero a potência toda do equipamento.
Só queria aumentar de 30W para uns 60W.
Um carregador de 100W na USB-C daria conta tranquilamente, mesmo que a bateria baixasse um pouco. Só para realmente poder usar ele sem precisar da fonte completa.
30W é a potência da placa só na bateria
Não faz sentido algum manter os 30W quando conectado um carregador USB-C de 65W ou de
Qual o sentido de não haver ganho algum?
0 -
Eu li sim a sua pergunta e ainda mantenho a minha resposta. A fonte usb-c não é capaz de fornecer potência, tensão e corrente o suficiente, para que a placa de vídeo tenha uma melhor performance. No entanto, existe uma atualização de firmware para uma placa de vídeo no site da acer:
Firmware
Update VBIOS NVVDD EDPc setting change from 90A to 135A Geforce RTX 3060 VBIOS ver: 94.06.36.00.63
Acer
2022/07/29
1.00a
6.3 MB
Apesar de mencionar apenas a rtx3060, no changelog também a sua placa de vídeo:
Você pode tentar atualizar. Mas a atualização é arriscada!
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Desculpe, mas se ela já funciona a 30w na BATERIA, como uma fonte de 100W não seria capaz de fornecer energia para uma elevação de 30W no power da GPU?
Obrigado pela mensagem sobre a atualização da placa, vou avaliar.
0 -
Isso sem falar que não estamos considerando o TDP do seu processador AMD Ryzen™ 7 6800H. Que pode chegar a 45 W (54 W, de acordo com a folha de especificações da Acer) fora os demais circuitos da placa-mãe e dispositivos. Ou seja, seguindo a linha de raciocínio do nosso nobre colega @egydiocoelho, fica fácil deduzir que o USB-PD não vai dar conta de suprir toda a demanda requerida, por se tratar de uma limitação de design.
Não estou defendendo a Acer, pois eu sou um crítico #1 deles! Devido ao péssimo trabalho e falta de suporte em outros laptops desta marca equipados com processadores AMD Ryzen. Mas tenho que admitir que os AN515-46 tem um futuro promissor (se a Acer não pisar na bola, é claro)!
0 -
A fonte não alimenta apenas a bateria e a placa de vídeo. Ela fornece alimentação também para a placa mãe e os demais dispositivos.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Ainda ninguém me explicou como a GPU fica em 30W na bateria e não consegue subir um watt sequer com um carregador adicional de 65W.
Desculpem, mas não dá pra enxergar nada de óbvio nisso.
Testei recentemente um Galaxy Book3 Utlra, que tem a 4070 com 60W.
Com o mesmo carregador de 68W, ela mantém os mesmos 60W na GPU, descarregando mais a bateria.
O óbvio, para mim, é que a Acer está limitando sem motivo aparente a GPU quando carregado via USB-C.
0 -
Você chegou a atualizar o firmware da placa de vídeo e da placa mãe? Ainda assim, apenas o adaptador de energia de 280w é capaz de fornecer energia para alimentar essa placa de vídeo.
egydiocoelho Trailblazer
Pelo aplicativo da Acer, não aparecem atualizações.
Tenho dúvidas de que só o carregador de 280W daria conta de elevar para 60W, já que a bateria sozinha é capaz de fornecer 30W para GPU.
Seria interessante postar isso num fórum gringo da Acer pra ver se algum técnico deles respondem.
Pra mim continuar óbvio que há uma limite desnecessário.
0 -
Dando uma analisada nesta folha de dados, o iGPU também possui consumo elétrico adicional (TGP - Total Graphics Power).
Tente realizar o procedimento de atualização de firmware do VBIOS, conforme sugerido pelo colega anteriormente.
0 -
O aplicativo Acer Care Center só serve para causar erros no Windows 11. Faça pesquisa através da página de suporte do produto:
0 -
Baixei a bios no site, mas a que está instalada é mais recente e nem está listada no site.
Quanto à da placa de vídeo, tenho receio pelo modelo não estar especificado na página de downloads.
0 -
Pressione as teclas Win + X, selecione a opção Prompt de comando / Terminal, em seguida digite o comando abaixo indicado:
wmic bios get biosversion, smbiosbiosversion
Em seguida poste aqui uma imagem com o resultado exibido.
O utilitário NVIDIA Firmware Update compara o HWID para realizar o processo de atualização. Se ele não identificar sua dGPU, ele simplesmente exibirá uma mensagem de erro.
0 -
CONSEGUI!
Baixei o último driver da GPU do site da Acer e também o VGA Utility.
Agora, com carregador USB-C de 100W, GPU está batendo os 115W!
Desempenho excelente na renderização de vídeo
1 -
De repente voltou para 30W.
Mas ficou uns 10 min nos 115W.
Acho pode ser algum bug no gerenciamento do Nitro Sense.
0 -
Quando você a fonte de 280w, qual é a potência alcançada pelo gpu?
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0