Como faço para mudar sata mode RST para AHCI no Acer 514-54G com a Bios V 1.16?

Rvscz
Rvscz Member Posts: 7

Tinkerer

Observação: Já tentei apertando Ctrl + S na main (ou principal) só aparece Touchpad (i2c) e VMD Controller, mas não aparece opção de mudar SATA MODE

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,330 Guru

Olá @Rvscz,

Seja bem-vindo! Verifique se o BIOS deste Aspire A514-54G está atualizado com a última versão disponível:

https://www.acer.com/br-pt/support?search=Aspire%20A514-54G&filter=global_download&suggest=A514-54G;0

• Olá! Antes de fazer essa alteração, você tem que ativar a inicialização segura no msconfig para evitar problemas de telas azuis. Após ter feito isso, acesse o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e desative o vmd controller.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Rvscz

Tinkerer

Todos ai listado é compatível com Notebook? E os primeiros das listas são últimas versões disponíveis?

• Rvscz

Tinkerer

Ele está desativado. Mesmo assim ainda não apareceu o sata mode

• Rvscz

Tinkerer

Eu instalei bios 1.34, mas infelizmente não deu certo😥

• eGomes

@Rvscz,

Por qual motivo você precisa desabilitar esta função!?

Caso seja para fazer a instalação do Windows 10/11, basta você fazer o download do driver controlador Intel IRST e descompactar o seu conteúdo dentro de uma pasta em uma unidade de armazenamento USB. E durante a instalação do Windows selecionar a opção carregar Driver.

• Quando você desativar o VMD CONTROLLER, os drivers AHCI serão instalados! No entanto, antes de fazer essa alteração, ative a inicialização segura no msconfig do windows:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Rvscz

Tinkerer

Já está desabilitado, mas quando eu entro no dual boot no linux dá esso erro aqui:

• Rvscz

Tinkerer

editado junho 2023

Segue resposta abaixo:

• Rvscz

Tinkerer

• eGomes

Parece que agora esta mensagem de erro é em relação ao Secure Boot, experimente desabilitar o mesmo no setup do BIOS.

• Para desativar o secureboot, é necessário criar uma senha no setsupervisorpassword.

egydiocoelho Trailblazer