NITRO AN515-57 - upgrade de memoria rodando com apenas 800mhz

MatheusVM
MatheusVM Member Posts: 2 New User

Boa tarde!!

Fiz o upgrade de memoria para 2x de 16gb (HyperX Impact SODIMM - 16GB Module - DDR4 3200MT/s CL20 SODIMM). Mas está rodando com apenas 800mhz, como posso resolver?

Outra questão são os slots, tem 8 slots de memoria disponíveis, sendo que as memorias RAM estão no slot 1 e 5.

Tem alguns reviews dizendo para liberar na BIOS, podem ajudar?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,002 Guru

Olá @MatheusVM,

Seja bem-vindo! O campo "DRAM Frequency" da guia "Memory" no CPU-Z é o parâmetro correto para verificar o clock de operação do(s) módulo(s) de memória. Já o campo "Uncore Frequency", é referente a velocidade do barramento interno de comunicação do controlador de memória integrado (IMC) e demais componentes da CPU.

Seus módulos de memórias RAM estão operando corretamente em DDR4-3200 (1600 MHz) pois estamos falando de transmissão double data rate (1596 x 2 = 3192 MHz, lembrando que estas pequenas variações no clock são normais).

• MatheusVM
    MatheusVM Member Posts: 2 New User

Mas o Uncore Frequency não deveria estar em 3200?

Estou perguntando, pois depois que fiz o upgrade de memoria, o notebook as vezes está desligando.

• Olá! Ele está desligando ou reiniciando? Sobre a questão dos slots, esse modelo possui apenas dois slots para memória ram e não 8 como mostra o cpuz.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,230 Trailblazer

Olá, boa noite.

Abra o Visualizador de Eventos do Windows e verifique se há algum erro gravado no momento em que o notebook reinicia.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes
    editado junho 2023

Execute também o Diagnóstico de Memória do Windows (mdsched.exe), conforme link abaixo:

DICA IMPORTANTE:

• Antes de executar este teste melhore a ventilação do seu laptop, deixando livre as entradas de fluxo de ar. De preferência, deixe alguns centímetros acima da superfície (mesa) caso você não disponha de cooler para laptop. Pois a tendência é o sistema atingir temperaturas elevadas durante a execução do mesmo, por estar operando em "full load".

Caso os testes apresentem algum erro, não perca tempo e solicite a troca e/ou devolução das mesmas.

• eGomes

Mas o Uncore Frequency não deveria estar em 3200?

R: Não necessariamente! Conforme já explicado anteriormente.

Atualmente a ferramenta CPU-Z se encontra na versão 2.06. Talvez o mesmo esteja reconhecendo o número de slots máximos suportados pelo controlador de memória integrado (IMC) do Intel Core i5-1140H ou seja apenas um "bug".