AN515-54-58CL: Barulho excessivo dos coolers após a instalação de SSD MVNE
Tinkerer
Senhores, boa noite
Espero que vcs possam me ajudar
Tenho um Nitro 5 AN515-54-58CL a mais ou anos 2 anos e ele já veio de fábrica com um SSD MVNE de 125GB e o funcionamento dos 2 coolers era o esperado, durante jogos aumentava e quando estava executando tarefas simples como navegar na internet era silencioso ficando na casa de uns 2100RPM, pois bem, Hoje resolvi fazer um UPGRADE e coloquei dois SSD's MVME de 1TB cada da Kingston conforme imagens abaixo.
Após instalados, o que prometia ser um grande ganho se provou ser um grande aborrecimento pois a os coolers do notebook começaram a operar a mais de 4000 RPM, mesmo nas tarefas mais simples com navegar na internet, até mesmo antes de iniciar o sistema, na pagina da BIOS os coolers já estão em alta rotação e o barulho fica insuportável.
Fiz uma pesquisa nos foruns e o que eu li é que com dois SSD's um chip da placa mãe ficaria sobrecarregado e esquentaria a mais de 65°C , esse chip seria responsável por prevenir o sobre aquecimento e como a temperatura dele aumenta e ele não tem dissipador de calor, ele consequentemente aumenta a rotação normal dos coolers ( não sei se isso procede)
Eu gostaria de saber se há alguma coisa a ser feita pra corrigir a rotação dos coolers e diminuir o barulho, ou se a solução é msm fazer um dowgrade e remover um dos SSD's o que seria um belo inconveniente, uma vez que o aparelho tem a opção de colocar 2 SSD's mais ao faze-lo vc tem que conviver com um barulho insuportável em tarefas simples.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá, boa noite.
Pelo NitroSense você consegue controlar a rotação das ventoinhas?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
O Nitro Sense praticamente não tem efeito, ele só funciona se for pra aumentar a rotação, agora pra abaixar de 4000rpm nada resolve, a rotação sempre retorna para mais de 4000rpm.
0 -
aqui estão as imagens
1 -
Agradecido pelas imagens! Olhando as temperaturas máximas atingidas pela CPU (muito próximo do limite suportado pelo i5-9300H) podemos concluir o motivo pelo qual os FANs estão operando em alta rotação. O que indica que seu AN515-54 está com problemas no sistema de refrigeração. Faça a desmontagem e providencie a substituição da pasta térmica, e então verifique se a temperatura da CPU se mantém estabilizada.
0 -
Certo.
Deixando somente o novo SSD instalado as ventoinhas se comportam de forma igual ou normal?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
então eGomes, creio que não seja isso, pq essa temperaturas (max) que o programa mostra, são as temperaturas de pico, que eventualmente foram registradas, mais na media não tava passando de 50°C.
0 -
Eu removi um dos SSD de 1TB e deixei só um, ai normalizou as ventoinhas, agora de colocar os dois ao mesmo tempo elas voltam a disparar
0 -
é um saco, pq vc tem dois slots, mais se usar os dois o barulho das ventoinhas fica infernal
0 -
Instalar um dissipador de calor sobre o pch resolverá o problema. O problema é a adaptação que tem que ser feita.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Eu acredito que atualizações posteriores de Bios pode resolver o problema, a questão é ficar de olho nas atualizações do próprio Windows, bem como no site de suporte da Acer.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0