Erro de memória em dual channel no Acer Nitro 5 - AN515-57
Fala rapeize,
o meu problema é incomum e é o seguinte:
Em dezembro de 2022 eu comprei um Acer Nitro 5 - An515-57(Core i5 11400h + GTX 1650 + 8GB de Ram …)
→ Exatamente este aqui ←
E comprei um par de memórias FURY Impact 8GB SODIMM DDR4 3200Mhz - KF432S20IB/8
→ Exatamente esta aqui ←
Instalei e fui usando normalmente. Quando comecei a usar um programa que exigia processamento e o uso das memórias começou a dar tela azul.
Rodei, rodei, até fazer o teste de Memória do Windows e o Memtest86. Acusou erros nos testes.
Retirei uma e fiz os testes novamente e não acusou nenhum erro. Testei ambas as memórias, separadas, em ambos os slots e nenhum erro foi detectado.
Recoloquei elas e fiz o teste e acusou erro e tela azul quando o uso é intensificado no Windows.
Testei o par de memórias Fury impact em um Lenovo de um parente e não acusou nenhum erro.
Fiquei pensando, deve ser problema na placa mãe. Retirei a segunda memória e segui usando.
Recentemente o meu notebook deu um problema e não estava dando vídeo. Mandei para a assistência técnica e eles trocaram a placa mãe.
Quando voltou eu recoloquei as memórias e continuou apresentando erro nos testes e tela azul no Windows após uso intensificado do processador e memória. Retirei a outra e estou usando apenas uma sem problema algum, nada, uso intenso do processador e uso da memória e nenhum problema sequer.
A pergunta que eu faço, alguém já teve esse problema e conseguiu resolver?
Obrigado.
Respostas
-
Olá @AndrésdMoraes,
Você já verificou se o BIOS do seu Nitro 5 AN515-57 está atualizado com a última versão de BIOS disponível (1.19)!?
0 -
Sim, ambas as placas mãe, a que veio com o notebook e a nova que foi trocada pela Rom Tecnologia.
0 -
Sim, atualizada.
0 -
Se os módulos de memória em questão estão funcionando perfeitamente em outro equipamento, e se o problema só ocorre quando seu AN515-57 está com os dois slots ocupados. Existe a possibilidade de que o slot de memória da placa-mãe do seu laptop esteja com problemas.
Veja se você consegue executar a ferramenta CPU-Z com estes dois módulos de memória RAM instalados, em seguida anexe aqui imagem das guias: Mainboard, Memory e SPD (para cada slot # ocupado).
0 -
Olá, boa noite.
Poste os prints que o nosso amigo pediu para que possamos analisar.
A placa mãe não tem suporte para um recurso chamado XMP que é o overclock automático das frequências (presente nesse modelo de memória) , então pode ser que tenha algo relacionado a isso.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Improvável, já que as memórias funcionam sem apresentar erro independente do slot que estejam desde que não estejam juntas. Elas foram testadas em separado em duas placa mãe(A que veio com o notebook e a que voltou do reparo) e em outro notebook.
0 -
"…deve ser problema na placa mãe. Retirei a segunda memória e segui usando.
Recentemente o meu notebook deu um problema e não estava dando vídeo. Mandei para a assistência técnica e eles trocaram a placa mãe.
Quando voltou eu recoloquei as memórias e continuou apresentando erro nos testes e tela azul no Windows após uso intensificado do processador e memória. Retirei a outra e estou usando apenas uma sem problema algum, nada, uso intenso do processador e uso da memória e nenhum problema sequer."0 -
Improvável duas placa mãe novas.
O notebook não funcionaria se fosse isso.
0 -
Eu testei as memórias separadas em ambos os slots e funcionam normalmente.
0 -
Improvavel, as memorias funcionam sem erro em qualquer dos dois slots desde que estejam sozinhas. Eu testei as duas separadas em cada slot e funcionam perfeitamente, juntas que ocasiona os erros de memorias. E outra, estou na segunda placa mãe(nova), como relatei no inicio do tópico. É um problema que não encontrei solução procurando por casos idênticos/similares. Eu vou ter que comprar uma memoria de 32GB(Qta razoável para meu uso) e usar em single se ninguém aqui tiver um relato de superação deste caso peculiar.
0 -
Então, é como eu disse, a placa mãe não dá suporte, tanto é que na Bios não há nenhuma opção para selecionar qual será a frequência utilizada pela memória.
Alguns usuários conseguiram utilizar com essa memória e não apresentou erro, do outro lado houveram casos em que não funcionou, tanto em somente um slot ou nos dois.
Faça um teste, em um slot apenas verifique com o CPU-Z qual é a frequência em que o módulo está atuando, e depois utilizando os dois slots também.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Não faz sentido o que você disse, se a placa mãe não desse suporte o notebook não daria imagem ao ligar. As duas memórias funcionam em ambos os slots de memória sem apresentar erro desde que estejam sozinhas, juntas apresentam erro. E o erro é no teste de sleep, esse teste é tipo colocar as memorias em sleep e depois verificar se os dados contidos nelas foram alterados, e são, e só ocorre isso com a dupla em dual channel, em single elas funcionam normalmente.
0 -
Sim, mas o que explicaria funcionar em alguns modelos e em outros não?
Não tem uma lógica.
Eu acredito que em dualchannel possa estar ocorrendo de os módulos trabalharem em uma frequência menor, por isso seria interessante verificar com o CPU-Z como está o funcionamento, tanto Single como Dual.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Quando estão em Dual Channel elas trabalham em 3200mhz(Eu cheguei a reduzir até 21XXmhz) mas não parou de apresentar erros. Retirei e testei uma por uma e não apresentou erros. Os slots estão funcionando, caso contrario não daria imagem no notebook e a placa mãe oferece suporte a JDEC/XMP e essas memorias funcionam nos dois sentidos. Estou pesquisando no Reddit para ver se acho alguém com o mesmo caso na gringa.
0 -
Você conseguiu reduzir a frequência dos módulos?
Por padrão o JEDEC é praticamente aceito em todos os modelos, visto que é o padrão.
Sei que pelo CPU-Z mostra em qual perfil está atuando, a questão seria entender se em dual está como XMP e em single como JEDEC, aí não saberia dizer visto que não tenho um modelo aqui pra testar.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Consegui, fui descendo de 3200 para baixo realizando o teste de memoria do Windows em cada frequencia, só não fui abaixo de 2000mhz.
0 -
Ou operando com timmings diferentes do recomendado pelo fabricante. Por isso que seria interessante postar aqui os screeenshots solicitados…
0 -
Não está. E eu terei que colocar o pente novamente. No Reddit encontrei um gringo com o mesmo problema com a configuração i5 12500H Rtx 3050. Pode ser problema da comunicação com processadores i5.
0 -
Pronto, vocês venceram.
3 -
É estranho que a informação que precisávamos não está marcando (dram frequency).
De todo caso no Gerenciador de Tarefas. aba Memória mostra em qual frequência está atuando, consegue ver?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0