Porta Gigabite não recebe 1 Giga no Predator PO5-620

2

Respostas

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Este é o modem:

    O meu plano é da Live TIM de 1GB, mas no portal do roteador não exibe detalhes técnicos, apenas mudar nome de wi-fi, senha, e etc.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru
    editado agosto 2023

    @Lusanri escreveu:

    "O meu plano é da Live TIM de 1GB, mas no portal do roteador não exibe detalhes técnicos, apenas mudar nome de wi-fi, senha, e etc."

    Este modem / roteador Kaon PG447 da TIM aparenta ser um bom aparelho! Para acessar as configurações no modo avançado, experimente acessar o endereço abaixo indicado:

    http://192.168.1.1/normal
    

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Realmente está um problema estranho, e como funciona em outra máquina então pode ser que seja o driver.

    Eu ainda acho que poderia tentar criar o pendrive com algum SO para rodar direto por ele e fazer o teste, pois caso a velocidade se manter então pode ser que seja algum defeito físico.

    Pode criar também com o HirensBoot que ele sobe o Windows10, agora só não me recordo se de fato ele sobe com driver para porta gigabit.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
    editado setembro 2023

    Aqui estão as configurações

    [Editado para excluir informação pessoal]

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru

    Pressione as teclas Win + X, abra uma janela Powershell / Terminal do Windows, digite o comando abaixo:

    Get-NetAdapterAdvancedProperty -Name "Ethernet" | Format-List > NetAdaptAdvList.txt

    Em seguida, faça aqui o upload do arquivo NetAdaptAdvList.txt.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru
    editado agosto 2023

    Experimente configurar estes parâmetros nas configurações do adaptador LAN:

    Controle de Fluxo        = Desactivado
    EEE Max Support Speed    = 2.5 Gbps Full Duplex
    Gigabit Lite             = Desactivado
    Moderação de Interrupção = Disabled
    Prioridade & VLAN        = Prioridade & VLAN Desactivados
    

    No Prompt de comando (modo Admin), digite o comando abaixo indicado:

    netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled
    

    Feche esta janela e então reinicie o computador para que as alterações tenham efeito!

    Um outro teste individual que você também poderá fazer, é ajustar o Jumbo Frame, com o seguinte valor:

    Jumbo Frame = 9014 Bytes
    

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Ficou pior com as alterações feitas, variando entre 350mb e 480mb.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru

    Ao que tudo indica sua rede não se comporta de maneira satisfatória ou não suporta Jumbo Frames, desative o mesmo:

    Jumbo Frame = Desactivado
    

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
    editado agosto 2023

    O Jumbo Frame foi desativado. Às 00:22 realizei o teste e deu no seguinte resultado, após a reinicialização da máquina:

    https://www.speedtest.net/result/15105732873

    Depois, às 00:27 realizei novamente o teste, sem fazer nada na máquina:

    https://www.speedtest.net/result/15105744140

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru
    editado agosto 2023

    De preferência execute os testes de velocidade com o mesmo servidor. Nas imagens acima, é possível notar que o SpeedTest utilizou servidores diferentes.

    Lembrando que, ao realizar testes de velocidade assegure-se de que somente este computador esteja conectado na rede, afim de evitar possíveis interferências durante a aferição da velocidade.

    Experimente trocar os endereços DNS primário e secundário. Sei que pode parecer tolice num primeiro momento, mas já presenciei casos em que o DNS do ISP estava interferindo. Utilize o DNS do Google, OpenDNS, etc.

    Teste sua conexão com o nPerf:

    https://www.nperf.com/pt/

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Faça um teste colocando um ip estático, no DNS coloque 8.8.8.8 e 8.8.4.4, refaça o teste de conexão e veja.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    @eGomes e @RenanVilela , infelizmente não houve uma melhora significativa, piorou até:

    https://www.nperf.com/r/3464789299408180-Ar4aKAle

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru
    editado agosto 2023

    Olá @Lusanri,

    Se possível dê mais detalhes de quantos dispositivos você possui conectado via cabo de rede neste roteador. Caso você tenha algum aparelho que possua NIC que não seja 1 Gbps (exemplo: 100 Mpbs), a velocidade da sua interface LAN poderá ser reduzida, quando este estiver transmitindo dados na rede. Em virtude da necessidade do roteador ter que garantir e manter a compatibilidade entre todos os dispositivos.

    1. Faça o download e execute (no modo Administrador) a ferramenta TCP Optimizer;
    2. Na guia "General settings", deslize o controle "Connection Speed" até 100+Mbps;
    3. Em "Network Adapter selection", marque o item Modify All Network Adapters;
    4. Em "Choose settings", selecione o botão de seleção Optimal;
    5. Clique no botão "Apply changes" e "OK";
    6. Em seguida, clique no botão "Sim" para aplicar as alterações e reiniciar o computador.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    O programa foi utilizado, os passos seguidos, porém o mesmo problema. Realizei um teste simples de download, percebi que realmente nos primeiros 2 minutos a velocidade batia 95.mb/s e depois 31.55mb/s.

    Em anexo o arquivo das configurações realizadas.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Ainda acredito que deveria tentar fazer um teste com linuxlive ou windowstogo para sabermos se o SO atual está causando esse problema, pois aí pelo menos teríamos um norte do que pode ser o problema.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru

    Verifique na página de configuração do seu modem / roteador, opção Statistics e/ou Diagnostic. Se estão ocorrendo erros de transmissão ou perca de pacotes. Caso afirmativo, experimente a trocar a porta LAN utilizada e/ou fazer um teste com outro cabo (de preferência Cat 6).

    Experimente configurar as opções de energia para o modo Desempenho. Alguns adaptadores de rede Gigabit, possuem um recurso para processamento via vários núcleos da CPU. O que em tese, pode estar interferindo no throughput do seu NIC. Ou ainda, o recurso PCIe Link State estar causando interrupções para economizar energia.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
    editado agosto 2023

    @eGomes , cancelei o plano da Tim Live e coloquei de um provedor de rede local que é bem conhecido e bem falado (Tracecom), com plano de 800mb. E está acontecendo o mesmo problema, nos primeiros minutos chega a 850mb e logo depois não passa de 300mb. Suspeito que seja mesmo o próprio windows ou configuração da placa de rede, mesmo realizando todas as configurações.

    Estes problemas de velocidade estou percebendo apenas agora pois nunca tinha contratado um serviço de internet com uma velocidade bem alta. A máquina já veio preparada para receber tal velocidade. Estarei colocando os dados do novo equipamento. Nem mesmo sei se a Acer poderia oferecer também suporte, visto que não seria erro do usuário.

    https://www.speedtest.net/my-result/d/9cdf5cf0-63bf-40f6-9f23-489dc409398c

    TP-LINK EC220-G5

    Sobre os dados estatísticos estão aqui mostrando apenas estas informações (favor, ignorar o segundo, é o meu celular, que a princípio não interferiu nos testes consumindo apenas 1mb da banda)

    @RenanVilela ainda estou arrumando um jeito de realizar o teste com o WindowsToGo, mas estou tendo problemas em configurar, assim que eu conseguir, avisarei.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Tá ok.

    Não acho que o problema seja roteador, bem como a internet contratada, visto que em outros dispositivos a medição alcançou a velocidade do plano.

    Acho que em último caso seria interessante então realizar a formatação da máquina, apagando todas as partições e depois instalando os drivers pelo site da Acer, mas antes se possível realize o teste com o WindowsToGo ou Linux Live.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,827 Guru

    Olá @Lusanri,

    Ok, você trocou de ISP! Mas qual modem eles instalaram para você!? É Internet a Fibra ou Rádio!? Pois esse roteador da TP-Link que você mencionou possui apenas interface LAN, WLAN e WAN.

    É necessário conferir se todos os dispositivos por cabo estão operando em 1 Gbit e se os conectores 8P8C (aka RJ45) estão utilizando o mesmo padrão de crimpagem.

    O ideal para este cenário é que o modem esteja configurado como "bridge", afim de evitar eventuais problemas de latência e dificuldade de encaminhamento de portas por causa do duplo NAT.

    Outra possibilidade que não foi mencionada anteriormente. É a função QoS do modem / roteador estar entrando em ação, e com isso estar reduzindo a velocidade de transmissão de pacotes.

    Altere as configurações abaixo nas Propriedades da sua placa de rede no Gerenciador de dispositivos:

    Velocidade & Duplex   = Auto Negociação
    EEE Max Support Speed = 10 Mbps Full Duplex
    

    No Prompt de comando (modo Admin), altere novamente o parâmetro TCP AutoTuningLevel para normal, através do comando abaixo indicado:

    netsh interface tcp set global autotuninglevel=normal
    

    Em seguida, reinicie o computador e então faça um teste diferente. No qual consiste em copiar um arquivo grande (ISO, BIN, RAR, etc) de 800 MB ~ 1 GB entre as duas máquinas da sua rede que estão utilizando a interface LAN Gigabit.

    Capture um screenshot durante a cópia (utilizando a opção Mais detalhes expandida) e faça o upload da imagem aqui.

    Não vem ao caso no momento, mas futuramente você pode atualizar o firmware deste seu novo roteador TP-Link:

    https://www.tp-link.com/br/support/download/ec220-g5/#Firmware

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣