Aspire a315-42g POWER-KERNEL constante no windows

AlmeidaMomoko
AlmeidaMomoko Member Posts: 6 New User

Olá, tenho experenciado esse problema toda vez que uso o windows em meu laptop. Fiz Dual-boot com linux (Fedora) e sempre usei os dois S.O. sem maiores problemas. Cerca de dois meses atás, porém, sempre que eu usava o Windows, aleatoriamente meu sistema congelava ou desligava. Sem que eu soubesse qual era o exato problema.

Para contornar isso, comprei um SSD e migrei os sistemas para lá, adicionei mais um pente de memória RAM, troquei a pasta térmica, fiz diversos clean reinstall (do WINDOWS 8 ao WINDOWS 11), cheguei a abrir mão dos arquivos de meu HDD e SSD. Absolutamente nada mudou. Tentei alterar drivers, tentei forçar os drivers antigos (que são oferecidos pela ACER), voltei a BIOS as configurações padrões, alterei Secure Boot tanto na BIOS quanto no WIndows, mas novamente, nada.

Para ser mais objetiva, o erro que ocorre é o power-kernel (41). No tempo em que eu tentava escrever este tópico, o laptop deu este problema 3x, e, para facilitar a compreensão de como isso acontece e situar vocês quanto o problema, vamos a dados mais específicos e históricos:

Meu laptop é um A315-42g, de fábrica com 8gb RAM, 1TB HD, Ryzen 5, Windows 10 Home.

Atualmente ele é um A315-42g, com 16gb RAM, 1TB HD, 256gb SSD, Windows 10 Home + Fedora 36,

Tenho ele há 2 anos e NUNCA apresentou algum tipo de problema no Hardware. Nunca derrubei no chão, sequer sua fonte. Sempre consegui alterar o sistema operacional SEM problemas, desde antes de ter o SSD ou os 16GB, eu usava o Windows apenas para jogar ou para rodar softwares proprietarios (Photoshop e outros produtos da Adobe), sendo o Fedora meu local principal. Por um tempo, testei o Windows 11 e ele se fez bem ruim para meu HD, o que me forçou a retornar para o windows 10. Nessa época, ainda não havia nenhum tipo de freeze, somente lentidão.

Assim, em um spam-time de 2 meses, as coisas começaram a ficar ruim. O windows tinha esses travamentos que resultavam em eu ser obrigada a desligar através do powerbutton, sem a mínima possibilidade de acessar o sistema. As vezes, até mesmo desligando periféricos e a tela. Em resumo:

O congelamento do sistema/desligamento ocorre aleatoriamente.

Não depende de antes ou durante haver algum aplicativo rodando. As vezes, eu posso jogar 3h de GTAV sem o mínimo de problemas. As vezes (como enquanto tentava escrever este tópico), ocorre 3x seguidas.

O erro também não discrimina o plano de energia, não importa se é Alto Desempenho, se estou com o Ryzen Balanced, Equilibrado, ou ainda com um plano próprio feito para minimizar o uso de energia.

Consequentemente, o erro não descrimina se o laptop se encontra ou não na tomada.

Tudo isso me levou a fazer o upgrade das peças para ter maior RAM e um armazenamento mais robusto, na esperança de que isso só fosse o fato do Windows ser de fato um SO que consome mais recursos. Entretanto, nem com o SSD, nem com as memórias, tampouco com pasta térmica, a melhora veio.

Continuo experenciando repetidamente este erro, que, uma vez que ocorre no dia, dificilmente para de se repetir. O que me força a mover tudo para o Fedora, mas de forma extremamente limitada, já que certos jogos (Valorant, Genshin) que dependem de daemons específicos do windows, não são capazes de serem reproduzidos no linux sem o risco de banir a conta do jogador.

Estou meio surtada com isso porquê acabo sendo dependente do Windows para várias coisas, e a ideia de ter que comprar uma placa-mãe nova me deixa extremamente desconfortável, me fazendo inclusive cogitar vender este laptop e adquirir um PC ou algum outro modelo.

Alguns usuários podem me perguntar se eu já fiz mais alterações, então, irei listar tudo o que já fiz e me lembro:

Limpei memória RAM

Inspecionei visualmente a placa-mãe

Fiz a instalação do windows sozinho, sem fazer dual-boot, mas com a BIOS em UEFI (por algum motivo ela não consegue ir para LEGACY)

Fiz alterações de registro para forçar certos serviços do windows a deixar de funcionar (recomendado por usuários do fórum da microsoft)

Alterei drivers, instalei novos (Em específico da AMD e até mesmo da bateria)

Realizei disk e memory checks diversas vezes ( sem problemas at all)

Dada a idade do meu laptop e o fato de que eu não o abro por brincadeira, é pouco provável que o problema seja no hardware (embora o fato de eu testar em tantos aspectos de software e não ter resultados também seja uma bela red-flag). Somado a isso, há o fato de que eu uso o Fedora sem problemas, ao ponto de que o sistema só desliga quando eu quero que desligue, geralmente funcionado non-stop e sem problemas, executando programas que escrevo, alguns jogos que são suportados na plataforma, tudo sem problemas.

Abaixo irei deixar os 3 logs do kernel-power, em ordem de acontecimento:

Nome do Log: System

Fonte:    Microsoft-Windows-Kernel-Power

Data:     21/08/2022 14:24:14

Identificação do Evento:41

Categoria da Tarefa:(63)

Nível:    Nível Crítico

Palavras-chave:(70368744177664),(2)

Usuário:   SISTEMA

Computador:  DESKTOP-T7KEEF7

Descrição:

O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

XML de Evento:

<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">

<System>

<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />

<EventID>41</EventID>

<Version>8</Version>

<Level>1</Level>

<Task>63</Task>

<Opcode>0</Opcode>

<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>

<TimeCreated SystemTime="2022-08-21T17:24:14.4059092Z" />

<EventRecordID>2586</EventRecordID>

<Correlation />

<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />

<Channel>System</Channel>

<Computer>DESKTOP-T7KEEF7</Computer>

<Security UserID="S-1-5-18" />

</System>

<EventData>

<Data Name="BugcheckCode">0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>

<Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>

<Data Name="SleepInProgress">0</Data>

<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>

<Data Name="BootAppStatus">0</Data>

<Data Name="Checkpoint">0</Data>

<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>

<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>

<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>

<Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>

<Data Name="CheckpointStatus">0</Data>

<Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data>

<Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data>

</EventData>

</Event>

Melhor resposta

• AlmeidaMomoko
    Responder ✓

Solução encontrada:

Depois de literalmente semanas, encontrei uma solução que reduz esses erros de kernel para quase zero. Não sei se foi uma amalgama de tudo que fiz anteriormente, mas passei a não deixar o SSD desligar, fazendo que através do "Opções de energia" o disco nunca reduzisse de 100%. Também utilizei o DDU para desinstalar e depois reinstallar os drivers da AMD, somente os drivers sem o osftware adrenalin.

Não houve alteração do desempenho, embora talvez ao longo prazo isso possa realmente se tornar maléfico à conservação do hardware. Agora inclusive, estou usando o Windows e existe uma estabilidade sólida o suficiente para eu por exemplo editar arquivos grandes, sem medo de perde-los aleatoriamente. Entretanto, ainda volta em meia acontece um kernel-power, ainda que tenha sido reduzido muito a frequência.

Essa é a pseudo-solução que encontrei, espero que seja útil para mais alguns desesperades.

Respostas

• AlmeidaMomoko

mais algumas informações do hardware

• AlmeidaMomoko
    Responder ✓

Solução encontrada:

Depois de literalmente semanas, encontrei uma solução que reduz esses erros de kernel para quase zero. Não sei se foi uma amalgama de tudo que fiz anteriormente, mas passei a não deixar o SSD desligar, fazendo que através do "Opções de energia" o disco nunca reduzisse de 100%. Também utilizei o DDU para desinstalar e depois reinstallar os drivers da AMD, somente os drivers sem o osftware adrenalin.

Não houve alteração do desempenho, embora talvez ao longo prazo isso possa realmente se tornar maléfico à conservação do hardware. Agora inclusive, estou usando o Windows e existe uma estabilidade sólida o suficiente para eu por exemplo editar arquivos grandes, sem medo de perde-los aleatoriamente. Entretanto, ainda volta em meia acontece um kernel-power, ainda que tenha sido reduzido muito a frequência.

Essa é a pseudo-solução que encontrei, espero que seja útil para mais alguns desesperades.

• Rubim
    Rubim Member Posts: 1 New User

Infelizmente isso parece ser um problema inerente do produto.

Sofro com os mesmos problemas tanto no Linux como no Windows.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,337 Guru

Olá @Rubim,

Seja bem-vindo! Por gentileza, informe pra gente o modelo do seu laptop, seria o mesmo da descrição do título deste tópico!?

Faça o downlod da ferramenta BlueScreenView para tentarmos analisar os BSOD que estão ocorrendo no seu equipamento. Em seguida, anexe aqui uma imagem com o resultado obtido.