E5-571G-760Q: Máximas frequências de memória ram suportadas.

Neto_1989
Neto_1989 Member Posts: 10

Tinkerer

editado junho 2023 em Laptops

Olá, tudo bem? Espero que sim! Tenho duas dúvidas sobre a frequência máxima suportada por dois modelos de laptop da série Aspire:

1-) Gostaria de saber qual o valor máximo de frequência de memória RAM suportado pelo E5 571G 760Q, pois, pelo software CPUZ ele está operando a 800 MHz. Atualmente, ele está com configuração de fábrica - dois pentes de 4Gb cada - e eu gostaria de expandir a memória RAM para 16Gb. Já encontrei aqui no fórum que a RAM desse modelo pode ser expandida até 16Gb. Ele suportaria dois pentes de RAM de 8Gb operando em 1600Mhz (PC3-12800)?

2-) Gostaria de saber qual o valor máximo de frequência de memória RAM suportado pelo Aspire 4745, pois, pelo software CPUZ ele está operando a 667 MHz. Atualmente, ele está com configuração de fábrica - dois pentes de 2Gb cada - e eu gostaria de expandir a memória RAM para 8Gb. Já encontrei aqui no fórum que a RAM desse modelo pode ser expandida até 8Gb. Ele suportaria dois pentes de RAM de 4Gb operando em 800Mhz (PC3-12800)? Pelo CPUZ consta que os pentes de RAM desse modelo são PC 10700.

Em anexo deixo os prints de tela do software CPUZ para ambos os casos.

Desde já muito obrigado.

Atenciosamente.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer
    Responder ✓

Olá, bom dia.

Em relação a primeira pergunta, o processador suporta DDR3 ATÉ 1600MHz, no caso os 800 que aparecem é só multiplicar por 2x que chegará nos 1600, veja só:

No caso o upgrade seria na configuração 2x8GB.

Em relação a segunda pergunta, consegue postar um print da aba CPU?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Neto_1989

Tinkerer

editado junho 2023

Olá, bom dia Renan, tudo bem?

Obrigado por me esclarecer a questão da máxima frequência suportada pelo modelo E5 571G 760Q. Bom, após o teu comentário e analisando novamente o print do CPUZ, notei que na configuração atual os dois pentes de memória RAM que operam não estão em dual channel. Observe o campo "Rank": no mesmo está descrito single e não dual. Será por isso que a memória RAM opera em 800Mhz? Segue novamente o print:

Agora, em relação ao modelo Aspire 4745, segue um print da tela do CPUZ com as informações do processador, um Intel i3 que imagino ser de primeira geração (este notebook foi adquirido novo em março de 2011). Conforme solicitado:

Enfim, meu desejo é expandir a memória RAM de ambos os modelos e, caso for possível, também instalar um SSD para melhoria do desempenho geral de ambas as máquinas. O modelo E5 571G pertence a mim é ano/modelo 2014/2015. Já o Aspire 4745 pertence a minha esposa é ano/modelo 2010/2011.

Observação: gostaria de saber se os dois pentes de 4Gb memória RAM do E5 571G (DDR3L PC3 12800), que serão substituídos por dois pentes de 8 Gb a 1600MHz, poderiam ser colocados no Aspire 4745 (DDR3 PC3 10700)?

Desde já agradeço a atenção dada, a celeridade nas respostas e clareza nas mesmas.

Atenciosamente.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer
    Responder ✓

Em relação aos Ranks dê uma lida nesse tópico que vai entender melhor: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1569905-qual-diferen%C3%A7a-de-memoria-ram-single-ou-dual-rank/

Em relação ao Aspire 4745 está equipado com um processador I3 330M que suporta um máximo de 8GB (na configuração 2x4GB) SODIMM DDR3, com frequência máxima de 1066MHz,

Um porém, o SO precisa der 64bits para reconhecer os 8GBs totais, do contrário reconhecerá apenas 4GBs.

Em ambos os modelos colocando um SSD Sata3 de 2.5" o desempenho deve melhorar bem para um uso mais básico (pacote Office, navegadores, etc).

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Neto_1989

Tinkerer

Boa tarde Renato Vilela, tudo bem? Espero que esteja bem!

Primeiramente, muito obrigado pela indicação do artigo sobre os "Ranks" das memórias RAM, vou ler mais sobre o assunto, apesar de não entender nada eletrônica ou hardware, e tentar aprender sobre a diferença indicada na dúvida anterior.

Bom, você já me esclareceu vários pontos sobre as frequências máximas dos modelos citados. Contudo ainda ficaram algumas dúvidas que gostaria, se possível, que você me ajudasse para que eu possa empreender esse upgrade em ambas as máquinas.

1-) Aspire E5-571G-760Q: já sabemos que ele suporta até 16Gb de memória RAM e que a mesma pode operar em 1600Mhz. Diante de tua explanação, os 1600Mhz são oriundos da soma de 800Mhz + 800Mhz. Até aqui entendido. Porém uma nova dúvida: fiz uma busca rápida na Internet e encontrei pentes de memória RAM de 8Gb e1600Mhz (DDR3L PC3-12800) a venda. Seguindo sua explanação, ao somar a frequência de ambos os pentes teríamos 3200Mhz. É esse o raciocínio? Entendi equivocadamente a tua explanação? Desculpe-me pela ignorância. Abaixo um print com a tela de CPU e de memórias RAM do modelo em questão (PC3 12800):

2-) Aspire 4745: como explanado por você esse modelo de processador, Intel i3 330M, é capaz de suportar até 8Gb de RAM e com sistema operacional rodando em 64 bits. Então, diante da sua explicação e da informação técnica mostrada, eu posso utilizar os pentes de memória RAM que irei substituir do E5 571G neste Aspire 4745. Bom, olhando para a informação do CPUZ, se tem que os pentes do modelo tratado no tópico anterior são de 800Mhz (DDR3L PC3 12800). Logo, segundo tua explicação e dado técnico apresentado, posso reutilizar os pentes do E5 571G no 4745? Segue a tela de processador e memórias RAM do 4745 (DDR3 PC 10700):

Desculpe-me os textos longos e as dúvidas que surgiram mesmo após tua clara e objetiva explanação. Estou preparando financeiramente para adquirir as memórias RAM e os discos SSD para ambos computadores. Se eu conseguir aproveitar os pentes do E5 571G no 4745 já irei economizar uma grana e não ter que garimpar peças usadas pelos sites de vendas da internet, tendo em vista que o DDR3 PC 10700 é mais antigo e talvez não encontrarei peças novas no mercado nacional.

Acerca da sugestão do modelo SSD: comprar modelo SATA3 de 2,5"? Você indica alguma marca ou produto já anunciado na internet?

Bom, é isso. Desculpe-me, novamente, por alongar a conversa e trazer novas dúvidas.

Gostaria de agradecê-lo de maneira efetiva por toda ajuda dada, dúvida sanada e tempo usado para esclarecimentos.

Muito obrigado!

Atenciosamente.

A.V.L. Neto

• Neto_1989

Tinkerer

Prezado membro visitante, tudo bem? Espero que esteja bem!

Após algumas pesquisas em outros fóruns nacionais e estrangeiros consegui sanar a questão da memória RAM de ambos modelos que citei acima.

Vamos começar pelo E5-571G: conforme o Renato explanou acima, ele suporta até 16Gb operando em 1333Mhz ou 1600Mhz. Assim sendo, como o meu é equipado com uma memória de 1600Mhz temos uma taxa de transferência de dados de 12800Gb/s (por isso a sigla PC 12800 - 8 x 1600). Outro detalhe sobre este modelo de memória é o fato de ser DDR3L: ela opera em 1,35V e também pode operar em 1,5V atendendo o DDR3.

Agora, analisando o Aspire 4745 ele suporta até 8Gb conforme informado pelo Renato e opera em 800Mhz ou 1333Mhz. Por ser um modelo de DDR3 anterior ao DDR3L, esse modelo opera com 1,5V e com uma taxa de transferência de dados da ordem de 10600 Gb/s (8 x 1333). Logo não podemos aplicar este modelo ao DDR3L.

Bom, existem outros diversos fatores relacionados à própria característica da memória RAM, com influência de outros elementos que compõe a placa-mãe (não conheço nada de eletrônica). A única coisa que possa dizer é que a capacidade máxima da memória e alguns parâmetros operacionais dependem de características do processador.

Espero que este post ajude mais pessoas que venham a ter a mesma dúvida.

Atenciosamente,

A.V.L.Neto