Acer Aspire 5 A515-45-r760 - Notebook não liga a tela

Ghost_soldier
Ghost_soldier Member Posts: 4 New User

Olá. A mais ou menos 3 meses depois que comprei o notebook (), ele começou a ter problemas na inicialização, ele as vezes ligava a tela e depois de um tempo desligava, ou as vezes iniciava o sistema, mas sem ligar a tela, a tela ficava toda preta, não nada vídeo e acendia normal o led indicador azul. E a agora a mais de 10 meses o notebook, não liga mais a tela e eu uso ele através da porta HDMI conectada em uma TV e funciona tudo normal, exceto o display que não é nem reconhecido no aparelho

O que eu tentei fazer e não resolveram o problema:

• Testei notebook desconectado.
  • Segurei o botão power por 60 segundos.
  • Resetei a bateria pelo orifício embaixo do notebook.
  • Resetei a BIOS para as configurações de fábrica.
  • Carregar toda a bateria do notebook.
  • Atualizei a Bios para ultima versão V1.13
  • Desconectei e conectei a memória ram

Detalhes sobre o notebook:

• Não houve alteração de hardware do notebook, apenas acrescentei um SSD sata de 256gb
  • O notebook está em dual boot com Windows 11 versão 22H2.
  • O notebook tem mais de 1 ano de uso. Já saiu da garantia
  • Os drivers estão todos atualizados
  • Fora o display do notebook tudo está funcionado perfeitamente, inclusive a webcam

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓

Basicamente o diagrama de um placa, referente ao led é assim:

a ponte norte hoje é integrada ao processador. Basicamente é um diagrama similar a esse:

Veja que o processador com ponte integrada controla as tensões para os soquetes das memórias e também as saídas do conector edp e o display.

Então, eu vejo as seguintes possibilidades.

a) ou está faltando alguma tensão contínua nos pinos que você conecta o cabo edp na placa mãe.

b) ou o cabo edp está com problemas.

c) ou o inversor do display ou o blacklit do display está com problemas.

d) ou o próprio display está com problemas.

É necessário ter o esquema elétrico para saber que tensões tem que chegar no conector edp. Além disso, tem que ligar o carregador e aterrar a ponta preta do multímetro. Talvez a melhor solução, seria enviar para algum técnico para analisar.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Olá! Isso pode ser um problema no cabo edp, no inversor ou no próprio display. Experimente desconectar a bateria de lition e o cabo edp:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru
    editado julho 2023

Olá @Ghost_soldier,

Bem vindo ao clube dos proprietários insatisfeitos com a famigerada e problemática série Aspire 5 A515-45(G), feita igual a cara da Acer! 😡

Pela sequência de inúmeros procedimentos que você tentou realizar, ao que tudo indica seu A515-45 está com algum problema no display interno, cabo flat (eDP) ou defeito de hardware mais grave! Neste caso, seria interessante você procurar uma assistência técnica especializada em reparo de laptops.

• Ghost_soldier

Desconectei os cabos da imagem, depois os conectei, retirei a pilha da BIOS pra fazer um reset nela, e nada, não deu certo, o problema ainda continua

• Você entende de eletrônica? Você tem um multímetro? O seu notebook está na garantia?

egydiocoelho Trailblazer

• Ghost_soldier
    editado julho 2023

Eu tenho um multímetro mas entendo pouco de eletrônica. E o notebook já saiu da garantia

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    Responder ✓

Basicamente o diagrama de um placa, referente ao led é assim:

a ponte norte hoje é integrada ao processador. Basicamente é um diagrama similar a esse:

Veja que o processador com ponte integrada controla as tensões para os soquetes das memórias e também as saídas do conector edp e o display.

Então, eu vejo as seguintes possibilidades.

a) ou está faltando alguma tensão contínua nos pinos que você conecta o cabo edp na placa mãe.

b) ou o cabo edp está com problemas.

c) ou o inversor do display ou o blacklit do display está com problemas.

d) ou o próprio display está com problemas.

É necessário ter o esquema elétrico para saber que tensões tem que chegar no conector edp. Além disso, tem que ligar o carregador e aterrar a ponta preta do multímetro. Talvez a melhor solução, seria enviar para algum técnico para analisar.

egydiocoelho Trailblazer

• Ghost_soldier

Certo, entendi! Vou encaminhar pra um técnico e listarei esses possíveis problemas, pra dá um norte a ele. Muito obrigado pela ajuda