Nitro AN515-44-R5YZ Upgrade até 64GB de RAM (A Fabricante informa até 32GB)

Boa tarde, fiz o upgrade do meu acer nitro pegando uma memória ram do meu pai e rodou com 48GB, estou esperando chegar as duas de 32GB pra colocar os 64

Abaixo dois prints com testes feitos e indicando que ele suporta:

Vi que outros modelos também apresentaram a mesma coisa, segue abaixo dois links de vídeos de upgrade:

Alguém sabe informa o motivo disso?

Atualização da Bios ou algum drive? Mas alguém passou por isso?

Respostas

• Olá! A questão é que o fabricante não testou com 64GB. Eles testaram com apenas 32GB. Mas isso não significa que não suporte maiores capacidades. Eu não acho que seja algo relacionado ao bios.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • matpimenteldesigner
    matpimenteldesigner Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
    editado maio 2023

Mas como tu fabrica um notebook e não sabe informar a capacidade máxima dele lá baseado na placa mãe e outros componentes? Isso que não entendo. Como te vendo um produto sem saber sobre ele? Não sabe capacidade que ele realmente suporta e fora outras coisas. São essas questões que me questiono

• Eu concordo com você. Mas eu acho que é impossível testar com todos os componentes disponíveis no mercado. O meu ph315-52 por exemplo, na guia de serviço diz que suporta no máximo 32GB de ram:

Entretanto, vários usuários conseguiram instalar 64GB de ram.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • matpimenteldesigner

Acho impossível pra alguém como eu que não tem dinheiro pra comprar ou ter acesso a todas as peças do mercado, mas a fabricante do notebook na minha opinião deveria fazer isso. E eles falam que a placa mãe só suporta 32GB, mandei e-mail pro suporte da ACER, e eles me responderam dessa forma, estranho que a placa fala outra coisa. Testaram uma placa e colocaram outra por engano?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,002 Guru

Olá @matpimenteldesigner,

Seu argumento é muito contundente, afinal seu AN515-44-R5YZ é equipado com processador AMD Ryzen 5 4600H, que segundo informações obtidas possui suporte para até 64 GB RAM.

No entanto, se faz necessário levar em consideração também outros fatores, tais como:

• Falta de atualização de BIOS e código AMD/AGESA/SMU antigo;
    • Limitação elétrica devido ao layout do PCB, estabelecido pelo fabricante da placa-mãe;
    • Limitação da capacidade máxima suportada por slot (SO)DIMM e channel do controlador de memória;
    • Módulos de memória soldados diretamente no PCB.
    • Número de slots (SO)DIMM disponíveis na placa-mãe.

• matpimenteldesigner

Sim foi por isso que perguntei pra fabricante o motivo de só informa upgrade 32GB mas eles não sabem responder o porque.

No entanto, se faz necessário levar em consideração também outros fatores, tais como:

• Falta de atualização de BIOS e código AMD/AGESA/SMU antigo; (Acredito que seja o caso)
    • Limitação elétrica devido ao layout do PCB, estabelecido pelo fabricante da placa-mãe; (A placa mãe suporta até 64GB como os prints apresentados e vídeos também).
    • Limitação da capacidade máxima suportada por slot (SO)DIMM e channel do controlador de memória; (Não tem essa limitação pra 32GB)
    • Módulos de memória soldados diretamente no PCB. (Não foi o caso)
    • Número de slots (SO)DIMM disponíveis na placa-mãe. (Pode ser)

O que é esquisito aparecer upgrade de + 32GB, não é uma reclamação, é apenas curiosidade, ja que a propaganda diz outra coisa. Mas se nem a empresa e seu suporte puderam me responder o motivo, de um notebook que eles fabricaram é contestável.

• eGomes

Os AN515-44 sofrem do mesmo mal que a série A515-45(G), devido falta de atualização do microcódigo AMD/AGESA/SMU:

O único que se salva, e ainda assim com ressalvas, são os Aspire 7 A715-42G:

Ou seja, a Acer não faz, por falta de boa vontate! 😠

• matpimenteldesigner

No caso então foi a atualização da Bios que liberou esse upgrade?

• eGomes
    editado junho 2023

Como eu já havia mencionado anteriormente, este é apenas "um" dos motivos que podem influenciar no suporte ou não a módulos com capacidade maior. Só para se ter uma ideia sobre o funcionamento e importância do AMD/AGESA (o que a Acer simplesmente não implementou até hoje nestes modelos):

https://www.adrenaline.com.br/amd/novas-bios-para-placas-amd-corrige-problemas-com-windows-10-e-11/

https://en.wikipedia.org/wiki/AGESA

• matpimenteldesigner

Não sabia, achei interessante, apesar deu não entender tanto assim, mas acredito que teve 2 atualizações pra BIOS da Acer no meu notebook até agora, o meu está com a mais recente, acho que só notei a diferença depois que atualizei ela. Porque a BIOS também pode limitar a placa mãe e a capacidade.