AN515-57-52LC : Problema com memórias o clock do processador despenca para 0.19ghz

Opções
NuBlartz
NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
editado agosto 2023 em Gaming - Predator e Nitro

comprei 32gb de ram da Hiperx para o nitro 5 AN515-57-52LC e quando coloco os 32gb e abro algum jogo ele roda tranquilo sem gargalos e travamentos mas depois de alguns minutos simplesmente o clock do processador despenca para 0.19ghz, mas quando retorno a memória original ele volta ao normal nos jogos teria alguma solução pra isso? outra coisa, quando coloco uma memória de 4gb da crucial q tenho aq junto com a de 8gb da adata (original dele) ele fica de boa também, poderia ser alguma incompatibilidade?

[Título editado para incluir modelo do produto]

«1

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    Opções

    Olá @NuBlartz,

    Você já verificou se o BIOS do seu AN515-57 está atualizado com a última versão de BIOS disponível (1.19)!?

    Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z. Em seguida anexe aqui uma imagem ou vídeo das guias: CPU, Memory e SPD para cada um dos seguintes cenários abaixo indicados (de preferência, antes e depois que você perceber esta queda de desempenho ao rodar jogos):

    • Com os módulos de memória RAM originais, 8 GB (ADATA) + 4 GB (Crucial);
    • Com os módulos de memória RAM de 32 GB (HyperX) + 8 GB (ADATA).

    Experimente realizar testes alternando a ordem de instalação dos módulos de memória:

    1. Apenas com o módulo de memória de 32 GB, em cada slot;
    2. Com o módulo de memória de 32 GB (HyperX) no slot #1 e 8 GB (ADATA) no slot #2;
    3. Com o módulo de memória de 8 GB (ADATA) no slot #1 e 32 GB (HyperX) no slot #2.

    É possível também que este problema esteja causado por incompatibilidade caso o módulo de memória HyperX possua perfil XMP. Pois é sabido que alguns laptops não são capazes de lidar corretamente com estes perfis destinados a overclock.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    @eGomes A BIOS está sim atualizada para a versão 1.19 e me perdoa mas são dois pentes 2x16gb da hiperx 3200mhz, teria algo que eu poderia fazer, e como olho se as memórias são xmp? e o módulo crucial não é original, a original é a ADATA 8gb3200mhz. Desculpa por não ter dado essas informações

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    Opções

    Agradecido pelas informações complementares!

    Conforme solicitado anteriormente via CPU-Z e/ou poste aqui uma foto (nítida) da etiqueta com o part number destes dois módulos de memória HyperX.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    editado julho 2023
    Opções
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    Opções

    Olá @NuBlartz,

    Sim, de acordo com o datasheet da Kingston seus módulos de memória possuem perfil XMP:

    HyperX HX432S20IB2/16 (datasheet)

    Seu problema é idêntico ao caso postado no tópico abaixo indicado:

    É bem provável que isto esteja sendo causado por algum bug de firmware UEFI / BIOS.

    Eu recomendaria você tentar entrar em contato com o Suporte técnico da Acer. Mas sinceramente, acho muito pouco provável que eles façam alguma coisa! Pois a Acer além de ser uma Empresa irresponsável, não gosta muito de liberar novas atualizações de BIOS para seus laptops.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    editado julho 2023
    Opções

    Poxa man, mas muito obrigado ai pela atenção, eu já estava pensando em enviar ele para a garantia mas como é um problema nas memórias que eu instalei acho que eles não resolveriam muita coisa como vc mesmo disse, mas teria algum modelo específico que não seja XMP para por no meu note? agradeço

    E se eu instalar uma outra versão da BIOS resolveria o problema?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    Opções

    Sim, nos links abaixo indicado você poderá encontrar:

    Crucial:

    https://www.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-an515-57-59ey

    Kingston:

    https://www.kingston.com/en/memory/search/model/104696/acer-nitro-50-n50-620-xxx

    Ou até mesmo da ADATA, Corsair, Hynix ou Samsung.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções
  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    cara eu testei outra memória da Kingston que eu tenho aqui, e ela não é XMP mas deu o mesmo problema

    segue abaixo o código dela

    KVR24S17S8/8

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    editado julho 2023
    Opções

    Olá @NuBlartz,

    Como solicitado anteriormente:

    a) Faça o download e execute a ferramenta CPU-Z. Em seguida anexe aqui uma imagem ou vídeo das guias: CPUMemory e SPD para cada um dos seguintes cenários abaixo indicados (de preferência, antes e depois que você perceber esta queda de desempenho ao rodar jogos);

    b) Vamos verificar se não estão ocorrendo problemas de "throttling" por causa da temperatura. Faça o download e execute a ferramenta HWMonitor, em seguida anexe aqui imagens com resultado obtido da leitura de todos os sensores.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    Mano, não dá pra prever já que não acontece dentro de um tempo determinado

  • andreobotelho
    andreobotelho Member Posts: 2 New User
    Opções

    a CPU baixar pra menos de 1 ghz é tipico de "throttling" como o eGomes falou, provavelmente colocar mais ram e dual channel liberou todo o potencial da GPU e está puxando mais performance da CPU que a placa mãe e o sistema de resfriamento pode forncecer, tenta fazer o teste usando o HWmonitor pra ver se ta dando trava de alta temperatura, se for isso só usar uma base ventilada e se não resolver mesmo assim ainda tem a opção de limitar o power da CPU, vai reduzir os fps mas ao menos não vai travar mais.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    Opções

    @NuBlartz escreveu:

    "Mano, não dá pra prever já que não acontece dentro de um tempo determinado"

    Assim fica difícil ajudá-lo, se você não nos fornecer os "feedbacks" necessários. 😉

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    O note não tem 2 meses de uso e eu real achei que poderia ser throttling e sim, diminui para 99% de energia máxima do processador, o processador não passava de 65 graus e acabou que aconteceu dnv, mas desta vez estava com as memórias da hyperx, então como o @eGomes disse eu desconfio que sejam as memórias, mas mesmo com uma da kingston que tenho aq, e outra da SMART tbm deu a mesma coisa, então não se é algum erro de BIOS que quando o processador é colocado em estresse o sistema meio q despenca o clock dele, e outra que pelo oq eu já vi sobre casos de throttling e tive um note que sofria disso, mas nunca acontecia do clock literalmente despencar para 0.19ghz, ele sempre ia baixando devagar para ir meio que estabilizando com a temperatura e nunca ficava abaixo do clock base, sempre entre o clock base e o clock turbo

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    editado julho 2023
    Opções

    vou tentar gravando um video e tirar prints, até essa semana mostrando os testes pelo HW e CPU-Z @eGomes

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    editado julho 2023
    Opções

    Este problema de clock travado em 0.19 GHz nas CPUs Intel pode estar sendo causado por:

    1) Firmware UEFI / BIOS com bug;

    2) Temperatura excessiva (Tj Max) da CPU: que pode ser resolvido de maneira simples, mantendo o laptop afastado da superfície (em 5 a 10 cm) ou instalando um Base Cooler;

    3) Consumo elétrico (corrente/A) excedendo o limite da fonte do carregador e/ou do circuito VRM da placa-mãe: por condições de uso extremo da CPU:dGPU. Um exemplo disso, é usar a ferramenta ThrottleStop para contornar (bypass) o limite de tempo de execução do Turbo Boost, com intuito de extrair mais performance da CPU e consequentemente, ganhar mais FPS. Entretanto, o próprio desenvolvedor da ferramenta recomenda utilizar um aparelho Wattímetro ou Amperímetro para monitorar se o consumo elétrico não está excedendo a capacidade da fonte e/ou do circuito de alimentação;

    4) Carregar bateria durante a execução de jogos: isso pode causar uma sobrecarga na fonte do carregador e/ou circuito do charger. Aqui mesmo na Comunidade, há inúmeros relatos e recomendações para fazer a recarga da bateria preferencialmente quando o mesmo estiver desligado;

    5) Fonte do carregador insuficiente e/ou com defeito: algo pouco provável de acontecer, porém não é impossível! Podendo ser necessário optar por uma fonte de maior potência (W) / corrente (A);

    6) Fast startup: vide relato abaixo:

    https://forums.tomsguide.com/threads/performance-drop-and-cpu-stuck-at-low-clock-speed.211574/#post-784389

    7) Necessidade de reinstalar o driver da CPU (amdppm.sys / intelppm.sys).

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    editado julho 2023
    Opções

    vou testar o fast startup, mas aqui está as informações q vc pediu

    Antes de despencar o clock, sem jogo aberto, sistema recém iniciado:

    Momento em que o clock despenca logo após alguns minutos de jogo:

    Com o modo CoolBoot ativo, mas mesmo se eu por no máximo as fans baixa a temperatura mas só demora um pouco mais para acontecer o problema. E sim o notebook está e sempre esteve elevando um pouco mais de um palmo da mesa

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    fiz o teste com a memória original do note ADATA 8gb 3200mhz

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,998 Guru
    editado julho 2023
    Opções

    Acredito que seus "screenshots" tenham matado a charada, reforçando a tese, de que: "laptops podem não ser capazes de lidar com módulos de memória RAM com perfil XMP".

    Seu i5-1140H está atingindo frequências muito acima das especificadas para o Turbo Max (4.50 GHz). Não que eu duvide do potencial destes processadores, mas seja necessário alterar o VCore para estabilizar nestas condições! Provavelmente isto esteja ocorrendo por bug no firmware UEFI / BIOS, módulos de memória com perfil XMP ou software de terceiros que esteja alterando o Bus Speed de 100 MHz para 133 MHz:

    45 x 133 MHz = 6033 MHz
    

    Talvez se você conseguir travar a frequência do Bus Speed em 100 MHz, você consiga usar seus módulos HyperX.

  • NuBlartz
    NuBlartz Member Posts: 16 Troubleshooter
    Opções

    e como eu faria isso? e nesses prints eu só estava com a memória ADATA 8gb 320mhz original do note

    mas poderia mesmo ser  software de terceiros que esteja alterando o Bus Speed de 100 MHz para 133 MHz

    pois eu já o formatei por pen drive vária e várias vezes, achando que poderia ser um problema de software