AN517-52-56PR: para de carregar bateria

Opções
13»

Respostas

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Como hoje voltou a acontecer, o note para de carregar, muitas vezes, até agora, sem parar, desinstalei o tal Adaptador CA Microsoft mas não adiantou nada, continuou não carregando, então reiniciei o micro e ele voltou a ser instalado automaticamente. O interessante é que com o note desligado a bateria carrega normalmente, foi só ligar e entrar na tela de login do Windows que voltou a parar de carregar, outra dica ?

    Sim, não deu certo, restam 30%…. é pro Note funcionar na força sem a bateria conectada ? Por que o meu não funcionou… agora o último teste que vou tentar fazer é usar esse outro carregador da Dell que tenho aqui… se não der certo… aqui JAZ um ACER.. que desejem sorte.

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Olá, estou usando outra CPU, Não achei um conector compatível, então levei o carregador / fonte pra testar e segundo o técnico não está dando carga nenhuma, ele até tentou abrir pra ver se dava conserto mas dentro é tudo colado ficando inviável qualquer tentativa de localizar e substituir algum componente, ou seja, precisa de um carreador / fonte novo de preferencia original ou de boa qualidade, alguém saberia dizer aonde eu poderia comprar (IN 110V//220V 1.9A - OUT 19,5V 6,92A - 135W) ?

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    E agora que preciso comprar outra fonte fico na dúvida se devo comprar um com a mesma potencia (135W) e amperagem (6.92A) da fonte original. Digo isso porque no meu o Acer Nitro 5 modelo N20C2 AN517-52-56PR, acrescentei um segundo SSD m2 nvme, mais outra memória RAM de 8 GB e uso ao mesmo tempo um segundo monitor conectado no HDMI, além de ter mais um HUB USB onde conecto mais um teclado, mouse e leitor de cartão externos. Talvez por isso que acabou, com esses acréscimos, pode ter estourado (ou forçado) o carregador original comprometendo sua vida útil tendo em vista que comprei o note a pouco tempo, se você somar o consumo de todos os componentes internos ultrapassa bem os 135W da fonte original, pra ter folga teria que colocar uma fonte de 190W, ou estou falando bobagem ?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções

    Esse modelo tem suporte para uma fonte de 180W também, segue o modelo:

    Na minha opinião o consumo desses periféricos são muito baixos e acredito que não devam consumir a ponto de exceder o máximo suportado pela fonte.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Legal, segundo Bard do Google:

    "O consumo de energia total do notebook é de cerca de 179 W. O consumo total de amperagem é de cerca de 7,08 A.

    É importante notar que esses são apenas valores estimados. O consumo de energia real de cada componente pode variar dependendo da marca, modelo e configuração do notebook."

    Acho que o mais seguro é optar por essa fonte de 180W 19,5V 9.23A pra evitar sobrecarga, aquecimento e estresse dos componentes como deve ter acontecido com a minha original, não acha ?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções

    É um teste a se fazer.

    Pode ver que com a utilização da GPU o consumo sobe consideravelmente bem.

    Tenho um Predator com fonte de 180W e utilizo hdmi também, aparentemente nunca senti problemas em relação a perda de desempenho devido falta de alimentação.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Tá certo, vou optar por uma de 180W no mais creio que o mais importante é comprar uma fonte de boa qualidade, o Bard sugeriu qualquer esses fabricantes:

    "A Acer recomenda uma variedade de fabricantes de fontes de alimentação para seus notebooks. Alguns dos fabricantes mais populares incluem:

    • Delta
    • Chicony
    • FSP
    • Lite-On
    • Mean Well
    • Sintron
    • Acbel
    • Flextronics
    • Salcomp
    • TDK-Lambda"

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    editado agosto 2023
    Opções

    Acredito que alguns dados inseridos estejam um pouco superestimados. Pois de acordo com a Crucial, memórias RAM DDR4 8 GB consomem em média 3 W (por módulo).

    Obviamente, que a projeção acima considera o "pior" dos cenários possíveis! Que seria todos os dispositivos / periféricos operando em "full load" dissipando potência e consumindo energia máxima prevista. Tudo o que a Indústria não quer ver nos dias atuais, em nome da eficiência energética (Green TI).

    É bom considerarmos também, que estamos comparando "diretamente" potências (W) entre hardwares que possuem tensões elétricas de operação (VDC) "diferentes". Pois ao contrário de uma fonte de alimentação (PSU) para um PC desktop, onde temos rails (linhas) com tensões dedicadas (12V, 5V, 3.3V, etc). As fontes carregadores para laptops fornecem apenas uma única tensão (19.5 VDC) em sua saída. Ficando a cargo exclusivamente da placa-mãe a responsabilidade de converter todas as tensões necessárias (5V, 3.3, CPU Vcore, Vmem, etc) através dos seus circuitos reguladores.

    A melhor maneira de verificar se a configuração atual do seu laptop está excedendo a capacidade de corrente (A) máxima suportada pela fonte do carregador, é com auxílio de uma fonte de bancada assimétrica, amperímetro e/ou multímetro.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções

    São alguns modelos que vem com esse notebook, e atendem perfeitamente.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Realmente, parece que o Bard se equivocou nesse consumo das memórias RAM.

    No fim das contas comprei mesmo a fonte de 180W 19,5V 9.23A (fabricante ACER made in China), chegou hoje e já estou usando e até agora normal, não parou de carregar e está quase em 100%.

    Como não tenho fácil essa ferramentas para medição, tentei utilizar os sensores do próprio note através do HWINFO64 para apurar algumas informações (não sei se relevantes) :

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções

    Após o carregamento faça o teste e veja se a bateria vai se portar de modo adequado.

    Na imagem pode ver que obteve um estrangulamento devido temperatura, isso faz perder o desempenho, mas engraçado que se dá ao 61º, pois normalmente esse problema ocorre quando a temperatura está próxima dos 100º.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Tudo bem hoje dia inteiro com o carregamento do note até agora. Bateria OK, apesar deu achar que desgaste dela estivesse menor ! Teria algum teste melhor pra fazer com a bateria ?

    Já esse estrangulamento aconteceu de novo (imagem abaixo)… mas agora monitorou que temperatura subiu batendo 96 graus. Pra evitar essa demora no resfriamento liguei o modo "CoolBoost" que estava desligado no Nitro Sense e agora vou acompanhar.

    Mas o que eu particularmente achei estranho foi esse "Consumo de energia total da CPU" (TDP ?) que o MAX bateu 60W (linha azul imagem acima). O limite desse processador não seria 45W ?

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções

    As vezes o pico de 60W foi devido ao TurboBoost do processador, mas é só uma hipótese, vou procurar mais a fundo se tem algo em relação. Um teste a se fazer seria diminuindo em 1% o desempenho máximo do processador (em minha assinatura cito essa dica), pois nesse caso o TurboBoost não é "ativado", aí conseguiria monitorar se ficará em 45W o TDP.

    Em relação a bateria está com um nível até alto de desgaste, mas vai muito do uso.

    Desconheço outro teste a se fazer. Na realidade tem um do próprio Windows que gera um arquivo, não custa tentar:

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Commodore_1995#
    Opções

    Antes de trocar a fonte, tente atualizar o bios para a versão mais recente: https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/AN517-52/downloads?suggest=an517-52;0

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Valeu, mas essa atualização foi uma das primeiras que fiz (está inclusive informada aqui), não teve jeito, tive que comprar, estava mesmo com problema a fonte, tudo ok, até agora, creio que foi resolvida pergunta inicial e podemos fechar esse tópico.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,754 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Então a troca da fonte resolveu o problema?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Sim, a troca da fonte resolveu o problema!