Aspire 5 A515-41G-13U1: upgrade de memória RAM e colocar um SSD

Opções
Mariano_Miranda
Mariano_Miranda Member Posts: 7 New User
editado May 2023 em Laptops

Boa noite pessoal!!! Estou querendo fazer um upgrade de memória RAM e colocar um SSD no meu notebook, ele vem com 1 slot e 8GB de RAM, estou querendo colocar 16GB e saber como melhorar o desempenho já que só chega aos 933,6 mhz de velocidade. Também gostaria de saber se é possível instalar um SSD M2 2280 SATA 3 de 480GB

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,916 Guru
    Responder ✓

Olá,

Você pode instalar um módulo de memória DDR4-2400/DDR4-1866 de até 16 GB. No entanto, em virtude da limitação do controlador de memória integrado do seu processador AMD A12-9720P. A frequência de operação ficará limitado a 1866 MHz. De acordo com o link abaixo indicado, seu Aspire 5 A515-41G-13U1 possui slot M.2:

https://quenotebookcomprar.com.br/notebook-acer-a515-41g-13u1/

Em relação a frequência de 933,6 que você está observando é normal, pois estamos falando de transferência Double Data Rate, ou seja 933 MHz x 2 = 1.866 MHz. 😉

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • eGomes
    Responder ✓

Deve funcionar sem problemas! No link abaixo indicado você poderá encontrar os módulos de memória recomendados pela Crucial:

Em relação a unidade SSD, também deve funcionar, pois ela deve ser M.2 do tipo SATA:

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • eGomes
    Responder ✓

No seu caso o upgrade de CPU não será possível, pois o processador é soldado diretamente na placa-mãe:

Respostas

• eGomes
    editado May 2023

Olá@Mariano_Miranda,

Seja bem-vindo!

Por gentileza, faça o download da ferramenta CPU-Z e anexe aqui imagens das guias: CPU, MoBo, Memory e SPD.

• Mariano_Miranda

Capturas de tela das guias CPU, MainBoard, Memory e SPD

Captura de Tela (9).png Captura de Tela (7).png Captura de Tela (6).png Captura de Tela (5).png
  • eGomes
    Responder ✓

Olá,

Você pode instalar um módulo de memória DDR4-2400/DDR4-1866 de até 16 GB. No entanto, em virtude da limitação do controlador de memória integrado do seu processador AMD A12-9720P. A frequência de operação ficará limitado a 1866 MHz. De acordo com o link abaixo indicado, seu Aspire 5 A515-41G-13U1 possui slot M.2:

https://quenotebookcomprar.com.br/notebook-acer-a515-41g-13u1/

Em relação a frequência de 933,6 que você está observando é normal, pois estamos falando de transferência Double Data Rate, ou seja 933 MHz x 2 = 1.866 MHz. 😉

• Mariano_Miranda

Muito obrigado pela sua resposta!! Quer dizer que eu posso fazer um upgrade com os seguintes produtos:

https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-western-digital-wd-green-wds480g2g0b-480gb-verde/p/MLB14661340

https://www.mercadolivre.com.br/memoria-ram-color-verde-16gb-1-crucial-ct16g4sfd8266/p/MLB11903925

Considera um upgrade bom? Tem alguma recomendação??? Agradeço as suas respostas

• Mariano_Miranda

E se quisesse trocar o processador, qual seria uma boa opção

• eGomes
    Responder ✓

Deve funcionar sem problemas! No link abaixo indicado você poderá encontrar os módulos de memória recomendados pela Crucial:

Em relação a unidade SSD, também deve funcionar, pois ela deve ser M.2 do tipo SATA:

• Mariano_Miranda

E sobre o processador o que você aconselharia? Qual seria uma boa opção para upgrade

• eGomes
    Responder ✓

No seu caso o upgrade de CPU não será possível, pois o processador é soldado diretamente na placa-mãe:

• Mariano_Miranda

Eita!! Tá bom meu mano, muito obrigado pela sua ajuda!

• Mariano_Miranda

E sobre a frequência? A maioria das memórias vêm com no mínimo 2133 MHz, e como você falou anteriormente o meu processador limita a frequência até 1866 MHz, será que isso pode gerar um problema? Já vi em alguns sites de compras muita gente reclamando justamente isso, tela azul, e não conseguem configurar o limite de frequência da memória.

Será que se eu colocar uma memória de 2133 MHz ou mais gera um problema

• eGomes
    editado May 2023

Não deve ser motivo de preocupação, pois as mesmas são compatíveis com frequências de operação inferiores (vide imagens que você anexou anteriormente).