ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Oi pessoal! Estou querendo dar um upgrade no meu notebook e gostaria de saber se há algum problema o ssd que for colocado ser de gen3x4, pois o certo seria de gen3x2.
As tensões de ambos são de 3,3v mais ou menos. Um ssd gen3x4 irá funcionar perfeitamente, com uma velocidade reduzida, se a placa mãe tiver suporte apenas para gen3x2.
Olá,
Neste caso específico, o upgrade não é recomendado! Pois o SSD em questão, utiliza PCIe x4 (4 lanes), sendo que o slot da placa-mãe indica suporte para PCIe x2 (2 lanes) apenas. Ou seja, o slot não possui suporte para alimentar eletricamente os requisitos desta unidade.
Obrigada, é que está realmente difícil achar um desses :( kkkk
As tensões de ambos são de 3,3v mais ou menos. Um ssd gen3x4 irá funcionar perfeitamente, com uma velocidade reduzida, se a placa mãe tiver suporte apenas para gen3x2.
Olá,
Sim, na teoria! Porém na prática…
Como no caso abaixo, onde o usuário relata que teve problemas ao tentar utilizar uma unidade SSD PCIe Gen3.0x4 em um modelo semelhante:
Li a saga toda desse caso kkkkkk, no final ela comprou outro ssd 3x4 e deu tudo certo até onde ela postou.
Mas é complicado mesmo
Sim @AkemyYuuki,
Pois devido a versatilidade do socket M.2 o fabricante da placa-mãe pode optar ou não por interligar o mesmo com a interface PCIe ou SATA disponível no controlador da CPU ou chipset (PCH / FCH). Outras duas possibilidades que devemos levar em conta, é a unidade SSD NVMe em questão utilizar todos os lanes (x4) do PCIe para funcionar e com isso não ser retrocompatível. Ou o firmware UEFI não possuir a implementação o módulo DXE (Driver eXecution Environment) para inicializar o dispositivos NVMe. ⇐ Esse último caso já me aconteceu na prática, e eu literalmente acabei quebrando a cara por ter olhado apenas as especificações do chipset. 😓
O ideal mesmo, seria verificar no diagrama / esquema elétrico da placa-mãe, para termos certeza de que o irá funcionar ou não!